Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Contra a dengue: Comitê realiza reunião amanhã para preparar ações do dia ´D´

LUCIANA MENOLI / Redação DS
Amanhã, o Comitê de Mobilização Intermunicipal de Combate à Dengue se reúne no auditório da Promotoria Pública, às 17h, para apresentar as ações desenvolvidas até o momento, bem como traçar o planejamento para as ações a serem realizadas no dia ´D´, de Mobilização Social Contra a Dengue.
Em Tangará da Serra, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram notificados 28 casos em 2011, sendo 20 em janeiro e oito em fevereiro, até a presente data. Não há, por enquanto, confirmação de nenhum caso, porém, há o registro de um caso grave da doença na cidade. De acordo com o Escritório Regional, ainda, são 85 casos suspeitos na sua abrangência (10 municípios). Contudo, hoje deve haver a atualização desta estatística.
A maior cidade da região Sudoeste sofreu com uma epidemia de dengue em 2009 e os casos vêm em decréscimo, tendo baixado em 2010 e neste início de 2011, tanto em decorrência das diversas campanhas apresentadas pelas secretarias de saúde do estado e do município, como da estiagem longa por que a região e o estado passou neste último verão.
DENGUE EM MT - A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT) divulgou dados da dengue referentes ao período de 01 de janeiro a 17 de fevereiro de 2011. Hoje, a SES deve divulgar um novo boletim, o que ocorre em todas as quartas-feiras normalmente. A notificação de casos de dengue no período é de 2.486 casos. Desse total, 10 foram notificados como casos graves de dengue. Até o momento foram notificados 03 óbitos, sendo 02 casos confirmados e 01 caso sob investigação.
Cuiabá, a capital do estado de Mato Grosso, tem a notificação de 282 casos de dengue, sendo 05 de casos graves. Desses casos graves registrados em Cuiabá, 03 são residentes em outros municípios do estado (01 em Tangará da Serra, 01 em Nova Brasilândia e 01 em Alto Paraguai) e 01 caso é de pessoa residente no estado do Amazonas, em Manaus.
Em Várzea Grande, a notificação é de 79 casos de dengue. Em Sinop, a notificação é de 385 casos de dengue. E em Rondonópolis, a notificação é de 76 casos da doença.
ÓBITOS - Os municípios que tiveram a notificação de óbitos por dengue até o momento foram: General Carneiro (01 caso confirmado), Pedra Preta (01 caso confirmado), e Sorriso (01 caso sob investigação).
As notificações de casos de dengue em Mato Grosso, no ano de 2010, de 1º de janeiro a 17 de fevereiro foram de 22.490 casos, sendo que Cuiabá notificou 1.886 casos, Várzea Grande notificou 1.070 casos, Sinop notificou 1.706 casos e Rondonópolis 2.495 casos. Em 2011, as notificações neste mesmo período foram de 2.486 casos de dengue.
VACINA – Uma novidade em nível mundial são os testes para a vacina contra a dengue. Noventa anos após iniciados os primeiros estudos, a vacina contra a dengue entra na fase final de preparação e o Brasil pode ser o primeiro país a recebê-la. Em março, executivos da empresa francesa Sanofi Pasteur desembarcarão em Brasília para propor ao governo federal um acordo para que o país tenha prioridade na distribuição do imunizante.
A corrida pelo Brasil não ocorre por acaso. Considerada uma vacina para atacar uma doença comum em países pobres, multinacionais buscam locais onde possam compensar seus investimentos. O Brasil, portanto, seria perfeito: no país a doença é endêmica e, ao contrário da África, possui recursos para a vacina.
Os testes da terceira fase do imunizante desenvolvido pela Sanofi serão iniciados neste ano, com 30 mil pessoas. O Brasil fará parte desses testes. Se a eficácia do produto for comprovada, o primeiro pedido de registro e autorização será feito em 2013. Para a Sanofi, a meta é  ter o produto no mercado mundial já em 2015. "Caminhamos para o controle de mais uma doença. Para alguns países, isso será fundamental", afirmou o vice-presidente da Sanofi, Michael Watson. (Com Assessoria) 

Nenhum comentário: