Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Prefeito cadeirante inaugura hoje obra sem equipamentos de acessibilidade

Memorial dos Pioneiros não tem sequer uma rampa de acesso, nem piso tátil

LUCIANA MENOLI/ Redação DS
    
Iniciadas em maio de 2008, as obras do Memorial dos Pioneiros foram feitas em três etapas, com várias interrupções, e terminadas há poucos dias, com um ano de atraso, pois seriam concluídas, inicialmente em 2010. Calcula-se, pela declarações da própria Secretaria de Planejamento do município, que fora gastos mais de R$ 600 mil na obra.
No projeto, um espelho d´água com um ossário no centro (onde restos mortais de pessoas sepultadas no cemitério foram depositados), como também um jardim, ruas circulares, dois monumentos: O Cruzeiro e um Púlpito para orações, além de outras adequações. Porém, nenhuma menção aos equipamentos de acessibilidade, como rampas e piso tátil. E o projeto assim se concluiu.
Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (9), o vereador Zedeca denunciou a situação e apresentou indicação. Segundo ele, uma mulher, que é mãe de um cadeirante lhe abordou num supermercado revoltada com o descaso da prefeitura com os deficientes físicos, com uma obra sendo inaugurada sem sequer uma rampa de acesso. “Fui até o local e verifiquei a veracidade da denúncia e levei até a Câmara, onde debatemos o assuno. Como fará essa inauguração sem que esteja dentro das normas da Lei de Acessibilidade, exigidas para todos os locais públicos? E essa inauguração será hoje”, protesta o vereador, que salienta que vai fazer um requerimento para tomar pé dos reais gastos desta obra, depois de tampo tempo e atraso.
O presidente da Astande, Rodrigo Rodrigues, também se pronunciou surpreso com a obra da prefeitura tangaraense. “É um absurdo. Ficamos muito tristes em saber que algo foi construído desta forma, sem respeitar o direito das pessoas com deficiências físicas. A prefeitura mais uma vez deixa a desejar no cumprimento de suas obrigações e das leis. Queremos respeito, e não é só nas calçadas ou nas vagas para estacionamento, mas sim no dia a dia, com nossa participação e inclusão como pessoas normais. Essa é uma mostra do respeito que a administração municipal nos tem”, observa, em tom de revolta.
Tanto o vereador Zedeca, como o presidente da Astande, perguntaram “como o prefeito vai chegar para inaugurar a obra, sendo ele um cadeirante”. “Será que alguém vai subi-lo na calçada para ele conseguir chegar até o ponto de solenidade da inauguração”, completou Rodrigues.
O Memorial dos Pioneiros será inaugurado hoje, a partir das 19h30, numa solenidade que faz parte da programação do 35º aniversário do município, sem rampas ou piso tátil em nenhuma das extensões da praça, como exige a Lei de Acessibilidade, aprovada em 2000, regulamentada via decreto em 2004 e que obriga as prefeituras, desde 2006, a incluírem em todas as suas obras prédios públicos equipamentos que permitam a acessibilidade a pessoas com mobilidade restrita ou com deficiências físicas, sob pena de não obtenção de verbas federais para seus projetos.

Nenhum comentário: