Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

MT-358: Acidentes entre dois ônibus deixa dois mortos e dezenas de feridos

O ônibus da Fazenda Maeda ficou
completamente destruído. O da Tut, que seguia
com destino a Diamantino, sofreu menos danos.  Porém, seu motorista,
Itamar Santos, morreu na hora.


Um acidente entre dois ônibus, um da Tut Transportes, que seguia com destino a Diamantino, e outro com trabalhadores rurais da Fazenda Maeda, que vinha de Diamantino trazendo trabalhadores para fazer exames em Tangará, aconteceu na MT-358, ontem por volta das 7h. De acordo com informações da Polícia Militar, mais de 50 feridos foram encaminhados à Unidade Mista de Saúde. Morreu Itamar dos Santos, 37, motorista da Tut Transportes na hora. Depois, já na UTI do hospital particular conveniado ao SUS na cidade, morreu Ailton Santana da Silva, em decorrência dos ferimentos.
Os ônibus bateram de frente, no trecho entre a Unemat e o distrito de Progresso, poucos metros após um posto de combustíveis. Segundo a PM, no momento do acidente havia muita neblina e só com o depoimento dos envolvidos, além da perícia técnica, as causas do acidente serão reveladas.
No total, 53 passageiros estavam nos dois ônibus, 26 no da Tut e 27 no da fazenda. Testemunhas dão conta de que o acidente foi muito rápido e que o ônibus que transportava trabalhadores rurais já apresentava problemas. Ele teria evitado a colisão com uma van e um caminhão a poucos metros.
Além do motorista da Tut, que trabalhava há apenas três meses na empresa e morreu na hora com a violência da colisão, dois passageiros ficaram presos às ferragens. Enquanto, homens do Corpo de Bombeiros retiravam as ferragens para o resgate, funcionários do Samu prestavam socorro às vítimas mais graves, algumas com fraturas expostas. Este ônibus faz a linha Tangará/Diamantino no horário das 6h30, todos os dias. Quanto às vítimas que seguiam no ônibus de trabalhadores rurais, algumas foram jogadas para fora. O veículo ficou bem mais destruído do que o da Tut.
A maioria da vítimas teve ferimentos na face, o que leva a crer que não usavam cinto de segurança no momento do acidente. A UMS ficou completamente lotada no socorro aos feridos. Três dos feridos estão internados na UTI de uma hospital particular de Tangará. O idoso que ficou preso às ferragens e estava imediatamente atrás do motorista do ônibus da Tut, passou por cirurgia e  foi encaminhadoa UTI.
A polícia Civil terá 30 dias para concluir a perícia e apresentar o laudo técnico sobre as causas do acidente, porém, a barra de direção que se soltou e, aparentemente, estava desgastada e foi encontrada no local do acidente, dá indícios de problemas mecânicos no ônibus da fazenda.
VÍTIMAS – Mais de 50 vítimas foram encaminhadas à UMS e, até as 13h, todas haviam sido atendidas pelas equipes médicas. Dessas, a maioria teve traumas de face, devido à falta do cinto de segurança. Ainda, veio a falecer, já na UTI, Ailton Santana da Silva, que a direção da UMS não soube informar a idade e a procedência. A maioria dos pacientes foi liberada, restando apenas três internados em UTI do hospital conveniado ao SUS em Tangará da Serra e cinco no setor de observação da UMS. Entre os pacientes ainda internados na UMS, estão dois de Diamantino, um de Tangará, um de Alto Paraguai e um de Arenápolis. Eles encontram-se aparentemente bem e devem ser liberados em breve. A paciente de Arenápolis, internada, é mãe do menino de quatro anos, que fraturou o fêmur, passou por cirurgia e encontra-se fora de perigo. De Diamantino, com a perna fraturada, está o motorista do ônibus da Fazenda Maeda, Adilson Coelho dos Santos, 38. Seus familiares declararam ao DS que ele conseguiu desviar de uma van de Nova Olímpia e de um caminhão, mas quando a barra realmente quebrou não teve como evitar o acidente e se salvou porque pulou de seu assento. Os demais pacientes foram liberados após os procedimentos.
SOCORRO – O socorro às vítimas chegou poucos minutos após o acidente. No total, 12 homens do Corpo de Bombeiros, mais de 10 policiais militares, policiais civis, funcionários do Samu e agentes municipais de trânsito trabalharam para socorrer as vítimas e controlar o tráfego na MT-358, que ficou paralisado por mais de 2 horas. Formou-se uma fila de cerca de 5 quilômetros, com essa paralisação.
Quando ficou sabendo do acidente e de suas proporções, a Secretaria Municipal de Saúde imediatamente acionou todos os médicos dos PSFs, que seguiram para a UMS. Da equipe médica fizeram parte 11 médicos, entre clínicos e especialistas, 02 farmacêuticos, psicóloga, assistente social, nutricionista, 09 enfermeiros, 18 a 20 técnicos de enfermagem, 02 técnicos de gesso e 04 de Raios-X, além da parte administrativa, todos dando atendimento e apoio às vítimas e familiares. “Gostaria muito de agradecer às equipes que trabalharam no socorro às vítimas, pela rapidez e eficiência, e à Secretaria de Saúde, que nos disponibilizou todo esse pessoal, pois nenhum hospital está pronto para receber essa quantidade de feridos de uma só vez. Todos estão de parabéns, tanto que ás 13h, todas as vítimas haviam recebido atendimento, sido encaminhados a especialistas, restando apenas cinco no internamento da UMS e três na UTI de hospitais conveniados”, ressaltou a administradora da UMS, Alessandra Marques.

Luciana Menoli


Nenhum comentário: