Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

sexta-feira, 8 de abril de 2011

ARTIGO DE OPINIÃO

Para o Dia do Jornalista, as notícias que gostaríamos de veicular

Luciana Menoli

Choquei-me extremamente com a tragédia ocorrida numa escola do Rio de Janeiro no dia 07 de abril. A morte de crianças é sempre um choque e alvo de matérias jornalísticas que mexem e remexem na dor causada. E, juntos, choramos. Todo o país chora. Isso nos faz um remetimento à barbárie e a repensar em que espécie de 'civilização' vivemos e qual queremos.
Todos os dias, jornais, tevês, sites cheiram sangue e podridão. Se não com mortes estúpidas, causadas por uma simples briga no trânsito, por crianças estupradas ou mortas por seus próprios pais, pelas consequências do tráfico de drogas, que respingam em todos nós, por pessoas morrendo soterradas, em alagamentos, em terremotos, pela corrupção e pela sujeira na política como nossos representantes enxovalhando o nome de municípios e de instituições ou com um louco que, de posse de duas armas e muita munição, dispara contra crianças inocentes. Então, nos enojamos e, mais uma vez, choramos.
Enquanto a imprensa brada por justiça, clama providências, todos parecemos, na verdade, estar 'dando murro em ponta de faca', pois não vemos resultados neste clamor, simplesmente porque se fazem ouvidos moucos; e, justamente aqueles que deveriam ouvir. E não só ouvir a voz da imprensa, mas da população sufocada com tanta injustiça, violência, iniquidade.
Em meio à turbulência do massacre no Rio, olhemos para nosso umbigo. Tangará da Serra... Que cidade é essa, que somente numa quarta-feira, um dia antes do massacre, registrou cinco acidentes de trânsito? Nenhum com gravidade, ainda bem. Que município é esse, que todos o dias temos notícias de tráfico de drogas e vemos essa cena nas portas de nossas casas e vemos os mesmos criminosos que foram presos na semana passada serem libertados e presos nesta semana pelos mesmos crimes? Que lugar é esse, falido pelo poder público, que tem má fama em qualquer lugar onde andemos, pelos dos últimos administradores, um cassado e outro com diversos processos, em vias de cassação? Como podemos conviver com tantas falhas, com tanta violência, com tanta injustiça? Depois, dizem que estamos numa 'civilização'.
Penso que as pessoas envolvidas em crimes jamais tiveram (ou se tiveram se esqueceram) qualquer sinal de bondade nos seus corações. Se um atirador mata mais de um dezena de crianças, quantas matam políticos corruptos, que retiram dinheiro da saúde, da assistência social? E, simplesmente, para colocar em seus bolsos.
Esta semana, estava conversando com colegas de imprensa sobre o período da escravatura. Um deles disse espantado:”Já pensou que barbaridades aconteciam naquela época? Era muita violência!” Minha resposta foi retórica: “E as barbaridades que acontecem hoje?” Pois é, neste massacre a crianças que estudavam, inocentes, tivemos apenas uma mostra deste nosso mundo 'civilizado' e lá, na terra do samba, do Maracanã, da garota de Ipanema, 'protegida e abraçada' pelo Cristo Redentor.
Vivemos num país que muito sofreu nos porões da ditadura e na boca celada que a 'Revolução Militar' nos empurrou goela abaixo. Nos anos 60 e 70, o jornalismo se calou, se não por força de ato institucional, por força de bala, de tortura, de exílio. E, há pouco tempo, o governo Lula tentava aprovar uma lei que em muito se parecia com a censura que sofremos em décadas passadas. Ainda corremos este risco. E a estratégia de desobrigar o diploma para trabalhar na área jornalística? Mera liberdade? Não. Apenas mais um detalhe para facilitar a corrupção de pessoas sem a mínima ética profissional, como vários que se vendem a políticos que estão todos os dias emporcalhando as páginas de jornais (com várias denúncias) Brasil afora.
Bem, 07 de abril foi nosso dia, o Dia do Jornalista. E, diferente do que muita gente pensa (que gostamos de catástrofes e de escândalos para ter pauta para nossas matérias), gostaríamos de noticiar todos os dias que: vidas foram salvas; que os acidentes de trânsito caíram a zero; que crianças são bem cuidadas, têm educação, alimentação, carinho e saúde de qualidade; que temos uma previdência que ampara a todos nos momentos finais da vida ou em uma doença; que o asfalto de ruas, avenidas e rodovias está em ótimo estado; que todos têm alimentos em suas mesas; que o salário mínimo finalmente dá para cumprir tudo que a Constituição Federal reza; que não existem guerras no mundo, nem terremotos, nem tsunamis; que todos são iguais e que não sofrem preconceitos por sua cor, raça, etnia, religião ou orientação sexual; que todas as drogas foram incineradas e que traficantes e usuários estão reabilitados; que a dengue não mais existe no país; que o câncer e a aids tiveram suas vacinas descobertas; que o mundo está a salvo de catástrofes naturais, porque o ser humano está preservando o meio ambiente; que os únicos loucos são os apaixonados e não aqueles que massacram pessoas, crianças, países; e, finalmente, que a paz reinou no mundo e no coração de cada ser humano que forma os bilhões de viventes sobre a Terra. Isso que eu queria ver nas manchetes de amanhã e sempre...

Nossa capital: São 292 anos de muita história para quem é de 'tchapa e cruz' ou não


E muito peixe com maxixe, pixé, pacu assado e manga madura no quintal

LUCIANA MENOLI/ Redação DS

Hoje a capital do Mato Grosso, a verdejante Cuiabá, completa 292 anos. Não é das mais antigas no país, mas sua relevante história e sua cultura ímpar fazem dela uma capital com tons diferenciados. Uma culinária rica, casarões  ruas históricas, siriri, cururu, os rios Coxipó e Cuiabá, o calor, a gente sorridente. São essas as marcas e nossa capital.
Ontem, a comemoração foi na Praça Ipiranga. De acordo com a produtora cultural e organizadora do evento na Ipiranga, Margarete Xavier, o dia 07 de abril é marco oficial do rasqueado cuiabano desde o ano 2000. Essa data foi definida por meio de um projeto de lei proposto pelo então deputado estadual Roberto Nunes, como o dia oficial do rasqueado.
Hoje, mesmo com a preguiça de um feriadão, o comércio funciona na capital.
O feriado do aniversário de Cuiabá será uma boa oportunidade para quem precisa ir às compras. O comércio, tanto de rua quanto em shoppings estará funcionando para atender os consumidores. Nos centros comerciais, as lojas abrem seguindo os horários praticados aos domingos e no centro da cidade a abertura é facultativa.
NO BURACO – Ainda em tom de protesto, mas não menos apaixonado pela cidade, um artista gráfico achou um jeito sarcástico para homenagear a 'cidade verde'. Inspirado no quadro desagradável, o artista plástico Marcão, do Studio 82, usou toda a sua sensibilidade e senso de humor para homenagear Cuiabá, num cenário de abandono e buracos, com um charge.
Com 292 anos Cuiabá, é o retrato do abandono por parte do poder público. Ao longo de algumas décadas, muito pouco se fez para que a capital fosse dotada de estrutura capaz de atender aos seus moradores. Problemas de água, problemas de esgoto, problemas de trânsito, falta de limpeza e conservação. “Não há como tapar o sol com a peneira: a coisa tá muito feia”, ressalta o artista.
Já pensou se a moda pega. Tangará próxima a completar 35 anos de emancipação no próximo dia 13 de maio. Que charge sobre a cidade sairia?
HISTÓRIA - Os primeiros indícios de bandeirantes paulistas na região onde hoje fica a cidade se situam entre 1673 e 1682, quando da passagem de Manoel de Campos Bicudo pela região. Ele fundou o primeiro povoado da região, onde o rio Coxipó deságua no Cuiabá, batizado de São Gonçalo.
Em 1718, chegou ao local, já abandonado, a bandeira do sorocabano Pascoal Moreira Cabral. Em busca de indígenas, Moreira Cabral subiu pelo Coxipó, onde travou uma batalha, perdida, com os índios coxiponés. Com o ocorrido, voltaram e, no caminho, encontraram ouro, deixando, então, a captura de índios para se dedicar ao garimpo.
Em 1719, Pascoal Moreira foi eleito, em uma eleição direta em plena selva, comandante da região de Cuiabá.
Em 8 de abril de 1719, Pascoal assinou a ata da fundação de Cuiabá no local conhecido como Forquilha, às margens do Coxipó, de forma a garantir os direitos pela descoberta à Capitania de São Paulo. A notícia da descoberta se espalhou e a imigração para a região tornou-se intensa.
Em outubro de 1722, índios escravos de Miguel Sutil, também bandeirante sorocabano, descobriram às margens do córrego da Prainha grande quantidade de ouro, maior que a encontrada anteriormente na Forquilha. O afluxo de pessoas tornou-se grande e até a população da Forquilha se mudou para perto desse novo achado. Em 1723, já estava erguida a igreja matriz dedicada ao Senhor Bom Jesus de Cuiabá, onde hoje é a basílica.
Já em 1726, chegou o capitão-general governador da Capitania de São Paulo, Rodrigo César de Menezes, como representante do Reino de Portugal. No 1º de janeiro de 1727, Cuiabá foi elevada à categoria de vila, com o nome de Vila Real do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.
Cuiabá foi elevada à condição de cidade em 17 de setembro de 1818, tornando-se a capital da então província de Mato Grosso em 28 de agosto de 1835 (antes a capital era Vila Bela da Santíssima Trindade). Mas, mesmo a mudança da capital para o município não foi suficiente para impulsionar o desenvolvimento.
A explosão no crescimento deu-se depois da década de 1950, com a transferência da Capital Federal e o programa de povoamento do interior do país. Nas décadas de 1970 e 1980, o município cresceu muito, mas os serviços e a infraestrutura não se expandiram com a mesma rapidez. O agronegócio expandiu-se pelo estado e o município começou a modernizar-se e a industrializar-se. Depois de 1990, a taxa de crescimento populacional diminuiu e o turismo começou a ser visto como fonte de rendimentos. Agora, com a Copa do Pantanal (2014) se aproximando, o sonho do cuiabano é ver a cidade melhorada e ter uma capital que represente toda a riqueza de seu povo e do estado.

POLÍCIA

RONDA POLICIAL

BALISTA
O DS se equivocou na edição de ontem, ao publicar em matéria sobre a Operação Balista, que as duas pessoas presas em Tangará, foram abordadas numa farmácia da Vila Esmeralda. Na verdade, um dos presos é ex-proprietário de uma farmácia no bairro e já teria vendido o comércio há mais de um ano. As duas pessoas foram presas em sua residência, na Vila Alta.
ATAQUE
São 12 mortos no ataque à Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, na Zona Oeste do Rio, nesta quinta-feira (7). As vítimas são 10 meninas e 1 menino, entre 12 e 14 anos, além do atirador.  O número de feridos é de 18. Segundo especialistas, o ataque é sem precedentes em termos de Brasil.
VÍTIMASA maioria das vítimas foi atingida na cabeça e no tórax. Entre os feridos, três já passaram por cirurgia e há outros transferidos para o Instituto Nacional de Traumatologia (Into), Hospital Pedro Ernesto, Hospital de Saracuruna e Hospital da Polícia Militar.
ATIRADORO atirador foi identificado pela polícia como Wellington Menezes de Oliveira, de 23 anos. Segundo a Polícia Militar, ele era ex-aluno da escola. Ele deixou uma carta com indicações de suicídio e de extremismo religioso. Conhecido na escola por ser ex-aluno, ele teria entrado sob alegação de que iria fazer uma palestra. Segundo a polícia ele usou dois revólveres, que chegou a recarregar várias vezes. Quando a polícia chegou, Wellington teria mirado um dos policiais, que lhe atirou na perna. Em seguida, ele se matou com um tiro na cabeça.
SILÊNCIO
A presidente Dilma Rousseff pediu, emocionada, nesta quinta-feira (7), um minuto de silêncio em homenagem às crianças mortas em massacre no Rio de Janeiro. Durante cerimônia em comemoração da formalização de 1 milhão de empreendedores individuais, a presidente afirmou "repudiar" o ato de violência "contra crianças indefesas". Ela chegou a chorar e embargar a voz ao pedir aos presentes "um minuto de silêncio aos brasileirinhos".

PM estoura boca-de-fumo na Araputanga

Foram apreendidos produtos de furto e entorpecentes

LUCIANA MENOLI/Redação DS


Mais uma boca-de-fumo foi estourada pela Polícia Militar na tarde de ontem. Desta vez a localidade do ponto foi a Vila Araputanga, onde houveram vários produtos de furtos apreendidos, além de entorpecentes, o que levou à prisão e flagrante de quatro pessoas.
Na quarta-feira e ontem, ladrões furtaram uma residência no Residencial Dona Júlia. Da casa, na quarta, levaram uma batedeira e um liquidificador. Ontem, furtaram um computador com monitor de LCD. “Passaram dois dias levando coisas da minha casa. Só descobri porque vizinhos me avisaram. Graças a Deus a polícia recuperou minhas coisas”, relatou a vítima dos furtos.
E, foi graças a esses furtos que a PM conseguiu chegar até a boca-de-fumo, pois diversos produtos furtados eram trocados por drogas, segundo o cabo PM Diniz, que chefiou a guarnição nesta operação, que ocorreu por volta das 15.
Na residência que servia de ponto de venda de entorpecentes, na Vila Araputanga, foram encontrados diversos produtos furtados, entre eles, celulares, relógios, câmera fotográficas e webcam, pen drive, pins, além do computador, seu monitor, a batedeira e o liquidificador. Além disso, foram apreendidas 20 'trouxinhas' de substância análoga à pasta-base.
Desta forma, foram presos Idenilson Barbosa Vieira, 31, e Deividison Aparecido de Souza, 23, que vão responder por furto, e Leandro Ferreira Teodoro, 22, e Flávio Moreira Gomes, 36, que respondem por tráfico de entorpecentes e receptação.

Polícia Civil prende mais um do bando que assaltava lanchonetes na Esmeralda

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Na tarde de ontem também, a Polícia Judiciária Civil prendeu Adriano Gomes dos Santos, acusado de ser um dos componentes do bando que vinha fazendo vários assaltos a lanchonetes nos últimos dias na grande Vila Esmeralda.
Neste início de semana, a PJC já havia apreendido três adolescentes de posse de uma garrucha, que teriam praticado diversos roubos. Faltava prender o último integrante que compunha a gangue que aterrorizou a Vila Esmeralda e adjacências.
A investigação levou até Adriano, cujo mandado de prisão preventiva foi expedido e cumprido pelos agentes da Civil.
CASO IRAIL – Ontem Pedro, o cunhado de Wanderley Soares Martins, que matou a golpes de canivete na segunda-feira, Irail de Andrade, na Agrovila 14, depôs no Cisc. De acordo com a PJC, Pedro confirmou a versão de Wanderley e disse que Irail tentou atingi-lo com o tiro, mas que o disparo falhou e ele teria saído em fuga quando viu Wanderley caído no chão, atingido por Irail.
Depois disso, Pedro disse que viu o cunhado se levantar e “ir para cima” de Irail. Ele aguardou o cunhado perto da porteira e os dois empreenderam fuga rumo a Tangará, tendo antes avisado o ocorrido a duas pessoas antes.
O mistério em torno do caso gira em torno das duas armas, de Wanderley e de Irail, dois revólveres calibre 38, que não foram encontrados. Segundo Wanderley, ele teria deixado as armas no local do crime. A polícia alega que não foi a primeira a chegar ao local da ocorrência e que, chegando lá, não havia sinal das armas.

Homem caído à beira de rodovia foi confundido com atropelado

LUCIANA MENOLI/Redação DS

O resgate do Corpo de Bombeiros foi chamado, ontem no meio da tarde, para atender uma ocorrência que julgava-se ser uma atropelamento grave na MT-358, saída para Campo Novo, em frente a uma concessionária de veículos.
Chegando lá, a guarnição se deparou com um homem caído, com algumas escoriações, em provável estado de embriaguez, e desmaiado. Sua bicicleta estava jogada ao lado e ele não respondia ao chamado ou aos estímulos dos socorristas.
O resgate recolheu o rapaz e encaminhou à Unidade Mista de Saúde para averiguar se o tombo não lhe causou maiores danos.

Polícia divulga nomes de líderes do crime organizado

Família Machado é constituída de fazendeiros, que operavam em assalto a banco, roubo de carro e tráfico
Fablício Rodrigues / Mídia News

A Polícia Civil divulgou o nome dos três integrantes da família Machado, presos nesta quarta-feira (6), durante a Operação Balista, da Polícia Federal. São eles: Genildo de Souza Machado, Genivaldo de Souza Machado e Gilmar de Souza Machado, todos agropecuaristas.
Eles são moradores da cidade de Várzea Grande. Os três são irmãos de José Maria Machado, agropecuarista que já cumpriu pena por tráfico.
Genivaldo foi preso em sua residência, um sobradinho localizado num condomínio fechado, no bairro Ipase, em Várzea Grande. Os outros irmãos, foram encontrados em outros bairros da cidade. Os três estão com a prisão preventiva decretada pela 2ª Vara Criminal de Várzea Grande.
Os três irmãos são apontados pela PF como líderes de uma quadrilha que atuava em várias modalidades de crime, incluindo arrombamento de caixas eletrônicos. Dois deles, ocorridos em fevereiro e março, foram praticados pela quadrilha.
A PF não confirmou a participação da quadrilha no arrombamento dos dois caixas do Banco do Brasil instalados na Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), ocorrido ontem de madrugada. “Temos a confirmação de apenas cinco assaltos”, explicou o delegado federal Fernando Salomão, durante entrevista coletiva.
Ele acrescentou que os chefes são sempre os mesmos, mas a chamada “equipe de apoio” é renovada, uma vez que estão na frente da ação criminosa e acabam presos. Sete integrantes do bando já estão atrás das grades e foram ouvidos pela PF.
"Identificamos um grupo, relativamente organizado, que, a partir de três irmãos e sua rede de amizade, começou a praticar crimes, numa série que começou a preocupar", informou o superintendente da PF em Mato Grosso, delegado Valmir Lemos de Oliveira.
Segundo ele, a ação policial desarticulou uma organização criminosa envolvida em esquema de assalto a bancos, roubo de carretas, cargas, além de caixas eletrônicos cujo destino final era arrecadar fundos para o tráfico de drogas.
BOLÍVIA - A Polícia Federal informou que chegou a um dos irmãos após investigações de tráfico de drogas e roubo de caminhões, que eram trocados na Bolívia por entorpecentes.
A família possui propriedades rurais na região de São José de Quatro Marcos (315 km a Oeste de Cuiabá), que ajudariam no apoio aos veículos que passavam pela fronteira entre Mato Grosso e Bolívia.
TRÁFICO E ASSASSINATO - Condenado a quase 50 anos de prisão, o fazendeiro José Maria Machado, irmão dos três fazendeiros presos hoje na Operação Balista, continua cumprindo pena na Penitenciária Central do Estado.
Em 2003, ele foi sentenciado a 12 anos e seis meses, junto com irmão Gilmar, por assassinato de uma pessoa que, até hoje, não foi identificada. A ossada do desconhecido foi encontrada no sítio dos irmãos, na região de Mirassol D'Oeste, em 2000.
Em maio de 2002, José Maria foi condenado a 25 anos de prisão pelo assassinato de Filogônio Pires dos Santos e de sua mulher, Inês Zogal de Oliveira, em janeiro de 1995. O duplo assassinato foi motivado por interesses pessoais e econômicos. O júri entendeu que José Maria mandou matar os sogros Filogônio Pires e Inês Zogal.
O assassinato teria sido cometido por cinco pessoas, entre elas, um cunhado do fazendeiro. Ele responde a outros cinco processos que investigam o assassinato de 12 pessoas. Em 2001, o júri popular absolveu o fazendeiro da acusação de ser mandante do assassinato de um ex-funcionário dele.
Por ocasião da CPI do Narcotráfico, também no ano 2000, ele foi ouvido na condição de traficante que comandava a região de Mirassol D'Oeste e São José dos Quatro Marcos.

Homem preso por aliciar menor com doces, sorvetes e presentes

Gian Franco Baldo/24 Horas News

Um homem preso pela Polícia Militar em Matupá, na terça-feira, dia 5, e encaminhado para a Cadeia Pública de Peixoto de Azevedo. Valdecir Gomes dos Santos, de 35 anos, foi flagrado após ter marcado um encontro com a menor J.F.S de 13 anos, nas imediações da Escola Estadual Antônio Ometto. Segundo familiares da vítima, o indiciado estaria aliciando a jovem através de telefonemas que ocorreram nos últimos meses, nas quais foram ofertados a vítima, doces, sorvetes e até um aparelho celular, diante da promessa de que a mesma viesse a fugir com o homem para o município de Sinop.
Após o receber a denúncia do Conselho Tutelar, a guarnição da Polícia Militar que estava de plantão foi acionada e foi até o local onde estava marcado o encontro e surpreendeu o suspeito que estava em estado de ereção. Valdecir Gomes dos Santos  foi detido e conduzido em flagrante pelos policiais para a Delegacia Municipal em companhia dos conselheiros, que acompanharam toda a ação, prestando assistência à vítima e seus familiares.
Indícios apontam ainda, que mais jovens possam ter sido vítimas do indiciado, devido a grande quantidade de denúncias oferecidas ao Conselho Tutelar que apontam um suspeito com as mesmas características físicas do preso.
As investigações darão continuidade e a Polícia Civil em conjunto com o Conselho Tutelar, irão analisar as demais denúncias para verificar se os fatos possuem algum vínculo com o modus operandi do preso. Valdecir, que é morador de Matupá, foi autuado com base no artigo 218 do Código Penal, e poderá cumprir pena de 2 (dois) a 5 (cinco) anos de reclusão.

ARTIGO DE OPINIÃO

Para o Dia do Jornalista, as notícias que gostaríamos de veicular

Luciana Menoli

Choquei-me extremamente com a tragédia ocorrida numa escola do Rio de Janeiro no dia 07 de abril. A morte de crianças é sempre um choque e alvo de matérias jornalísticas que mexem e remexem na dor causada. E, juntos, choramos. Todo o país chora. Isso nos faz um remetimento à barbárie e a repensar em que espécie de 'civilização' vivemos e qual queremos.
Todos os dias, jornais, tevês, sites cheiram sangue e podridão. Se não com mortes estúpidas, causadas por uma simples briga no trânsito, por crianças estupradas ou mortas por seus próprios pais, pelas consequências do tráfico de drogas, que respingam em todos nós, por pessoas morrendo soterradas, em alagamentos, em terremotos, pela corrupção e pela sujeira na política como nossos representantes enxovalhando o nome de municípios e de instituições ou com um louco que, de posse de duas armas e muita munição, dispara contra crianças inocentes. Então, nos enojamos e, mais uma vez, choramos.
Enquanto a imprensa brada por justiça, clama providências, todos parecemos, na verdade, estar 'dando murro em ponta de faca', pois não vemos resultados neste clamor, simplesmente porque se fazem ouvidos moucos; e, justamente aqueles que deveriam ouvir. E não só ouvir a voz da imprensa, mas da população sufocada com tanta injustiça, violência, iniquidade.
Em meio à turbulência do massacre no Rio, olhemos para nosso umbigo. Tangará da Serra... Que cidade é essa, que somente numa quarta-feira, um dia antes do massacre, registrou cinco acidentes de trânsito? Nenhum com gravidade, ainda bem. Que município é esse, que todos o dias temos notícias de tráfico de drogas e vemos essa cena nas portas de nossas casas e vemos os mesmos criminosos que foram presos na semana passada serem libertados e presos nesta semana pelos mesmos crimes? Que lugar é esse, falido pelo poder público, que tem má fama em qualquer lugar onde andemos, pelos dos últimos administradores, um cassado e outro com diversos processos, em vias de cassação? Como podemos conviver com tantas falhas, com tanta violência, com tanta injustiça? Depois, dizem que estamos numa 'civilização'.
Penso que as pessoas envolvidas em crimes jamais tiveram (ou se tiveram se esqueceram) qualquer sinal de bondade nos seus corações. Se um atirador mata mais de um dezena de crianças, quantas matam políticos corruptos, que retiram dinheiro da saúde, da assistência social? E, simplesmente, para colocar em seus bolsos.
Esta semana, estava conversando com colegas de imprensa sobre o período da escravatura. Um deles disse espantado:”Já pensou que barbaridades aconteciam naquela época? Era muita violência!” Minha resposta foi retórica: “E as barbaridades que acontecem hoje?” Pois é, neste massacre a crianças que estudavam, inocentes, tivemos apenas uma mostra deste nosso mundo 'civilizado' e lá, na terra do samba, do Maracanã, da garota de Ipanema, 'protegida e abraçada' pelo Cristo Redentor.
Vivemos num país que muito sofreu nos porões da ditadura e na boca celada que a 'Revolução Militar' nos empurrou goela abaixo. Nos anos 60 e 70, o jornalismo se calou, se não por força de ato institucional, por força de bala, de tortura, de exílio. E, há pouco tempo, o governo Lula tentava aprovar uma lei que em muito se parecia com a censura que sofremos em décadas passadas. Ainda corremos este risco. E a estratégia de desobrigar o diploma para trabalhar na área jornalística? Mera liberdade? Não. Apenas mais um detalhe para facilitar a corrupção de pessoas sem a mínima ética profissional, como vários que se vendem a políticos que estão todos os dias emporcalhando as páginas de jornais (com várias denúncias) Brasil afora.
Bem, 07 de abril foi nosso dia, o Dia do Jornalista. E, diferente do que muita gente pensa (que gostamos de catástrofes e de escândalos para ter pauta para nossas matérias), gostaríamos de noticiar todos os dias que: vidas foram salvas; que os acidentes de trânsito caíram a zero; que crianças são bem cuidadas, têm educação, alimentação, carinho e saúde de qualidade; que temos uma previdência que ampara a todos nos momentos finais da vida ou em uma doença; que o asfalto de ruas, avenidas e rodovias está em ótimo estado; que todos têm alimentos em suas mesas; que o salário mínimo finalmente dá para cumprir tudo que a Constituição Federal reza; que não existem guerras no mundo, nem terremotos, nem tsunamis; que todos são iguais e que não sofrem preconceitos por sua cor, raça, etnia, religião ou orientação sexual; que todas as drogas foram incineradas e que traficantes e usuários estão reabilitados; que a dengue não mais existe no país; que o câncer e a aids tiveram suas vacinas descobertas; que o mundo está a salvo de catástrofes naturais, porque o ser humano está preservando o meio ambiente; que os únicos loucos são os apaixonados e não aqueles que massacram pessoas, crianças, países; e, finalmente, que a paz reinou no mundo e no coração de cada ser humano que forma os bilhões de viventes sobre a Terra. Isso que eu queria ver nas manchetes de amanhã e sempre...

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Depois de quatro meses de encerrados cursos do ProJovem Trabalhador, fundação ainda não pagou fornecedores

A prestação de contas só foi apresentada à Sics na última sexta-feira

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Com uma dívida de R$ 97.500 com seus fornecedores em Tangará da Serra, representantes da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico (Fundetec) estiveram em reunião com a Assessoria Jurídica da prefeitura e com a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), na última sexta-feira.
A Fundetec foi a responsável pela administração do ProJovem Trabalhador, a partir de meados do ano passado, onde contratou professores, serviços de transporte e alimentação e coordenadoras pedagógicas, além de alugar os prédios onde os cursos eram feitos e providenciar o material didático a alunos e professores.
Há cerca de 20 dias, alguns dos credores da Fundetec entraram com ação civil pública na Promotoria de Justiça de Tangará da Serra, que agora analisa o caso. Segundo eles, mesmo tendo terminado em novembro, até agora a Fundetec não efetuou os pagamentos. “A Fundação se defende dizendo que não foi repassada a última remessa pela Sics”, explica Faraildes Oliveira Ribeiro, que fornecia lanches nos três turnos do projeto e a qual a Fundetec deve ainda mais de R$ 12 mil. Ela foi uma das pessoas que entrou no Ministério Público.
O caso dos lanches, na época do projeto ainda, virou uma novela, pois o fornecedor anterior, por não receber da Fundetec, parou o fornecimento e Faraildes foi contratada às pressas para substituí-lo. E, mesmo assim, ele é um dos que reclama a dívida, pois até hoje ainda não recebeu. Para ele a Fundetec deve mais de R$ 6 mil.
A empresa de ônibus que fazia o transporte dos alunos também não foi paga. Some-se aí mais R$ 37.500 à dívida. Uma escola particular que alugou seu prédio também ainda não recebeu. São mais de R$ 29 mil de aluguel. A marcenaria contratada para o curso de Madeira e Móveis também entra na lista com mais R$ 3.300.
Revoltados, os credores esperaram o término da reunião que aconteceu na prefeitura, na tarde da última sexta-feira. Nesta reunião, de acordo com a secretária de Indústria e Comércio, Maísa Coutinho, foi entregue a prestação de contas pela Fundetec, que deveria ter entregue em janeiro, para que o pagamento pudesse ter sido efetuado. “Ainda firmamos um acordo com a Fundetec onde, logo que o Ministério do Trabalho e Emprego nos repasse o restante do recurso, pagaremos diretamente aos profissionais e empresas que prestaram serviço para a Fundação”, afirmou a secretária. Segundo ela ainda, o MTE fará um repasse de R$ 130.900. Destes, R$ 97.500 serão entregues aos credores e o restante será repassado à Fundação. “Estamos analisando a prestação de contas para ver se a documentação está correta e completa. Devemos enviar, se estiver, ainda nesta quarta-feira para o Ministério, em Brasília. Depois disso, serão cerca de 15 dias para que o Ministério faça o repasse final e, finalmente, poderemos pagar esses profissionais”, assegurou Coutinho.
Além dos casos citados acima, a Fundetec ainda ficou devendo a um professor e às  duas coordenadoras pedagógicas, segundo relatório da Sics.
PARALISAÇÃO -  Na época do curso ainda, no início de novembro, os professores tangaraenses que prestavam serviços à Fundetec no ProJovem Trabalhador permaneceram paralisados por cerca de uma semana, por atrasos em salários. A fundação, na época, alegava também o atraso nos repasses do MTE, porém, jamais explicou aos professores que seus salários não seriam mensais e sim vinculados aos repasses do Ministério. Os profissionais só voltaram às atividades depois que o presidente da Fundação, Ivo da Silva, assinou um TAC, comprometendo-se ao pagamento imediato, mediante o retorno às aulas.
Dois professores deixaram de lecionar em definitivo pelos constantes atrasos, bem como o primeiro fornecedor de lanches parou de prestar o serviço. No final do curso ainda, a empresa de ônibus que fazia o transporte dos estudantes também paralisou em definitivo suas atividades. Os professores que restaram receberam o restante de seus salários apenas em dezembro. A Fundação ainda atrasou na entrega dos diplomas aos alunos, fazendo isso apenas em fevereiro, via Sine e não numa solenidade, como haviam se comprometido.
PROJOVEM TRABALHADOR – Tendo formado quase 500 alunos em sete cursos profissionalizantes no ano de 2010, segundo Coutinho, neste ano o ProJovem Trabalhador deverá abraçar mais 800 jovens em diversos cursos. Ela afirma que só últimos detalhes devem ser resolvidos em maio e, em junho, a coleta de documentação para a licitação da nova empresa administradora do programa em Tangará deve ser feita. Os cursos devem começar em agosto, tendo duração de três meses.

Unemat: Campus de Tangará espera regularização de área para compra

O valor gira em torno dos R$ 2 milhões

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Com vidraças quebradas, telhado comprometido e necessitando de uma vasta reforma nas construções e arredores, a área que servia ao antigo Campestre Country Clube é hoje alugada pela Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat). O terreno serve como área de pesquisa para os cursos de Biologia e Agronomia do campus de Tangará da Serra, bem como o entorno da piscina e o salão, para festas dos estudantes e recepções.
Exemplos de eventos são as colações de grau e o almoço e mostra empresarial do segmento de fruticultura em seu 1º Seminário, ocorrido há cerca de 10 dias, no salão, e a festa dos calouros, na piscina. Com infraestrutura comprometida, a área recebe alguns reparos todas as vezes em que a Unemat necessita de um espeço para eventos específicos.
De acordo com o coordenador do campus da Unemat de Tangará da Serra, Sérgio Baldinotti, reformas mais definitivas somente devem ser feitas após a aquisição da área pelo governo do estado. “o governo não pode investir numa área que não lhe pertence, não compensaria”, ressalta Baldinotti, explicando que há muito tempo há uma proposta de aquisição da área, não só da que compreende as estruturas do Campestre, como também da área nos fundos do prédio da Unemat, que é utilizada pelo curso de Agronomia em diversos experimentos.
Ele informa que a proposta original é de R$ 2 milhões, onde  estrutura do Campestre estaria em cerca de R$ 1, 3 milhão e a dos experimentos, cerca de R$ 700 mil. “Temos muito interesse pela área. O processo já está na Sinfra do estado e o governo espera apenas que os proprietários regularizem toda a documentação para que a aquisição seja feita, pois o processo será via Caixa Econômica e a CEF exige todo um trâmite burocrático, com documentação completa”, explica o coordenador, complementando que um dos maiores interesses da Unemat diz respeito à represa, que irriga os experimentos e que permite estudos de espécies vegetais nativas e cultivares para Biologia e Agronomia.
“Além do salão, da área da piscina, do banheiro, que devem receber uma boa reforma, naquela área temos o ‘hotel’ do campus, em que ficam professores e alunos de outros campi e que vêm para o de Tangará para fazer pesquisas específicas”, diz Baldinotti, na esperança que tudo seja regularizado o mais breve possível para que o campus ganhe esta importante área de pesquisa e possa dar aos alunos novas possibilidades na área acadêmica e em lazer.

POLÍCIA

BRASNORTE IA Polícia Militar de Brasnorte (579 km a noroeste de Cuiabá) registrou 2 homicídios no mesmo dia. Por volta das 9h de terça-feira, Sebastião Fernandes de Carvalho, 59, foi encontrado morto dentro do carro em uma estrada conhecida como " Perobal". Segundo a PM, a vítima foi atingida por 2 tiros, 1 na cabeça e outro no queixo. A Polícia ainda não tem suspeitos.
BRASNORTE IIO outro homicídio foi registrado por volta do mesmo horário. De acordo com a PM, Maria José Pereira Rezes (idade não informada), foi encontrada morta, em seu sítio, na Gleba Tibagi. Pelo menos 2 tiros de arma de fogo foram disparados contra ela. Um atingiu a boca e o outro o ombro direito. O marido da vítima é o principal suspeito.
ELETROCUTADO
Um acidente de trabalho na área rural do município de Colíder (650 km ao norte de Cuiabá) matou Elpídio Ferreira de Souza, 47. O trabalhador se preparava para realizar reparos em cima do telhado de uma casa localizada no viveiro de mudas da fazenda Tratex. Por cima do telhado passava um fio de alta tensão, onde Elpídio teria tocado e recebido uma descarga elétrica de 8 mil volts.
JUSCIMEIRAUma arma de fogo foi apreendida em Juscimeira (157 km ao sul de Cuiabá), pela Polícia Civi). Alexandro Felipe Rodrigues Barbosa, 18, proprietário da arma, já possui várias passagens pela Polícia e está foragido. Alexandro e um menor J.W.M.S, 17 anos, já vinham sendo investigados pela Polícia Civil, após um casal registrar um boletim de ocorrência contra os 2 suspeitos pelos crimes de ameaça e perturbação do sossego.
22
Em diligências, a equipe se deslocou até a casa de Alexandro e encontrou dentro de uma mala uma arma curta de calibre 22. Os policiais acreditam que a arma tenha sido usada pelos acusados, no momento em que ameaçaram as vítimas. Em buscas pelos jovens, somente o menor foi localizado e encaminhado à delegacia da cidade.  Alexandro, que encontra-se foragido, será indiciado pelo crime de posse irregular de arma de fogo e ainda deverá responder por ameaça e perturbação.
NA ESCOLA
Um adolescente foi esfaqueado dentro da Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Bitar, no centro de Belém (PA), nesta quarta-feira. O crime teria acontecido durante uma briga. Três estudantes estariam espancando um quarto aluno, que reagiu ferindo um dos agressores com um canivete nas costas. O colégio está fechado. De acordo com a Polícia Civil, o crime aconteceu por volta das 10h, no corredor da escola.
LEGÍTIMA DEFESA Na delegacia, Lucas Oliveira Neves, 18 anos, disse que esfaqueou o colega em legítima defesa. "Ele disse que os outros o estavam espancando e que sacou o canivete para se defender", contou o delegado Carlos Alberto Antunes, que investiga o caso. Os outros dois alunos que estariam envolvidos no caso não foram encontrados. "Estamos fazendo buscas para ouvir a versão deles e saber se foi isso mesmo que aconteceu", explicou o delegado. Enquanto isso, Lucas foi liberado.

PF: Braço da Operação Balista alcança Tangará da Serra

PF prende família que comandava crime organizado; grupo tinha apoio de PMs, que faziam segurança e davam informações privilegiadas

Redação DS/Assessoria PF

Ontem, pela manhã, a Polícia Federal efetuou algumas prisões e conduções para averiguação em Tangará da Serra. Duas prisões foram efetuadas por volta das 6h em uma farmácia na Vila Esmeralda. Essas prisões fazem parte da Operação Balista, deflagrada ontem pela Polícia Federal com a finalidade de desarticular uma organização criminosa envolvida em um esquema de assalto a bancos, roubo a caixas eletrônicos e roubo de caminhões e cargas, dentre outros ilícitos, com o objetivo final de arrecadar fundos para o tráfico de drogas.
Agentes da PF foram vistos em Tangará durante todo o dia, mas não houve esclarecimento se seriam para averiguações dentro da Operação Balista ou da  Déjà vu 2, onde consta a abordagem a uma pessoa no estacionamento Câmara de Vereadores, que foi levada para averiguações pela PF, porém, menos de uma hora depois, a pessoa foi liberada, por se tratar de um engano.
BALISTA - O inquérito policial foi instaurado em 25 de outubro de 2011, a partir da reunião de informações dando conta de que o núcleo da organização criminosa seria formado por membros de uma família de Várzea Grande, a Miranda, da qual os três irmãos foram presos. O grupo, supostamente, era responsável por orquestrar, comandar e fornecer meios para a prática de diversas ações criminosas ocorridas no estado do Mato Grosso.
Com o desenvolvimento das investigações, foi possível comprovar o envolvimento da família e também de outros investigados na prática de diversos delitos, demonstrando a variedade de objeto na atuação do grupo. Ao todo, foram catalogados ao menos 14 episódios criminosos distintos, dos quais, a organização foi responsável.
Durante as investigações, foi constatado que dois policiais militares atuaram como integrantes da organização, especificamente como responsáveis pela segurança do grupo, durante as ações criminosas. Eles também repassavam informações privilegiadas acerca do policiamento ostensivo nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, enquanto ocorriam os roubos.
As provas coletadas, durante os trabalhos investigativos, fundamentaram representação policial, tendo sido expedidos pelo Juízo da 2ª Vara Criminal de Várzea Grande, 15 mandados de prisão preventiva, quatro mandados de condução coercitiva e 18 mandados de busca e apreensão, para cumprimento nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Porto Espiridião, Tangará da Serra e Tatuí (SP).
Além disso, outros sete investigados que já se encontravam presos deverão ser ouvidos pelos Delegados Federais. Os soldados da Polícia Militar Elson Luiz da Silva Moraes, 30 anos, e Everton Nobres da Silva, 29 anos, presos na manhã desta quarta-feira  durante a Operação Balista, faziam uma espécie de ‘segurança’ durante ações da quadrilha. Os dois eram lotados no 4º Batalhão da Polícia Militar, em Várzea Grande.
Quase a totalidade dos suspeitos já possuía antecedentes criminais e, agora, deverão responder pela prática dos crimes de quadrilha ou bando, roubo qualificado, furto qualificado, receptação, porte e fornecimento ilegal de arma de fogo, tráfico e associação para o tráfico de drogas, dentre outros crimes.
Em relação aos policiais militares envolvidos, a deflagração da operação contou com o apoio da Corregedoria da Polícia Militar, entidade com a qual as provas obtidas durante a investigação deverão ser compartilhadas.
O material apreendido durante a operação será analisado pela Polícia Federal e anexado ao inquérito policial, o qual deverá ser concluído no prazo de cinco a dez dias.
CRIMES SUPOSTAMENTE COMETIDOS PELO GRUPO:
- Furto na Clínica Odontológica Denteclin, em Várzea Grande: Furto qualificado ocorrido em 03/02/2011, que contou com a participação de ex-funcionária do estabelecimento, responsável por fornecer informações privilegiadas aos criminosos que executaram a ação;
- Apreensão de medicamentos sujeitos a controle especial: Prisão em flagrante delito por tráfico de drogas de dois investigados, os quais transportavam uma carga avaliada em R$ 473.134,11, apreendida pela Polícia Federal em 07/02/2011, em Várzea Grande, contendo milhares de medicamentos oriundos de roubos e furtos diversos, ocorridos em vários estados da Federação, sujeitos a controle especial da ANVISA e que seriam distribuídos no interior do estado do Mato Grosso;
- Assalto ao posto de combustível Gaivota, em Várzea Grande: Roubo ocorrido em 16/02/2011, em que os investigados renderam o vigilante do local mediante ameaça de uso de arma de fogo, arrombaram as instalações e subtraíram dinheiro e outros objetos;
- Roubo no caixa eletrônico instalado no supermercado Comper, em Várzea Grande: Roubo ocorrido em 24/02/2011, após a rendição do vigia do estabelecimento mediante ameaça de uso de arma de fogo, ocasião em que os investigados abriram com maçaricos um terminal de autoatendimento de instituição bancária existente no local e subtraíram seu conteúdo;
- Roubo ao caixa eletrônico instalado no Edifício Milão - em Cuiabá: Roubo ocorrido em 15/03/2011, ocasião em que os investigados renderam o vigilante do local, abriram com maçaricos um terminal de autoatendimento de instituição bancária existente no local e subtraíram seu conteúdo. Neste episódio três investigados foram presos logo após a execução do roubo;
- Fornecimento de armas para prática de delitos: Prisão em flagrante de quatro investigados por porte ilegal de arma de fogo, logo antes de uma ação criminosa que pretendiam realizar em 28/12/2010;
- Sequestro de motorista e roubo de caminhão: Apreensão de caminhão roubado em 18/03/2011, na Rodovia dos Imigrantes, em Várzea Grande/MT, após a rendição e sequestro do motorista, mediante ameaça de uso de arma de fogo;
A ação foi batizada como Operação Balista, em alusão à arma de guerra do período medieval, que atirava dardos para diversas direções contra os inimigos, fazendo-se referência à variedade de objeto na atuação do grupo investigado, que atuava em diversas frentes criminosas na prática de ilícitos contra a sociedade.
ANDAMENTO DA OPERAÇÃO BALISTA - 15 mandados de prisão preventiva, sendo 14 cumpridos; 04 mandados de condução coercitiva, sendo 03 cumpridos; 18 mandados de busca e apreensão, todos cumpridos.
Os materiais apreendidos estão sendo cadastrados, mas já temos as seguintes informações: na casa de um policial militar foram apreendidos: 01 tablete de substância com aspecto de pasta base ou maconha prensada com cerca de 1 quilo; 01 revólver calibre 38; 14 munições 38 e 01 munição calibre .40; um saco plástico com substância aparentando ser crack e R$ 8.000,00 em espécie.
TOTAL DE APREENSÕES - 03 veículos; 02 motos; U$ 15.000,00; R$ 12.000,00; 02 armas; munições (calibres permitidos e restritos); aproximadamente 3,5 quilos de entorpecentes (maconha, cocaína e crack).(Com informações da PF-MT)

Acusado de homicídio se apresenta no Cisc

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Na manhã de ontem, às 9h40, se apresentou no Cisc, Wanderley Soares Martins, 47, responsável pela morte de Irail de Andrade, 42, na última segunda-feira e cujo corpo foi encontrado por familiares na manhã da terça-feira em sua propriedade na Agrovila 14 do Assentamento Antônio Conselheiro.
De acordo com o delegado que conduz o inquérito, Dr. Márcio Moreno, Wanderley disse que eles discutiram e que Irail teria atirado em sua direção acertando-lhe no rosto, na altura do queixo. Os dois estariam armados e, segundo, Wanderley, ele teria disparado duas vezes contra Irail, porém, os disparos não haviam atingido. Foi quando eles, mais uma vez, entraram em luta corporal e Wanderley desferiu vários golpes de canivete na vítima, levando-o à morte.
Segundo o autor do homicídio, seu cunhado, conhecido por Pedro, apenas teria ido com Irail até a propriedade para que eles demarcassem o local do trabalho que havia sido feito. “Em nenhum momento ele cita o cunhado como tendo participado do crime”, ressaltou o delegado, informando que Pedro deve se apresentar ainda esta manhã para prestar esclarecimentos.
Conforme Wanderley ainda, a confusão que resultou na morte do agricultor ocorreu por volta das 8h da segunda-feira, logo depois que chegaram à propriedade.
Dr. Márcio Moreno explicou à reportagem do DS, que ainda não há como dizer se algum disparo feito por Wanderley atingiu Irail e que só poderá definir mais detalhes sobre a morte, após o laudo do IML e de investigações que estão em andamento.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

POLÍCIA

RONDA POLICIAL

ACIDENTES
Alguns acidentes ocorreram na tarde de ontem em Tangará, que tem em seu trânsito um grande problema. As duas motos recolhidas pelo guincho são protagonistas de um acidente na rua 5, onde as duas se chocaram. Na rotatória da Av. Brasil com a Tancredo Neves, uma caminhoneta e um caminhão também bateram.
CARVÃO
Na noite de domingo (03), durante uma operação realizada pela Polícia Militar Ambiental na estrada que dá acesso à cidade de Lambari d’Oeste foi apreendida uma carga irregular de carvão vegetal. O produto estava sendo transportado por Waldir Penha, motorista de um caminhão Mercedes-Benz 1313, ano 1978 de cor vermelha, placa JYF 4123, com 548 sacos de carvão vegetal de 14 kg cada e não possuía durante averiguação dos policiais autorização para transporte do subproduto vegetal (GF expedida pela Sema e nota fiscal).
CRIME AMBIENTAL
Além de Waldir, outras pessoas vêm praticando esse ato ilícito, tentando burlar a fiscalização ambiental, principalmente no período noturno, onde geralmente fazem o deslocamento da carga. O motorista foi autuado por crime ambiental segundo a Lei Federal  9605/98 c/c Dec. Federal 6514 sem lesões corporais, sendo conduzido juntamente com a carga para  DEPOL de Barra do Bugres, onde serão tomadas as providências cabíveis.
SETE
Sete integrantes de uma quadrilha de roubo de veículos foram presos na manhã desta terça-feira (05) pela Polícia Judiciária Civil. Apenas dois do bando são maiores de idade. Um Fiat Strada vermelho e um Fox preto roubados foram recuperados na ação policial.
IRMÃOS
A prisão dos irmãos Alessandro da Silva Curity, 26, e Max Sanderson da Silva Curity, aconteceu no posto Locatelly, na BR 364, e a apreensão dos cinco adolescentes, todos na faixa de 17, 16 e 13 anos, sendo uma adolescente de 16 anos, no estacionamento do supermercado Atacadão, do Coxipó.
AÇÃO
De acordo com os investigadores, o bando de “Adrianinho” rouba tanto veículos quanto residências. Num único dia, a quadrilha tomou de assalto dois veículos, sendo uma caminhonete S-10 e uma picape Strada vermelha. Os veículos foram roubados na segunda-feira (04).

Homem é assassinado na Agrovila 14 com sete facadas

A suspeita é de que a confusão, que resultou em sua morte, tenha ocorrido na segunda-feira

LUCIANA MENOLI/Redação DS


Irail de Andrade, 42 anos, foi encontrado morto, na manhã de ontem, em um carreador dentro da sua propriedade, na Agrovila 14, no Assentamento Antônio Conselheiro. Irail residia no Jardim Europa e era conhecido como 'Irail Leiteiro', pois fazia a entrega do produto na cidade. Ele estava desaparecido desde a manhã da segunda-feira, quando o cunhado do suspeito de tê-lo assassinado foi buscá-lo em sua casa, segundo familiares.
De acordo com as informações da família ainda, Irail fora fazer um acerto de um serviço que havia sido empreitado, o gradeamento de sua propriedade no Assentamento, onde a medição teria gerado controvérsias. Ele foi encontrado por familiares e seu corpo estava recoberto por lama, devido às fortes chuvas que caíram no local na noite anterior.
De acordo com o chefe de operações da Polícia Civil, Jucemilson Nazário, haviam cerca de seis ou sete perfurações de arma branca no corpo do agricultor, que atingiram principalmente o tórax.
Segundo o Serviço Reservado da PM, a confusão teria ocorrido porque  o serviço de gradeamento teria sido feito há cerca de cinco meses e a vítima não teria acertado ainda o pagamento com o suspeito, porém, não há comprovação de que houve um homicídio intencional ou se teria sido legítima defesa.
O advogado dos suspeitos declarou à reportagem do DS, que eles devem se apresentar ainda hoje, pois o possível autor das perfurações estaria com um tiro, disparado por Irail, que havia perfurado a região do queixo. “Ele se defendeu com um canivete apenas”, declarou o Dr. Carlos Campos, informando que um segundo tiro teria falhado e que seu cliente, assustado, fugiu do local e nem sabia se a vítima tinha ou não morrido. Ele disse ainda, que Irail ligou para seu cliente marcando para acertar as pendências e que irá pedir a averiguação dessas ligações para comprovar sua tese.
No local do crime, havia sinais de uma possível luta corporal. Irail, que era muito conhecido na Agrovila 14, deixa esposa e três filhos. Seu corpo foi enviado ao IML para estabelecer a quantia exata de perfurações e a hora e data exatas de sua morte. O crime deve começar a ser esclarecido depois da apresentação do suposto autor e de seu cunhado, que teria apanhado Irail em sua casa, que será ainda agora de manhã, segundo o advogado dos suspeitos.

Três menores são conduzidos ao Cisc por assalto; uma arma de fabricação caseira foi apreendida

A Polícia Civil vem investigando a alta incidência de assaltos em Tangará nos últimos dias

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Há uma alta incidência de roubos e furtos em Tangará da Serra nesses primeiros meses do ano e a Polícia Civil vem investigando os diversos casos com o objetivo de encontrar os autores ou quadrilhas responsáveis pelos delitos.
Na tarde de ontem, três menores, com faixa etária entre 15 e 17 anos, foram conduzidos ao Cisc, suspeitos de terem cometido diversos assaltos em lanchonetes de vários bairros nas últimas noites. A  PJC informou que as investigações seguem, pois existem mais membros a serem averiguados.
Os menores estavam de posse de uma arma artesanal, tipo garrucha, mas outras armas teriam sido enviadas pelo bando para a capital.
No último final de semana, começando já na madrugada da sexta-feira, um homem foi baleado na boca em um bar. O motivo seria sua resistência em passar o dinheiro de seu FGTS aos autores do disparo. Na madrugada do sábado, mais uma tentativa de roubo e a vítima ficou bastante machucada, sendo atingida por várias pauladas.
Segundo a PJC não há relação entre esses dois casos e os menores recolhidos para a averiguação nesta terça-feira. “Não há ainda uma linha de ligação entre os diversos crimes contra o patrimônio que têm ocorrido. Já cumprimos vários mandados de prisão e outros serão cumpridos, mas até agora não vimos ligação e também não há uma ligação comprovada com o tráfico, mas vamos prosseguir investigando”, salientou o delegado, Dr. Edmar Faria Filho.
TRÁFICO  - Ainda, na noite da segunda-feira, por volta das 23h, foi detido Josias Silva da Rocha, 28, acusado de tráfico de entorpecentes. A guarnição da PM chegou até Josias através de denúncia pelo 190, onde ele estaria comercializando drogas nas proximidades do Terminal Rodoviário. A PM encontro quatro pedras de substância semelhante à pasta-base de cocaína, o que daria cerca de 15 'trouxinhas' depois de beneficiadas, segundo BO. Além da droga, foi apreendida com Josias a quantia de R$ 515 em dinheiro e uma máquina fotográfica.

Grave acidente com ônibus deixa 6 crianças feridas

Uma das vítimas do acidente sofreu fratura exposta; prefeito já foi condenado por problemas no setor

JNMT

Um acidente deixou pelo menos 6 crianças feridas na manhã de segunda-feira (04) no distrito de Mundo Novo, a 100 quilômetros de Brasnorte. Um ônibus de transportes escolar bateu com um caminhão, placas NJU-8578, da Viação Juína.
Três crianças ficaram gravemente feridas e serão levadas para a capital. Segundo informações, o ônibus não apresentaria boas condições para o transporte de alunos. Um adulto envolvido no acidente sofreu fratura exposta em uma das pernas.
Justamente por conta de questões envolvendo o transporte escolar, o prefeito de Brasnorte, Mauro Rui Heisler (PR), já foi condenado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) a restituir, com recursos próprios, quase R$ 2 milhões aos cofres públicos. Ele havia sido condenado em 2009 e ingressou com recurso.
O processo foi motivado pela denúncia formulada em 2008 pelo vereador Gilberto Marcelo Bazzan (PSDB), o Betinho, que suspeitou do processo licitatório para aquisição de ônibus escolar.
"Ele estava pagando R$ 2,2 milhões em algo que não deveria custar mais do que R$ 800 mil, então resolvi denunciar", explica. Mesmo diante do recurso, o autor da denúncia disse que estava confiante quanto à condenação.

Assalto com refém envolve prefeito e mais de 40 PMs

Gazeta Digital 

O assalto em uma residência na manhã desta terça (05), no bairro Costa Verde, em Várzea Grande mobilizou mais de 40 policiais militares comandados pelos coronéis do Comando Regional II, Pery Taborelli e coronel Santos do 4ºBPM, que estavam distribuídos em 10 viaturas para solucionar o caso. O assalto ocorreu na casa de um funcionário da prefeitura que atende na Unidade de Saúde da Família (PSF) do bairro 24 de Dezembro, e também é dono de uma farmácia no bairro onde mora. Ele e a esposa ficaram reféns dos bandidos por cerca de 2 horas.
O prefeito de Várzea Grande, João Madureira, esteve no local para acompanhar a negociação. Dois bandidos armados invadiram a residência a procura de um cofre. A esposa do funcionário foi liberada primeiro, após passar mal. Ela foi atendida pelo Samu. Após negociação Alex Pedro da Silva, 20, e Fausto Xavier Figueiredo, 21, acabaram se entregando e libertando o dono da casa.
Os dois assaltantes já tinham passagem pela polícia, Fausto havia saído da cadeia há um mês e Alex tinha passagem por crime de homicídio. Eles foram encaminhados para a delegacia e vão responder por crime de cárcere privado.

RONDA POLICIAL

TENTATIVA
Neste domingo (3), por volta de 20h30, na Vila Mariana, em Rondonópolis, uma mulher de 45 anos foi vítima de tentativa de homicídio. Iranete Rodrigues de Souza estava em uma lanchonete acompanhada de outra pessoa, a qual fugiu com o suspeito não identificado. Segundo o boletim de ocorrência, um homem aproximou-se da mesa onde Iranete estava, sacou a arma de fogo e atirou várias vezes.
DOIS TIROS
Dois tiros atingiram a vítima, que foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhada ao Hospital Regional. A pessoa com que Iranete estava sentada fugiu no mesmo veículo do suspeito, uma camionete Ford F4000. Uma segunda pessoa, que estava sentada em uma mesa próxima, também foi atingida com um tiro na perna. As duas vítimas afirmaram à Polícia que não conhecem o suspeito.
FOGO 'AMIGO'
O soldado da Polícia Militar Zibberman matou a tiros por volta da 0 hora deste domingo (3) o também PM Firmínio Duarte, 40 anos. O crime aconteceu no bairro Coophema em Cuiabá e eles teriam iniciado uma discussão por causa da ex-namorada do policial morto. Duarte estaria ameaçando a ex-namorada e, por isso, ela pediu ajuda para Zibberman, que acionou uma viatura da polícia militar. A guarnição iria conduzi-lo junto com a moça a uma delegacia onde iriam registrar boletim de ocorrência. No percurso para a delegacia Duarte abordou a viatura e os policiais desceram para tentar conversar. Eles iniciaram uma discussão e Zibberman efetuou dois disparos contra a vítima que acabou falecendo no local.
COPO SUJO
A região do copo sujo em Barra do Garças, 509 km de Cuiabá, foi fechada numa ação conjunta do Ministério Público do estado, Vigilância Sanitária e Fiscalização da prefeitura, sexta-feira (1). Foram fechados bares e um hotel que funcionavam num quarteirão próximo a antiga rodoviária da cidade, numa decisão do GGI, com iniciativa do MPE.
CAPITALTrês homens foram assassinados no final da noite desse domingo (3), em Cuiabá. Marcelo Marcos da Silva, 32 anos, foi morto pelo próprio irmão, Josemar Junior da Silva, 24 anos, que foi preso em flagrante na manhã da segunda-feira (4). No Jardim Eldorado ,dois homens foram executados depois de passarem a tarde bebendo em um bar da região. João Silva de Oliveira, 22 anos, foi morto a tiros e a segunda vítima, não identificada, foi assassinada a pauladas.
REBITES NA 158
Três caminhoneiros foram presos neste final de semana por posse de 'rebites', droga proibida muito utilizada por alguns caminhoneiros para se manterem acordados. Pedro Agnelo Gonçalves, 42, foi preso pela posse de 12 comprimidos de anfetaminas (rebites). O flagrante foi em Barra do Garças, no km 789 da BR-158, às 13h40 de domingo (3). No mesmo local, na sexta-feira (1), às 9h, foram presos John Rodrigues Felício Marques, 25, por direção perigosa e pela posse de 43 rebites, e João Rodrigues dos Santos, 32, por direção perigosa e pela posse de 35 comprimidos de anfetaminas. No total, 90 comprimidos de anfetaminas foram apreendidos.
NAS BRSDesde a última sexta-feira (1/4), a Polícia Rodoviária Federal registrou 28 acidentes nas rodovias federais de Mato Grosso. Onze pessoas ficaram feridas e 3 morreram. Foram fiscalizados 2327 veículos, 25 foram retidos, 14 carteiras de habilitação foram recolhidas, 563 autos de infração foram emitidos, 28 usuários das rodovias receberam auxílio das viaturas em ronda e 17 pessoas foram presas.

Confusões em escolas têm preocupado Conselho Tutelar tangaraense

Só ontem, cinco casos foram registrados pelo Conselho Tutelar

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Agressões, ameaças, posse de armas de fogo ou brancas, furtos, tráfico de drogas, formação de gangues, vandalismo. Tudo isso é rotineiro nas ruas de qualquer cidade brasileira, mas essas ocorrências não provêm das ruas, mas sim das escolas tangaraenses, que engrossam as denúncias a menores nas estatísticas da PM e do Conselho Tutelar.
Somente ontem, o Conselho registrou cinco casos, todos em escolas diferenciadas. E as ocorrências não são mérito desta ou daquela escola, deste ou daquele bairro; todas passam por dificuldades co alunos. De acordo com uma das conselheiras tutelares, são dois a três casos por semana, porém, ontem, foi batido o recorde.
Durante a série de reportagens 'Raios-X da Educação', publicada pelo DS em fevereiro deste ano, muitos diretores relataram o comportamento agressivo de seus alunos. “Não sabemos o que fazer. De repente chamamos a polícia para coibir a ação de um aluno ou de uma gangue de alunos e depois, quando este retorna à escola, ficamos à mercê de seus atos. Fico preocupada com os outros alunos e com os professores, que estão em contato direto com esses delinquentes. Chamamos os pais, mas nunca há uma ação direta destes sobre seus os filhos, só ouvimos desculpas e, às vezes, eles nos acusam de perseguição para com o filho, mas só queremos alertá-los sobre problemas futuros, pois esses jovens se envolvem com diversos tipos de delinquência”, relatou a diretora de uma escola estadual de bairro.
Ainda, outro diretor, de uma escola estadual localizada no Centro de Tangará, disse que “se qualquer diretor, hoje, disser que não tem problemas com drogas e com formação de gangues em sua escola, ele está mentindo. Este problema é uma realidade e é uma rotina em todas as escolas tangaraenses”. “Tive um aluno aqui, que saiu de uma outra escola, porque era ameaçado por uma gangue. Quando descobriram que ele estudava aqui, vieram atrás e quase mataram o garoto de tanto bater”, descreve o diretor.
Dentre as ocorrências com jovens nesta segunda-feira, foram quatro no período matutino, todos de escolas diferentes e três relacionados a ameaças e agressões (um foi a expulsão de uma aluna, por uma sequência de ocorrências). Na primeira, registrada por volta das 9h30, uma aluno de apenas 14 anos agrediu uma aluna. Segundo a PM, chamada pela direção para resolver a questão, o aluno tem o costume de agredir os colegas e ameaçar outros aluno e até professores. “Como vou deixar minha filha nesta escola agora? Tenho medo dele se vingar dela”, falava, preocupada, a mãe da aluna agredida, conforme relatos das conselheiras tutelares.
De acordo com o Conselho Tutelar, as escolas devem chamar o órgão quando aparecem os primeiros sinais de violência por parte dos alunos; desde pequenas brigas, bullying, vandalismos. “Eles estão chamando a PM quando as coisas ficam mais sérias e a PM entra em contato conosco. Temos que fazer um trabalho preventivo com escolas, pais e alunos”, relata uma das conselheiras, dizendo que os problemas com menores em Tangará da Serra são sérios. “Recebi ameaça de morte há cerca de 15 dias. Estou pedindo o envio do menor infrator ao Pomeri, o que já foi pedido três vezes, pois a situação é grave neste caso. Pedimos aos pais para que percebam só sinais em seus filhos. Comportamentos estranhos, violentos ou depressivos, podem ser um indício que algo está errado. Falem com professores, vão até as escolas. Isso já é um passo para evitar que esta criança vá se envolver com a delinquência e com a criminalidade mais tarde”, finaliza a conselheira, em tom de alerta aos pais.
GRANDE CUIABÁ – Em matéria veiculada ontem no Diário de Cuiabá, um número assustador: 720 menores infratores foram apreendidos neste primeiros trimestre de 2011, em Cuiabá, sendo que 80% reincidentes. O que ocorre, por exemplo, com o adolescente que ameaçou de morte a conselheira tangaraense e que foi apreendido por diversas vezes e por diversos motivos.
Na capital ainda, dos 720, um total de 232 adolescentes foi apreendido em flagrante. Nos demais casos, houve o registro da ocorrência e as investigações estão em andamento para se chegar aos infratores. Detido, o menor é apresentado à Promotoria de Justiça. Dependendo da infração, ele é liberado ou recolhido no Centro Acautelatório do Complexo Pomeri por no mínimo 45 dias. A partir daí, a Justiça decide pela sua internação definitiva de três anos ou não.

PM de Nova Maringá prende rapaz que aterrorizou crianças de uma família no domingo

Ele foi preso escondido, em cima de uma árvore, nos fundos de uma residência

Redação DS/Com Assessoria

Policiais do Núcleo da Polícia Militar de Nova Maringá prenderam em flagrante, no domingo, 03, por volta das 12h, Emerson da Rosa PrussaK, 18 anos, o Ferrugem, por vários crimes praticados domingo contra as crianças de uma mesma família na cidade de Nova Maringá.
O acusado foi localizado na Av. Amos Zanchet, nos fundos de uma residência abandonada, em cima de uma árvore, após tentar fuga de sua residência quando presenciou a chegada da Polícia Militar.
Lindaura da Silva, 38 anos, mãe das vítimas, se dirigiu até o Núcleo da Polícia Militar e informou que suas duas filhas gêmeas de cinco anos,  JS e JS, tinham sidos molestadas pelos acusado que solicitou que as crianças tirassem as calcinhas para que tirasse fotos de suas partes íntimas. Ela relatou também que o acusado causou lesões corporais  na sua outra filha de sete anos, KCS; a menor se encontrava com a boca toda machucada. Segundo a criança, o acusado atirou uma pedra que a atingiu-a na boca.
A mãe das crianças também disse que seu outro filho, de 13 anos, RSA, tinha sido agredido com um pedaço de pau pelo mesmo acusado, pelo fato do menor ter presenciado o indiciado furtando uma bicicleta. Segundo o menor, o agressor pegou um pedaço de madeira e o atingiu-o, dizendo que era para ele 'não conversar demais'. O menor se encontrava com lesões no corpo, próximo à cintura, de acordo com relatos do comandante do  NPM de Nova Maringá, sgtº Antônio. “Foram realizadas diligências e encontrado o proprietário da bicicleta, que identificou o acusado pelo furto”, completou o comandante.
Ele ainda informou que o acusado  completou 18 anos recentemente e reside com o pai e que, quando ainda menor de idade, tinha se envolvido em várias atos infracionais como furto de veículos, furto a residência e furto de bicicleta, dentre outros e que andava na companhia de um grupo desarticulado pela Polícia  Militar no ano passado ,que se intitulava 'Vida Loka 157', acusado de envolvimento em vários atos criminosos no município, como latrocínio, homicídio, furtos e vandalismo.
Ferrugem foi autuado em flagrante por furto, lesões corporais e atos libidinosos e, posteriormente, encaminhado à Cadeia Pública, ficando à disposição da justiça, conforme Boletim de Ocorrência.

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Aterro sanitário de Tangará: Depois de sete anos de implantação, ainda sem licença de operação da Sema

A licença está por ser renovada desde 2006, mas a prefeitura ainda não atendeu às adequações pedidas pela Secretaria

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Todos os dias, 60 toneladas de lixo, entre entulhos e lixo orgânico,  são coletadas e depositadas no aterro sanitário do município. Ainda, de material reciclável, são de oito a 10 toneladas/dia, também. Contudo, o que a passa desapercebido da população tangaraense é que o aterro não tem licença de operação da Sema para funcionar, e que o processo de renovação foi protocolado em agosto de 2006, ou seja, há quase cinco anos.
Com essa falha de licenciamento, o aterro não pode receber, por exemplo, o lixo proveniente de frigoríficos, que devem destinar seus rejeitos somente a aterros devidamente licenciados, como preconiza a legislação ambiental. “A apreensão que fizemos dia desses em Barra do Bugres, de couro bovino, por exemplo, não pôde ser destinada a este aterro. Mandamos para outro que está devidamente licenciado”, confirma o gerente regional da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), de Tangará da Serra, Alvino de Oliveira Filho.
O aterro, sob responsabilidade do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), foi implantado em 2004 e entrou em operação no ano seguinte. Em 25 de agosto de 2006, foi pedida a renovação da licença de operação à Sema, na qual o órgão exigiu algumas adequações, que, quase cinco anos depois, não foram cumpridas. No relatório emitido pela Sema, com parecer técnico, em fevereiro deste ano, consta, inclusive, o encaminhamento de um ofício ao Ministério Público, devido a demora nas solicitações da Sema à prefeitura.
Quase quatro anos passados, em 18 de maio de 2010, houve uma reunião entre representantes da Sema e do Samae, para definição dos encaminhamentos necessários para dar continuidade ao processo de renovação da licença de operação, onde, poucos dias depois, a prefeitura protocolou um cronograma para cumprimento das exigências da Sema, mas não conseguiu cumprir seus próprios prazos.
De acordo com o cronograma da prefeitura e as exigências da Sema, o poder público municipal tinha até agosto do ano passado para obter parecer da Anac, quanto à área de segurança, e apresentação da caracterização, dimensionamento e monitoramento do sistema de tratamento do chorume, e dois itens do monitoramento do aterro sanitário, águas subterrâneas e sistema de detecção de vazamentos. As valas sépticas a serem executadas no complexo do aterro; atendendo à solicitação de readequação da vala, em relação à cobertura para proteção de águas pluviais, projeto de futuras valas e a proteção mecânica da manta, na cobertura intermediária dos resíduos, teriam prazo fixado até setembro de 2010. Até o mês de novembro de 2010, o terceiro item deste monitoramento, que pedia informações sobre o recalque do maciço e densidade de compactação do solo, bem como o projeto de drenos verticais e horizontais. Ainda até este prazo,  o Samae deveria providenciar o licenciamento ambiental do ecoponto de pneus inservíveis e da usina de triagem de materiais recicláveis, bem como implantar o Fórum do Lixo e Cidadania. Por fim, até fevereiro deste ano, o Samae deveria apresentar uma proposta de melhoramento para a área destinada a podas e entulho e do Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) e, ainda, . Nenhum desses prazos estipulados pela própria prefeitura foi cumprido por ela, através de sua autarquia, responsável por este setor, o Samae.
RESPOSTA – De acordo com o diretor do Samae, Jefferson Luiz Lima da Silva, as obras de engenharia para as adequações exigidas pela Sema ao aterro já foram licitadas e a empresa ganhadora da licitação só está esperando que as chuvas terminem para fazer iniciar os serviços, que devem durar cerca de 15 dias, conforme o próprio diretor.
Depois disso, eles providenciarão a documentação exigida para a comprovação das adequações e enviarão para a Sema. Lima estipula o prazo de até o meio deste ano para tudo estar regularizado. “Nós temos as galerias de águas pluviais, de chorume e as valas sépticas e todo o terreno está recoberto por manta impermeabilizante, como exigido, porém, a Sema exigiu algumas readequações ao longo do processo, que estamos fazendo e, até o meio do ano, deve estar tudo regularizado”, apontou o diretor da autarquia.
Quanto ao Fórum do Lixo e Cidadania, ele disse que na segunda quinzena de abril ou no início de maio já estará se mobilizando para que seja  implantado na semana do meio ambiente, no início de junho. E, ainda, sobre o parecer da Anac, Lima explicou que o distanciamento do aeroporto para os aterros mudou de sete para 13 Km, e que já pediu vistoria ao 6º Comando Aéreo Regional, em Brasília (DF), no final do ano passado, para que, com a vistoria técnica, verifique que não há risco em relação ao Aeroporto tangaraense. “Este item, por exemplo, no início não havia, pois o aeroporto estava desativado. Agora, estamos esperando os técnicos do 6º Comando fazer esta visita e dar seu parecer”, completou.
LIXO HOSPITALAR – Uma das últimas adequações feitas pela Sema, em fevereiro de 2011, foi sobre a destinação do lixo hospitalar, em que pede a contratação de empresa responsável pela coleta, transporte e destinação, como exigido na Lei Nacional de Resíduos Sólidos. Segundo Lima, de acordo com esta lei, não será de responsabilidade do município este processo, devendo cada empresa de saúde contratar uma empresa responsável. “Faremos um cronograma junto com todas as empresas da cadeia de saúde em Tangará, onde haverão prazos para que eles se adequem a esta lei. Quanto aos hospitais públicos, o município terá também que contratar a empresa que fará o acondicionamento, transporte e destinação destes resíduos. Só não podemos fazer cumprir a lei de imediato, sem antes dar um prazo para essas empresas. Vamos marcar reuniões e estabelecer, então, este cronograma”, aponta o diretor.
OUTRO ATERRO – Mesmo sem a licença de operação do primeiro aterro, o município projeta para breve a interrupção dos seus serviços e a construção de um novo local para destinação do lixo tangaraense. Isso porque o aterro fica próximo à microbacia do Ararão, onde será construída a nova Estação de Tratamento de Água de Tangará da Serra. “Estamos estudando e projetando uma nova localização para a construção de um novo aterro sanitário. Vamos desativar este porque está à montante da microbacia do Ararão, onde, às margens será construída a nova ETA. E, para conseguirmos o licenciamento ambiental desta obra, que será ás margens do Ararão, termos que desativar o atero atual e escolher o local apropriado para o outro”, informou Lima, enfatizando que todas as adequações solicitadas pela Sema serão cumpridas até o meio do ano, obtendo o licenciamento de operação do local; isso, depois de passados quase cinco anos sem o adequado licenciamento.

POLÍCIA

MORTE CEREBRAL
Os médicos que atendem o jovem Maurício Gomes, 21, que está internado na UTI do Pronto Socorro de Cuiabá, depois de um grave acidente que aconteceu na manhã de segunda-feira, em Nova Mutum, confirmaram a morte cerebral do paciente. Maurício é filho do vereador e vice-presidente Mariano Gomes, de Nortelândia.
LIGADOS
O comunicado foi feita à família, na manhã de ontem, após vários exames realizados no paciente, que não reagiu aos medicamentos. O cérebro permanece inchado mesmo depois de todos os procedimentos adotados, porém, todos os órgãos dele continuam funcionando. O pai de Maurício, vereador Mariano Gomes, e a mãe, Eudiléia, decidiram manter os equipamentos ligados e irão aguardar o que acontecerá nos próximos momentos. Os médicos não deram esperanças aos familiares.
ACIDENTE I
Um grave acidente ocorreu neste domingo, 27, entre as cidades de Campo Novo do Parecis e Nova Mutum. Uma carreta carregada de soja saiu da pista próximo ao trevo que direciona às cidades de Diamantino-Nova Mutum-São José do Rio Claro-CNP.  Segundo informações não oficiais, o motorista, que completara aniversário no sábado, 25, morreu no local. Ele residia em Lucas do Rio Verde e havia carregado a carreta na ADM (km 75) e seguia para Campo Novo.
ACIDENTE IIUm acidente envolvendo uma bicicleta, uma moto e uma carreta bitrem deixou uma pessoa morta no início da noite de quinta-feira (31.03) no Km 713 da BR 163, em Sorriso. Gieliton Silva de Almeida, de 24 anos, conduzia uma CG Titan, prata, com placas NJB-1676 de Nova Mutum, no sentido Lucas do Rio Verde/Sorriso, quando a 2 quilômetros do Distrito de Primaverinha foi surpreendido por um ciclista.
DE FRENTE
Segundo o PRF Vitor Tadeu, o ciclista Baltazar Ferreira Felix, de 56 anos, estava andando no acostamento quando invadiu a pista, surpreendendo o piloto da moto. Na tentativa de desviar, o condutor também perdeu o controle e bateu de frente com uma Scania R 124, com placas NZK-1192 de Lucas do Rio Verde. O caroneiro da moto, Benedito Ângelo de Almeida, de 52 anos, morreu instantes após a colisão. O piloto da Titan fraturou uma perna e foi levado com ferimentos graves ao Hospital Regional de Sorriso. O ciclista também ficou ferido.

Jardim Rio Preto: Dois furtos em arrastão no bairro na noite da quinta

O Rio Preto, hora ou outra, volta a ser assunto nas páginas policiais

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Na noite de quinta-feira, pessoas se dirigiram ao Cisc para registrar BO por furto. De acordo com informações do chefe de operações da Polícia Civil, Juscemilson Nazário, segundo as vítimas, uma pequena gangue de jovens, formada por três a cinco rapazes, estaria cercando e ameaçando transeuntes no Jardim Rio Preto, armados de paus, roubando bolsas e celulares.
No segundo semestre do ano passado, uma jovem, ao voltar para casa à noite de seu trabalho, foi atacada por um homem. Ela passava montada em sua bicicleta na rua 04, atrás da Assistência Social, onde há uma pequena mata que margeia o córrego Buriti, quando recebeu uma paulada. O ladrão levou seu salário e outros pertences e agrediu a vítima.
Porém, não são de hoje ou do ano passado os relatos de violência no Jardim Rio Preto. O bairro passou por várias fases de violência em décadas passadas. Logo no início, com poucos habitantes e um vasto matagal, assaltos e estupros faziam parte da rotina do Rio Preto. Houve, inclusive, um caso de tentativa de estupro a uma professora da Escola Estadual Manoel Marinheiro, onde por pouco a vítima conseguiu se desvencilhar do seu algoz. Nunca o estuprador, que fez algumas vítimas, foi encontrado.
Depois, quando o bairro já estava mais habitada e que havia se transformado num reduto da classe média alta de Tangará da Serra, com várias casas ostentando este poder econômico, começaram os furtos e roubos a residências no local. E isso foi entre o final do anos de 1990 e até, aproximadamente, 2004.
Agora, o Rio Preto, hora ou outra, volta a ser assunto; novamente por furtos e roubos, com jovens armados por pedações de madeira, ameaçando e assaltando os passantes. A polícia não informou a localização dos assaltos denunciados, mas disse que as pessoas não sabiam ao certo o número de participantes da 'operação'.
Segundo a reportagem do DS apurou, no entanto, existem várias ruas no bairro propensas ao ataque de meliantes, onde a falta de iluminação pública favorece a esta espécie de crime. As margens do Buriti, com trecho de mata, nas ruas 02, 04 e 06 também são trechos críticos. O exemplo é a própria ocorrência do ano de 2010, com o assalto a uma moça que voltava à noite de seu trabalho.
ACIDENTE – Na rotatória da Avenida Tancredo de Almeida Neves com a Brasil, um carro e uma moto ficaram bastante danificados, no início da tarde de ontem, por volta das 13h. Um carro VW Voyage prata, de placas EAR 3737 da Tangará da Serra, vinha subindo a Tancredo, sentido Jd. Paulista/Centro, quando parou na rotatória. Uma moto Twister 250 prata, placa NJQ 3159 de Tangará também, vinha no mesmo sentido, quando bateu na traseira do Voyage, quando este parou, segundo relatos do condutor do carro. O condutor da moto, nada quis declarar; apenas disse que não havia se ferido. A moto sofreu vários arranhões do lado esquerdo e o carro teve seu parachoque traseiro quebrado do lado direito.

Acusado de estuprar 4 enteados é enforcado na prisão

Djalma foi encontrado morto em cela; suspeita é que ele foi executado pelos colegas de cadeia

Mídia News

Agentes prisionais da Cadeia Pública de Barra do Bugres (168 km a Médio-Norte de Cuiabá) encontraram enforcado Djalma Teodoro Alves, 36, acusado de estuprar os próprios enteados. Ele foi preso ontem (31) por abuso sexual e levado para uma das celas da cadeia.
Hoje de manhã, o homem foi encontrado enforcado. Existe a suspeita de que ele tenha sido morto por outros detentos, que teriam ficaram revoltados ao saber o preso mantinha a própria família em cárcere privado, e ainda abusava sexualmente de seus enteados – duas meninas e dois meninos.
Segundo agentes prisionais, o laudo de necropsia é que poderá comprovar o que de fato ocorreu. Os presos estariam revoltados com o crime praticado por Djalma.
O homem foi preso por policiais do 4º Batalhão da PM (Várzea Grande), após a família resolver romper o silêncio. Com Djalma, os policiais apreenderam um revólver calibre 38. A prisão ocorreu por determinação do chefe do Comando Regional II, coronel Pery Taborelli.
Segundo os policiais, o abuso sexual foi confirmado pelo enteado, um jovem de 21 anos, que afirmou era molestado pelo padrasto desde os 10 anos.
O rapaz disse ainda que Djalma estuprou as duas enteadas, mantendo relação sexual com elas, quando adolescentes. As irmãs têm 18 e 20 anos.
A esposa de Djalma confirmou aos policiais o abuso sexual. “Já eram de conhecimento da testemunha (esposa) os abusos sofridos pelos filhos, e ele (Djalma) praticava com frequência o crime, há muito tempo”, informou um dos policiais que participaram da prisão.
A mulher confirmou que seus filhos eram violentados pelo padrasto há, pelo menos, dez anos. Somente nos últimos dias é que criaram coragem, resolveram romper o silêncio e procuraram os policiais militares.

Menor com mais de 20 passagens é detido por roubo em Sorriso

ClicHoje

 A Polícia Militar deteve na noite do dia 30, por volta das 23h45, L. V. C., de 15 anos, por roubo. Segundo os registros da PM, o menor possui mais de 20 passagens pela polícia, por crimes diversos.
O menor abordou uma menina de 16 anos, que voltava para casa junto com seu irmão, de 19 anos, na Rua Passo Fundo, no bairro São Domingos.
O assaltante, com uma faca em punho, pegou a mochila com todos os materiais escolares, mais um celular e saiu correndo.
Em seguida, L. V. C. vendeu a mochila a Juarez França Elias, de 41 anos, que pagou R$ 40 pelos objetos.
Os dois foram localizados pela guarnição da PM, detidos e encaminhados para a delegacia de Polícia Civil. Juarez deve responder pelo crime de receptação.

Empresária degolada em Barra do Garças foi morta com mais de 20 facadas por assassino, diz delegado

Ronaldo Couto/Olhar Direto

A empresária Ana Ferreira, 47 anos, atacada por um maníaco foi morta com aproximadamente vinte facadas. É o que revelou o delegado municipal Adilson Gonçalves, na manhã desta quinta-feira (31), ao dar mais detalhes do crime que chocou a cidade de Barra do Garças (508 km de Cuiabá).
Ana foi morta na chácara onde morava, na saída de Barra do Garças para Cuiabá, por Weber Barreiras, 22 anos, conhecido como Russo, que tentou estuprá-la. O delegado acredita que o estupro não ocorreu porque a vítima saiu correndo da casa para o mato.
No depoimento, o acusado conta que deu um murro na nuca da vitima derrubando-a no chão e depois com um pedaço de pau deu mais dois golpes na empresária. Ele retornou na casa e pegou uma faca com a qual esfaqueou a vítima por mais de vinte vezes.
O delegado disse que não acredita na versão do acusado de que ele tenha mantido reações sexuais com a vítima com o consentimento dela. O acusado conheceu a vítima há 15 dias atrás quando o contratou para fazer um serviço de roçagem na chácara. A partir deste momento, Russo alega que se apaixonou pela vítima. Uma espécie de amor platônico que é contestado pela família da empresária.
Ana era dona de vários imóveis e foi proprietária da panificadora Maranata em Barra do Garças.