Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

sexta-feira, 25 de março de 2011

Por crime ocorrido há mais de 22 anos, Justiça condena homicida a 15 anos de prisão

Uma jovem de 19 anos, alvejada duas vezes, no rosto e no coração, foi a vítima; ela estava grávida de 4 meses

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Ontem aconteceu, durante todo o dia no Plenário da Câmara de Vereadores, o julgamento de um homicídio ocorrido há mais de 22 anos. Em seis de outubro de 1988, morria, aos 19 anos e grávida de quatro meses, Renata Lorena Belfiori, alvejada por dois disparos de um revólver calibre 38 que acertaram o lado esquerdo de seu rosto e o coração. O autor, o noivo, Allan Kardec Rodrigues Sanches, na época com 25 anos, de tradicional família tangaraense.
Depois de permanecer foragido por mais de 12 anos, em Rondônia, segundo ele por orientação de seus antigos advogados (que pretendiam que o crime prescrevesse), Allan compareceu ao tribunal do júri que fora marcado para o dia de ontem, 24 de março, para ser condenado a 15 anos de reclusão em regime fechado. Aos advogados atuais, Allan expressou o desejo de se netregar. As quatro teses da defesa foram rechaçadas pelo júri e pelo juiz e Allan foi condenado em todas as tipificações por 15 anos e pelo crime de aborto a três anos, este já prescrito.
Em seu depoimento, Allan disse que, na noite do crime, esteve com Renata numa festa em Nova Olímpia e que os dois haviam consumido bebidas alcoólicas. Quando foram para a casa da noiva, que na época residia nas proximidades do Tangará Country Clube, e pararam na entrada da chácara, uma discussão teria começado. Nela, Renata teria terminado com Allan, dizendo que o filho não era dele. “Ela me xingou. Depois do nervosismo e da raiva e de toda uma discussão, ela apanhou o revólver que sempre ficava no banco da caminhonete. Tentei tomar a arma dela e a arma disparou”, contou Allan Kardec, afirmando que a morte da noiva seria um acidente. Depois disso, assustado, ele teria tirado Renata do veículo e colocado a vítima no chão, ao lado do carro, ainda com vida, e teria fugido do local com medo de parentes da noiva. Ele disse que só foi feito um disparo e ele não havia visto onde Renata foi atingida. “Só vi uns pingos de sangue na minha calça, depois”, afirmou.
EMBATE - Os advogados de defesa do réu, encabeçados pelo Dr. Francismar Sanches Lopes, antes de seu depoimento, ouviram um suposto amante da vítima, que seria o pai da criança, onde tentaram o tempo todo demonstrar que a vítima tinha uma vida promíscua e que não haviam atos que desabonassem o réu. A tese de um homicídio acidental foi sustentada a todo momento. Allan e seus advogados afirmaram que o relacionamento havia começado há cerca de três meses e meio antes do crime, para dar credibilidade sobre a não paternidade do filho que Renata esperava.
Já a Promotoria, representada por Dr. Reneé do Ó Souza e Dr. Mauro Poderoso e encarregada da acusação, sustentou que seria impossível ser um acidente, pois a vítima morreu alvejada por dois disparos. E, ainda, que Allan, quando se entregou e à arma, a entregou sem os projéteis, não podendo comprovar se apenas um ou dois haviam sido deflagrados. A acusação também sustentou que a vítima tinha moral ilibada e que já namorava Allan há seis meses, portanto o filho seria dele.
CENÁRIO - Tendo iniciado às 8h30 da manhã, as oitivas se estenderam até o início da tarde. Após o breve recesso do almoço, começaram os debates entre acusação e defesa. Um detalhe importante sobre o cenário do julgamento é que as mulheres escolhidas para fazer parte do júri popular foram recusadas pela defesa; desta forma, o júri foi completamente masculino. Esta tática, de nada adiantou, pois o júri popular votou unanimemente pela condenação do réu. Exatamente às 19h35, o juiz, Dr. Marcelo Sebastião Prado de Moraes, proferiu a sentença e Allan ficará 15 anos recluso, em regime fechado, à princípio.
Tanto a Promotoria, depois de analisar o processo, ou a defesa poderão entrar com recurso para aumento ou diminuição da pena, respectivamente. A Promotoria não quis comentar esta possibilidade (de pedido de aumento de pena) ainda, já a defesa declarou que irá recorrer da sentença. “A defesa nunca espera a condenação, mas nem sempre a cabeça dos jurados é receptiva. Com a grande incidência da violência, eles já vêm com o intuito da condenação. Usaremos o que nos apresenta a lei para mudar este quadro”, explicou Lopes.
PRESCRIÇÃO – Acusado de homicídio duplamente qualificado, por Renata estar grávida, por motivo fútil (término do namoro) e que não permitiu a defesa da vítima, Allan, depois que se apresentou, foi preso, ouvido em juízo, libertado e, logo, depois, teve sua liberdade revogada. Tudo isso há cerca de 12 ou 13 anos atrás. Depois disso, Allan mudou-se para Rondônia e não mais se apresentou, segundo ele por determinação de seus defensores.
A prescrição prevista em lei seria de 20 anos, porém, conta-se este tempo a partir da sentença de pronúncia. Devido a este fator, mesmo depois de 22 anos e cinco meses de ter cometido o crime, Allan pôde ser julgado e condenado a  mais de uma década de reclusão. “Não há vitória, afinal duas vidas foram ceifadas. Apenas, a justiça foi feita, mesmo com a demora, passados mais de 22 anos, mas foi feita”, finalizou o promotor Mauro Poderoso.

POLÍCIA

Dois assaltantes são mortos em tiroteio com o Serviço Reservado da PM

Em sua identidades, a procedência: Cuiabá

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Morreram no início da tarde de ontem (12h15), após um tiroteio com o Serviço Reservado da Polícia Militar (Inteligência), Maycon de Oliveira Viana, 17, e Geverson da Silva, 18. De acordo com a PM, os dois estiveram praticando diversos assaltos no município nas últimas duas semanas.
Na tarde da terça-feira e na noite de terça para quarta, dois estabelecimentos comerciais foram assaltados pelos acusados, segundo reconhecimento das vítimas e vídeos das câmeras dos locais que foram assaltados e continham suas imagens.
Quando a Inteligência da PM fazia rondas em busca dos dois suspeitos, avistaram Geverson e Maycon no início do anel viário, cerca de 100 metros após a rotatória da MT-358, sentido Campo Novo. Ao identificá-los positivamente e dar voz de prisão, os suspeitos reagiram atirando. Os tiros quase atingiram o policial que estava na direção da viatura, que abriu a porta rapidamente e se jogou no chão. Seu parceiro de serviço reagiu de imediato e alvejou os dois.
Maycon recebeu um tiro na cabeça e morreu no local, ainda com a arma em uma das mãos. Ao seu lado, espalhados, diversos dos produtos furtados ainda esta semana, como câmera digital, laptop, corrente de ouro, celular, relógios. Geverson deixou sua arma caída sobre a pastagem, próximo ao corpo de Maycon e, mesmo alvejado por três disparos que o atingiram no tórax, abdômen e perna, fugiu por uma pastagem alta, tendo corrido mais de cem metros, onde se deparou com uma dona de casa que tentou fazer de refém. “Gritei para ela que eu era da polícia e ela conseguiu se desvencilhar do Geverson. Depois disso, ele ainda pulou uma cerca e a Força Tática conseguiu dominá-lo na entrada de uma mata”, narra um dos policiais que protagonizou o tiroteio, ressaltando que imediatamente o socorro foi chamado e Bombeiros e Samu compareceram ao local. Geverson foi levado, ainda com vida, à Unidade Mista de Saúde, mas acabou falecendo pouco antes das 13h.
Depois da liberação dos corpos pela Polícia Civil, estes seguiram para o IML. No Cisc, a PM apresentou alguns dos produtos que teriam sido furtados nos últimos dias pela dupla e as roupas que eles teriam usado para praticar alguns desses assaltos. Em sua identidades, a procedência: Cuiabá.
MOTOS - A polícia suspeita que o roubo de três motos nesta semana tenha alguma relação com os suspeitos. Ontem, pela manhã, uma Biz vermelha foi recuperada no Jardim dos Ipês, na mesma rua em que foi furtada. Ainda estão desaparecidas duas Fan 125 pretas, que podem ter sido utilizadas em assaltos recentes.

Caminhão desgoverna e faz duas vítimas em Diamantino

Motorista e ajudante não sobreviveram ao acidente que ocorreu em Diamantino

O Divisor

Um grave acidente vitimou duas pessoas por volta das 14 horas de hoje (23) em Diamantino, quando um caminhão Mercedes, placa BIS 1443, desgovernou e caiu na ladeira após a serra sentido bairro Buriti na MT-240.
A suspeita é que o caminhão tenha perdido o freio. O motorista, Bergerson Carlos Pereira, e o ajudante, Edmilson de Almeida, morreram no local.  Segundo informações, o veículo pertence a empresa Agroplan, de Várzea Grande, e transportava produtos de limpeza; informações dão conta que o trajeto seria sentido Tangará da Serra.
Uma moradora da região ouviu o barulho e avisou a Polícia Militar.

Moradores de Barra do Bugres querem mudança do presídio do centro da cidade

Eder Bevilaqua / Barra do Bugres News

Moradores que residem vizinhos da Cadeia de Barra do Bugres estão apelando às autoridades para que providenciem a mudança da mesma para fora do centro da cidade, para um local afastado, pois no entender deles, onde está localizada causa medo e insegurança. Maria da Graça, de 67 anos, moradora nas proximidades, disse que durante o tempo que a cadeia se encontra ali, já houveram acontecimentos que a deixa bastante insegura, conforme suas palavras: “a cadeia é um prédio muito velho e não traz segurança nenhuma”.
Dona Maria disse que tempos atrás houve fuga e fugitivos chegaram a pular o muro de sua residência. Segundo ela, o presídio deveria ser construído na periferia, em um local sem muitas residências próximas. Ela acrescenta ainda que “Tangará inaugurou um presídio novo! E, porque em Barra, não?”
O diretor do presídio, André da Silva Lira, disse que não tem conhecimento da possibilidade da construção de outro presídio e afirma que não existe risco de fuga em virtude das constantes revistas que são realizadas e do constante cuidado para que não haja superlotação, impedindo assim, que haja excesso de presos e, também, não permitindo a permanência de elementos de alta periculosidade na unidade.
Ele disse ainda que nunca houve tanta tranquilidade e segurança e que está satisfeito com o número de agentes que trabalham na segurança. Já a delegacia de polícia, deverá mudar, em breve, para um prédio próximo à Câmara Municipal, que já está em fase final de reforma para acomodar melhor a estrutura da Polícia Civil de Barra e oferecer mais conforto, tanto para funcionários e imprensa, como para quem por algum motivo precisa frequentar o órgão.

MPE quer aumento dos efetivos da Polícia Civil e da PM

"Onda" de violência leva instituição a exigir providências do governo; uma delas é designar mais um delegado

Mídia News/MPE

Por meio da Promotoria de Justiça de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), o Ministério Público Estadual notificou o diretor-geral da Polícia Civil, Paulo Rubens Vilela, no sentido de que seja ampliado o efetivo do município, bem como sejam estruturadas e transferidas instalações da Delegacia Municipal de Polícia para um imóvel maior.
A recomendação do MPE também visa a assegurar a designação de mais um delegado, quatro escrivães e 16 investigadores para a cidade. Hoje, Chapada conta com apenas um delegado, João Bosco Ribeiro Barros.
Segundo o promotor de Justiça, César Danilo Ribeiro de Novais, medida semelhante também será adotada no que se refere à Polícia Militar. “O objetivo é assegurar a prestação de serviço eficiente por parte dos órgãos da segurança pública, para que haja o contínuo e ininterrupto atendimento à população 24 horas por dia e sete dias por semana. Pretendemos, também, garantir a conclusão, com qualidade, dos inquéritos policiais no tempo em que manda a legislação”, afirmou o promotor.
Além de apresentar os argumentos jurídicos que justificam a intervenção do Ministério Público, César Danilo de Novais também anexou à notificação cópias de boletins de ocorrências e termos de declaração que demonstram a fragilidade da Segurança Pública em Chapada dos Guimarães.
Na maioria dos casos apresentados, as vítimas ficaram sem atendimento, justamente em função da falta de estrutura e de efetivo na delegacia do Município.
“Chapada dos Guimarães é uma cidade turística, com características peculiares, exigindo, pois, atenção especial por parte das instituições públicas”, destacou o promotor de Justiça.
Segundo ele, a delegacia do município atende também às cidades de Nova Brasilândia e Planalto da Serra, além de várias comunidades distantes.
Na notificação, o MPE fixou o prazo de 45 dias para que a Polícia Civil adote as medidas recomendadas. “Em caso de não acatamento da notificação, serão adotadas as medidas legais necessárias, a fim de assegurar a sua implementação”, afirmou o promotor. Ele não descartou uma ação civil pública e de improbidade administrativa.

12 partidos querem disputar a Prefeitura

Pelo menos 25 nomes de 12 partidos são cogitados. Dentre esses, deve sair o próximo prefeito e vice-prefeito de Tangará da Serra

Redação DS

Ano que vem têm eleições para prefeito e vereadores, e as conversações nos bastidores já começaram. Pelo menos 11 siglas possuem nomes e se articulam no sentido de disputarem o Palácio Tangará. Porém, entre “sonhar uma candidatura” e lançar um candidato a prefeito existe o obstáculo das composições políticas. Os namoros dos partidos e lideranças começaram há algum tempo e devem ser intensificados a cada dia que passa.
Atualmente, o DEM conta com os nomes do ex-prefeito Jaime Muraro, do ex-vice-prefeito Fábio Martins Junqueira, do presidente da Câmara Municipal, Miguel Romanhuk, e do empresário Normando Corral. Muraro é o nome mais forte, mesmo assim, por problemas jurídicos que poderiam surgir, o partido poderá optar por outro nome.
Já o grupo de Ladeia, deve permitir que pelo menos seis pessoas, do PR, do PT e de partidos aliados, sonhem com a candidatura, mas no final a escolha deverá ser pelo candidato mais “popular” entre todos. Provavelmente, alguém da mídia televisiva. Não podemos esquecer que, recentemente, o prefeito empenhou grande esforço na candidatura do apresentador de televisão Sílvio Delmondes, do PRB, para deputado estadual.
O PTB se apresenta com o nome do empresário Rubens Jolando como alternativa. Jolando tem trâmite fácil junto a setores do governo do estado, tem bom diálogo com deputados estaduais e federais e com lideranças de quase todos os partidos políticos. Além disso, conta com prestígio da classe empresarial e comercial. Bem relacionado, Jolando representaria uma gestão voltada ao desenvolvimento econômico do município. Além disso, uma das coisas que está credenciando a sua candidatura, é o excelente resultado de sua atuação à frente da Apae de Tangará da Serra.
Já o Partido dos Trabalhadores conta com dois nomes fortes. O PT tem José Jaconias, atualmente vice-prefeito, e Zé Pequeno, que em 2009 governou a cidade por alguns meses enquanto Júlio César e Jaconias estavam afastados. A favor o PT tem o governo da presidenta Dilma Rouseff e contra, tem o desgaste da Gestão Ladeia.
Enquanto isso, o PTN tem como seu principal nome o empresário e pastor evangélico Wagner Gouveia. Junto ao governo do estado, ele tem trânsito livre – seu primo, Edmilson José dos Santos é, inclusive, secretário de estado de Fazenda. Além disso, Gouveia tem boa relação com lideranças do PMDB de Tangará da Serra e com lideranças do PP da capital.
No PMDB são dois os nomes mais fortes. O primeiro, da ex-candidata a prefeita, Azenate Fernandes, e o segundo da empresária Edna Campos. O partido tem nas eleições de 2012 a chance de se utilizar do prestígio do governador Silval Barbosa para conquistar a Prefeitura. Silval recebeu em Tangará da Serra mais de 22 mil votos nas eleições 2010.
Já o PP conta com três nomes. O mais forte é da ex-prefeita Ana Monteiro de Andrade. Dona Ana tem eleitorado fiel entre a população mais carente e é experiente. Além disso, o PP tem o empresário Airto Franchini, que disputou a Assembleia Legislativa em 2010. Uma terceira opção é o secretário municipal de Educação, Nadir Bariviera.
O PSDB tem entre seus filiados o empresário Vander Masson, filho do ex-prefeito Saturnino Masson. Há rumores de que ele seria o nome do partido numa eventual candidatura própria ou numa composição com o Democratas ou outro partido. Não se pode desmerecer a força política de Saturnino, que seria depositada na campanha do filho.
No PRB, o nome em evidência é do empresário e apresentador de televisão Sílvio Delmondes – amigo pessoal do prefeito Júlio César Ladeia. Delmondes não declarou que será candidato e tem se aproximado de outros partidos. Não podemos nos esquecer que, num passado recente, ele também negava a candidatura a deputado, candidatura essa que na hora “H” se concretizou. Outro fato interessante é que, mesmo depois de criticar duramente secretários e o próprio prefeito Júlio César, o apresentador recebeu o apoio do prefeito e de grande parte do secretariado em sua campanha para deputado.
O Partido Verde saiu das eleições 2008 anunciando que teria candidatura própria em 2012. No PV, o nome mais forte é do apresentador de rádio e televisão Sílvio José Sommavilla. Apesar do interesse na independência, o partido faz parte da base aliada do prefeito, inclusive com um secretário, e dificilmente conseguirá deixar a pasta para estar apto a buscar uma composição majoritária. Segundo fonte, o secretário Luiz Alberto teria confidenciado a amigos que, no caso do PV buscar composição com outro grupo que não seja do prefeito Júlio César, ele preferiria desfiliar-se do partido.
No PC do B os nomes mais fortes continuam sendo de Paulo Valdevino Fróio e Edson da Costa Vicente (Edinho). Outra liderança que despontou nas eleições 2008, e que poderia ser indicada pelo partido para uma composição majoritária, é da ex-candidata a vereadora Carla Ferrari.
No PSB, o nome mais forte é do advogado Rogério Silva. Ele chegou a lançar sua candidatura a deputado federal ano passado, mas não se manteve no pleito. Apesar de buscar independência, o PSB seria uma das peças importantes no projeto do prefeito Júlio César e, dificilmente, conseguiria sair da posição de coadjuvante nas eleições 2012.
Partido de situação, o PR vive uma incógnita, diante da possibilidade da eleição de nova diretoria executiva. O objetivo de uma das alas do partido é lançar candidatura própria. Pouca gente acredita que o deputado estadual Wagner Ramos disputaria a Prefeitura – já que, no caso de ser eleito, Tangará perderia seu único representante na Assembleia -, mas há quem aposte nisso. Outros no entanto, acreditam que o PR deverá buscar a filiação de novos quadros e se fortalecer para o pleito. Entre os nomes atualmente filiados, os de maior destaque são de Clóvis Batista, secretário municipal de Planejamento – que confidenciou a amigos que não quer disputar -, do vereador Paulo Porfírio, secretário municipal de Infraestrutura, do secretário municipal de Saúde, Júnior Schleicher, e do superintendente de Governo, Ériko Suares – este último com estreita relação com o apresentador de televisão Sílvio Delmondes.
Há rumores de que Júlio César abortou a ideia de lançar sua esposa Karen Ladeia como candidata a vice ou até a prefeita. Isso não vai acontecer, porque a primeira-dama é impedida pela legislação. O impedimento está na decisão do ano passado do Tribunal Superior Eleitoral, que proibiu que esposas de governadores reeleitos candidatem-se aos cargos de vice ou governadora. A decisão também vale para o caso dos prefeitos e suas esposas. De acordo com a decisão do TSE, Karen Ladeia poderia disputar uma vaga ao Legislativo.
A avaliação do TSE está de acordo parágrafo 7 do artigo 14 da Constituição Federal, que diz que são inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do presidente da República, de governador de estado ou território, do Distrito Federal, de prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.
O trecho constitucional também atinge a irmã do prefeito Júlio César, a vereadora Vânia Ladeia. A parlamentar está limitada a disputar apenas a reeleição ao cargo legislativo. Ela também não poderá ser candidata a prefeita – opção que também chegou a ser comentada nos bastidores políticos. Com a candidatura de seus familiares fora de questão, Ladeia agora poderá dedicar-se a outra candidatura.

Cobertura da Feira da Vila Alta ainda depende de liberação de recursos

Verba oriunda de emenda parlamentar era para ter sido liberada em fevereiro, mas burocracia impede viabilização

Sergio Roberto – Redação DS

Uma novela que se estende desde 2006. Esta é a realidade em torno da cobertura da Feira da Vila Alta. Os recursos destinados à obra, embora já provisionados pelo estado, seguem “trancados” na Secretaria de Estado de Infraestrutura.
Em janeiro deste ano, o governo estadual chegou a confirmar ao secretário de Agricultura de Tangará da Serra, Welliton Duarte, a disponibilização dos recursos e a liberação já para o mês de fevereiro, assim que fosse aberto o orçamento do estado. Na oportunidade, o secretário foi informado que a verba só não fora liberada no ano passado em função do período eleitoral e por questões orçamentárias.
Esta semana, Welliton Duarte participou de nova reunião na Secretaria de Estado de Infraestrutura, pasta que detém a dotação do numerário. “Ainda não conseguimos a liberação, mas estamos reivindicando, com o apoio do deputado Wagner Ramos”, disse Duarte, referindo-se à intermediação do parlamentar junto àquela pasta estadual.
Os recursos para as obras - de R$ 444.304,02 - têm origem no próprio município (R$ 244,3 mil) e em emenda parlamentar de autoria de Wagner Ramos (R$ 200 mil) junto ao governo estadual. Os recursos já constam no orçamento do município como verba conveniada, conforme projeto de lei (064/2010) aprovado ainda no primeiro semestre do ano passado pela Câmara Municipal.
O projeto da estrutura já está aprovado pelo Estado. Conforme o projeto, a nova Feira da Vila Alta contará com área coberta de 4.050 metros quadrados para abrigar até 32 feirantes. Serão 106 boxes, sendo 90 destinados à comercialização de hortifrutigranjeiros e 16 para produtos de origem animal.
Atualmente, a Feira da Vila Alta é realizada na Rua 14, entre os bairros Vila Alta e Santa Teresinha. A nova estrutura, de acordo com o projeto, terá como localização a quadra 10 da Vila Alta, entre as ruas 24-A e 26-A, e ruas 03 e 04, na área de reserva imobiliária do município localizada no mesmo quarteirão de localização do Hospital Materdei.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Frustrante: PIB per capita de Tangará da Serra é apenas o 55º do estado

Fraca administração de Júlio César Ladeia também deixa Tangará em penúltimo lugar entre os municípios-polo

Sergio Roberto – Redação DS

Se Tangará da Serra figura apenas em 11º lugar no estado com um produto interno bruto (PIB) a preços correntes de R$ 1,122 bilhão, a distribuição por habitante deste numerário deixa o município ainda mais em baixa na comparação com outras cidades.
Segundo os últimos números oficias do IBGE, o PIB per capita de Tangará da Serra figura apenas na 55ª colocação entre os 141 municípios de Mato Grosso. A estagnação da economia tangaraense aponta para um PIB per capita pouco superior a R$ 14 mil, bem abaixo de municípios como a pequena Água Boa (37º colocação, R$ 17,8 mil per capita), localizada na região leste do estado, ou a distante Bom Jesus do Araguaia (30º colocação, R$ 21,1 mil per capita), na região nordeste de Mato Grosso.
Desde o início da gestão de Júlio César Ladeia não ocorreu nenhum evento econômico capaz de impulsionar a economia local. Assim, Tangará da Serra segue com um índice medíocre de crescimento, aparecendo em penúltimo lugar entre os municípios-pólo do interior mato-grossense. Neste quesito, Tangará da Serra supera somente Cáceres, na região oeste, ficando atrás até mesmo de Barra do Garças, que aparece em 46º lugar com um PIB percapita de pouco mais de R$ 15 mil.
VIZINHOS - Embora seja o centro de uma região importante no estado (sudoeste), o município de Tangará da Serra é superado pelos vizinhos Sapezal (3ª colocação, R$ 89,9 mil per capita), Campo Novo do Parecis (7ª colocação, R$ 59,4 mil per capita) e Diamantino (12º, R$ 47,5 mil per capita. Até mesmo municípios como Nova Maringá (18º, com R$ 33,7 per capita), Brasnorte (22º, com R$ 27,5 per capita) e São José do Rio Claro (41º, com 16,5 per capita) superam o município administrado por Júlio César Ladeia.
Confira no quadro anexo algumas comparações do PIB per capita de Tangará da Serra com outros municípios.
PREOCUPANTE - Enquanto municípios como Campo Novo do Parecis, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Rondonópolis agregam valor às suas economias com atrações de novos investimentos privados, Tangará da Serra de debate com projetos malsucedidos.
Rondonópolis, por exemplo, não se contentou apenas com suas grandes lavouras de soja e agroindústrias. Com gestores competentes, o município foi buscar empreendimentos industriais para formar um polo têxtil no estado, impulsionando também outros municípios da região sul do estado, como Primavera do Leste. Há, ainda, previsão de grandes investimentos da indústria de bebidas.
Tangará da Serra, por sua vez, apenas sonha. Não faz muito tempo, o prefeito Júlio César Ladeia anunciou estudos para implantação de (acreditem) um polo aeronáutico que, obviamente, não decolou. A última de Ladeia, anunciada ano passado, é a instalação de uma unidade industrial para industrialização de couros (curtume). Também não se fala mais neste... (?) projeto.
A situação de inércia econômica de Tangará da Serra preocupa, na medida em que o município vai ficando à margem das grandes investidas de empreendedores, ao mesmo tempo em que vai caindo num vácuo que poderá representar uma queda ainda maior até 2012, quando finda o mandato de Júlio César Ladeia.
Assim, fica transferida para as próximas eleições a esperança de Tangará da Serra em retomar o seu desenvolvimento e alcançar o patamar econômico para o qual o município tem potencial.



Ranking/Município
PIB Percapita
1. Sapezal (3º)
89.921,90
2. Campo Novo Parecis (7º)
59.412,15
3. Lucas do Rio Verde (10º)
51.771,45
4. Nova Mutum (11º)
50.955,91
5. Diamantino (12º)
47.582,00
6. Sorriso (14º)
41.343,24
7. Campo Verde (15º)
40.768,46
8. Primavera do Leste (16º)
39.483,04
9. Rondonópolis (24º)
24.317,29
10. Cuiabá (40º)
16.549,14
11. Sinop (44º)
15.688,17
12. Barra do Garças (46º)
15.105,65
13. Tangará da Serra (55º)
14.059,58
14. Várzea Grande (76º)
11.281,10
15. Cáceres (104º)
9.448,84




Obra de duplicação Cristo-Unemat terá projeto modificado visando economia; a resposta da Setpu sai em 10 dias

Redação DS

Representantes do município de Tangará da Serra, entre eles o deputado estadual Wagner Ramos, prefeito Júlio César Ladeia, secretário de Planejamento Clóvis Batista, vereador José Pereira Filho, entre outros, participaram na manhã de ontem de uma audiência, em Cuiabá, com o  secretário de estado de Transportes e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves de Souza Neto, para tratar sobre as obras de duplicação da MT-358, no trecho que liga o Centro de Tangará da Serra à Unemat.
O projeto, elaborado ainda em 2009, foi custeado pela Câmara Municipal de Tangará da Serra e ainda naquele ano foi protocolado junto à extinta Secretaria de Estado de Infraestrutura – hoje Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu). Porém, fatores como o período eleitoral – em 2010 – e o tempo chuvoso que se intensificou nestes primeiros três meses do ano, impediram o início das obras.
Presente na reunião, o deputado estadual Wagner Ramos, que é vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, afirmou que o secretário de Transportes pediu um prazo de dez dias para obter os detalhes do projeto. “A Setpu vai buscar o aval do governador sobre este projeto, que está orçado em quase R$ 8 milhões. O que podemos adiantar é que será feito em duas etapas. Ao final deste prazo estipulado pela Setpu, o governado já terá decidido o que será feito este ano e o que fica para o ano que vem, bem como o planejamento financeiro de liberação de recursos. Então, saberemos quando devem começar as obras”, explicou o parlamentar. Ramos ainda salientou que o projeto sofrerá algumas alterações de modo a ficar mais econômico, onde será feita uma planta-base.
PRESSÃO - Os representantes da comunidade acadêmica da Unemat não escondem a revolta com a demora do início das obras. Eles cobram do governo do estado e do município urgência na execução das obras, dado o elevado número de acidentes registrados nos últimos anos no trecho, que têm grande fluxo de veículos de todos os portes.
Com o acidente da última semana, onde dois universitários ficaram gravemente feridos, a comunidade acadêmica havia divulgado a disposição de realizar manifestações pró-duplicação, onde criticou a lentidão tanto do governo do estado como da administração municipal para a realização da parceria. A representante dos universitários, Luciane Sávio, em entrevista recente ao DS, não descartava, na ocasião, a possibilidade de bloqueio da rodovia, caso o governo não oficializa-se uma resposta em relação à execução das obras. Com esta última reunião, a comunidade acadêmica, bem como os tangaraenses e condutores em geral que trafegam naquele trecho da 358, terão ainda dez dias para aguardar uma posição do governo estadual sobre o início das obras e como serão feitas.
PROJETO INICIAL - O trecho a ser duplicado compreende 5,42 quilômetros, até o posto de saúde da Vila Goiás, já na Rua 26. A obra estava orçada em aproximadamente R$ 9 milhões, agora, segundo o deputado Wagner Ramos, serão cerda de R$ 8 milhões. Há possibilidade de divisão da pista no sistema “New Jersey”, com blocos de concreto. O projeto preliminar apresentado na Secretaria Municipal de Planejamento pela empreiteira Nacon Engenharia em dezembro de 2009, inclui pontes sobre o córrego Estaca e sobre a barragem existente nas proximidades da Unemat. Também estão previstos um bueiro celular na depressão próxima ao estádio Mané Garrincha e uma ciclovia ao longo do trecho. Com mudanças no projeto visando economia, esta proposta pode ficar um tanto diferente, porém, sem alterações significativas.

Professores do Curso de Administração da Unemat analisam cadeias produtivas em Tangará

Esta análise, bem como projetos, são feitos através da Empresa Júnior

LUCIANA MENOLI/Redação DS

“A Empresa Júnior é como se fosse uma empresa junto à Unemat, dando treinamento real ao aluno”, explica o mestre André Ximenes de Melo, professor do curso de Administração, que juntamente com outros sete professores leva adiante o projeto da Empresa Júnior no campus de Tangará da Serra da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).
Melo diz que estão no segundo ponto do projeto, onde estão dissecando algumas cadeias produtivas no município, entre elas a do turismo, onde já foi acertado, em parceria com a prefeitura municipal através da Secretaria de Turismo, um evento entre os dias 15 e 23 de julho. Neste evento, cujo projeto completo deverá ser concluído nas próximas semanas, haverá a projeção de trilhas para o turismo de aventura, desfile de moda e mostra de artesanato, além de uma mostra de vídeos virais e/ou desenhos animados. “Teremos diversas vertentes do turismo com o objetivo de mostrar que em Tangará da Serra é possível fazer turismo”, destaca.
O mestre explicou ainda que serão escolhidos cinco pontos turísticos do município para serem visitados e que o grupo será fechado com 20 pessoas em cada evento. “Temos acesso aos pontos turísticos do município, mas não temos uma estrutura de conhecimento e agentes que promovam esses pontos”.
Sobre o evento de moda e artesanato, a pretensão é convidar empresas e os nichos artesanais para que produzam peças voltadas para este evento, agregando valor às suas marcas e aos produtos expostos. “Temos que colocar as empresas de fabricam moda em Tangará num patamar de qualidade, para que elas criem um selo, agregando valor ao produto fabricado no município. Desta mesma foram, vamos contatar os nichos artesanais para que produzam também um artesanato com a temática tangaraense”, salienta.
O professor disse que esteve em reunião com o secretário de Turismo, Jairo Ayres, no início desta semana e que diversos assuntos foram tratados. Neste reunião, foi decidida a data do evento (15 a 23/07), bem como uma cooperação dos alunos envolvidos na Empresa Júnior quanto à gestão em turismo e a colocação de estagiários no Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Além da cadeia produtiva do turismo, o grupo de oito professores, entre eles André X. De Melo, Ivon de Melo Trelha e Fabiana Lancelotti, está analisando diversas outras cadeias produtivas através da Empresa Júnior, colocando o aluno em contato direto com a área futura de trabalho. “Um exemplo, que já pesquisamos, é a cadeia produtiva do tomate, já que somos da Administração em Agronegócios. Agora, queremos ver algo também referente ao aproveitamento total do pequi”, finalizou.

SMS promove Mutirão da Visão

A meta é atender 280 pacientes em dois dias de consultas 

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Amanhã e sábado, a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra promove o segundo mutirão da visão deste ano. O primeiro aconteceu no final de semana passado, aliado ao mutirão de preventivo do colo de útero, tendendo a 230 pessoas.
Para esta sexta-feira e sábado, a previsão da SMS é de que sejam atendidas 280 pessoas, que estavam já pré-encaminhadas. “Esses mutirões ocorrem para atender a uma demanda reprimida de atendimentos”, explica a coordenadora de saúde da Secretaria, Iolanda Cristina Nascimento Garcia.
Garcia ressalta ainda que a a Secretaria de Saúde encaminha 200 consultas oftalmológicas todos só meses, através do Consórcio, para os cinco oftalmologistas que atendem pelo SUS no município e que estas consultas não têm custo algum. “Há um encaminhamento do clínico geral e , conforme a necessidade e urgência, vamos encaminhando os pacientes aos especialistas, porém, esses mutirões servem para que haja um adiantamento nessas consultas”, relata Garcia, lembrando que nesses dois dias, serão dois especialistas a atenderem no Posto de Saúde Central.
O atendimento começa às 7h na parte da manhã e, às 13h, depois do almoço nos dois dias. “É importante que as pessoas encaminhadas para estas consultas compareçam, afinal estão com estes encaminhamentos há mais de 30 ou 60 dias e perder agora vai demandar mais tempo para a resolução de problemas oftálmicos. Além disso, acabam tomando o lugar de alguém que poderia ser atendido mais rapidamente com este mutirão”, finaliza a coordenadora, explicando que este Mutirão da Visão será o último do semestre e, que conforme a demanda, a Secretaria poderá marcar outro, mas somente para o próximo semestre de 2011.

POLÍCIA

REBELIÃOMulheres e familiares de detentos do Raio 3, da Penitenciária Central do Estado (antiga Pascoal Ramos, no bairro do mesmo nome), ficaram revoltados, na manhã desta quarta-feira (23), com o cancelamento da visita, o que deixou 317 pessoas sem visitas. Nervosas, as mulheres reclamaram do rigor das visitas, principalmente em relação a alguns alimentos, que estão sendo restringidos. O motivo do cancelamento, no entanto, foi outro. Ontem (23), os detentos se rebelaram fazendo um “panelaço”, batendo nas grades das celas. O Raio 3, no entanto, está superlotado, uma vez que tem capacidade para 96 presos.
ESTUPRO I
Uma jovem de 25 anos foi estuprada no início da manha de segunda-feira (21) no bairro, Santa Maria II, em Várzea Grande. A jovem mãe passou pela violência sexual na frente de seu filho de dois anos. A moça foi violentada por volta das 6h30 quando o marido teria saído para o trabalho. Aproveitando da saída do esposo da vítima, o estuprador entrou e rendeu a vítima e o bebê. O agressor estava armado com uma faca. A moça foi estuprada na frente do bebê. Após o estupro, a jovem pediu ajuda à Polícia Civil e foi encaminhada ao hospital.
ESTUPRO II
Policiais militares prenderam em flagrante o vendedor Adriano Honório da Silva, 29, acusado de abusar sexualmente de uma menina de 13, filha de seu primo. O crime ocorreu ontem de madrugada de terça-feira (22) e somente no final da tarde, a menina contou para a mãe que procurou a Base Comunitária do bairro Três Barras, em Cuiabá. O fato ocorreu no jardim Umuarama. Segundo a menina, ela foi levada por Adriano que trabalha com seu pai numa barraca de cachorro quente no centro da cidade. Como os dois homens são primos, Adriano pediu para levar a menina para dormir na casa dele.
NA MADRUGADA"Foi o Adriano, a esposa dele e a menina. Só que durante a madrugada, ele (Adriano) acordou só de toalha, passou as mãos nas nádegas dela e pediu para fazer sexo oral", relatou um policial. A menina ficou assustada e disse que iria gritar. Ela tentou falar com a esposa dele, mas acabou desistindo porque Adriano a acordou também e ela ficou com medo.
PRESO
A menina, então, esperou a mãe chegar do serviço à tarde e contou os fatos. A mãe acionou a PM que levou Adriano para o Cisc do Planalto onde foi autuado em flagrante por estupro de vulnerável.
PRIMEIRO ESCALÃO
A Polícia Civil de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá) já tem pistas dos assaltantes que invadiram, na noite de segunda-feira, a casa de Cláudio Barbosa, irmão do governador do Estado, Silval Barbosa. Além de roubar pertences de valor, os criminosos agrediram a cunhada e o sobrinho do governador.
BATATAUm dos assaltantes, conhecido como "Batata", já foi identificado e reconhecido pelas vítimas. Seu pedido de prisão preventiva foi expedido, e os outros dois podem ser presos a qualquer momento. De acordo com o delegado Bráulio Junqueira, a investigação já levantou que os marginais que invadiram a casa de Cláudio Barbosa, e abordaram sua esposa e seu filho, fazem parte de uma grupo composto por três pessoas, sendo um morador de Sorriso e os outros dois, de Sinop.
A DEDO
Policiais militares prenderam, nesta quarta-feira (23), o assaltante Ederoni Sober Laranjeiras, 30, que, "armado" com o dedo, tentou assaltar uma lotérica, no bairro Goiabeiras. Um funcionário e um cliente que chegava para fazer um jogo não acreditaram no assaltante, que não mostrava arma alguma, mas ameaçou as vítimas. Um segurança próximo percebeu a cena e deteve Ederoni, que foi entregue a policiais militares.

Duas lojas assaltadas na madrugada de quarta em Tangará

Uma no Centro da cidade e outra no distrito de Progresso

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Na madrugada de ontem, dois furtos a lojas no município de Tangará da Serra marcaram o meio desta semana. Em nenhum dos casos, os meliantes foram capturados, porém , a polícia está averiguando pistas e deve chegar aos autores em breve.
O primeiro furto aconteceu numa loja de materiais agropecuários, no Centro tangaraense. Vizinhos avistaram uma das janelas do comércio aberta e avisaram o proprietário, que chamou a polícia. Em rondas, a PM encontrou uma sacola com os produtos furtados, avaliados em cerca de R$ 1 mil. Segundo informações, a empresa que faz a segurança do local ainda avistou um homem suspeito, numa moto, como se estivesse procurando algo, mas este evadiu-se rapidamente da região e não foi localizado.
O segundo caso ocorreu no distrito de Progresso. Lá uma loja de roupas e perfumes foi arrombada na madrugada desta quarta-feira, onde os ladrões levaram perfumes e roupas. “Não avaliei o prejuízo ainda, mas só em perfumes foram mais de R$ 1.500”, disse a proprietária à reportagem do DS, revoltada com a situação e amedrontada. “Nem sei se vou continuar com a loja. Acho que vou fazer como uma amiga, que teve a loja assaltada aqui em Tangará e fechou, pois além do prejuízo material, perdemos a paz, a tranquilidade; ficam o susto e o medo”, completou, informando que há pouco havia chegado com diversas mercadorias novas e que ainda nem pagou os produtos que foram furtados.
Por volta do meio dia, a PM encaminhou dois suspeitos ao Cisc, mas nenhum produto do furto foi encontrado. A proprietária ainda informou que, além dos perfumes, todo o setor de camisaria, muitas peças de confecção feminina, bonés e jaquetas de marcas caras foram levadas e que o furto ocorreu depois das 23h, já que o seu filho chegou por volta deste horário da escola e ainda não havia nada de anormal no local. Os ladrões utilizaram uma chave de fenda para arrombar a porta de vidro e a proprietária nada ouviu, mesmo morando atrás do seu estabelecimento comercial.

Bando rouba R$ 150 mil em produtos de loja; roubos assustam população

Julia Munhoz/Olhar Direto

Um bando arrombou e invadiu uma loja de roupas e perfumes importados, levando aproximadamente R$ 150 mil em produtos na madrugada desta quarta-feira (23), em Chapada dos Guimarães (64 km de Cuiabá). O índice de crimes deste tipo tem assustado moradores e deixado a polícia em estado de alerta.
“Não tem condições, tem roubo todos os dias”, afirmou a proprietária da Edy Edy Shop, Edivana Moreira da Silva. Ela acredita que, pelo número de produtos que foram levados, o bando era composto por três ou quatro homens.
Eles teriam arrombado a porta por volta das duas horas da manhã e, como na loja não havia alarme ou câmeras, a ação só foi constatada pela manhã, quando uma conhecida de Edivana passava pelo local e viu a porta aberta.
A proprietária ressaltou que foram levados produtos das marcas mais caras, principalmente calças, bermudas, bonés e toda a perfumaria masculina, além de uma televisão de 49’.
A ocorrência foi registrada pela Polícia Civil e será investigada pelo delegado João Bosco Ribeiro Barros. Ainda não há informações sobre os suspeitos.
POUCO EFETIVO - Recentemente vem sendo registrado um alto índice de roubos na cidade e, conforme fontes, o pouco efetivo de policiais contribui para o aumento da criminalidade. “O policiamento das Polícias Civil e Militar é pouco por causa do efetivo”.
A Polícia Civil de Chapada conta atualmente com um efetivo de nove investigadores, dois escrivães e um delegado.

PM de Arenápolis recupera veículo de Campo Novo

Edivaldo de Sá /Arenápolis News

Os policiais militares de Arenápolis receberam um telefonema dos colegas de Barra do Bugres, na noite da última segunda-feira (21), dando conta de que uma carreta, marca Volvo FH 440, de cor vermelha, placas NJF – 5142, de propriedade da F.C Siebert Transportadora, com sede em Campo Novo do Parecis, que havia se deslocado de Cuiabá para Campo Novo, poderia estar sendo furtada.
O veículo que era conduzido pelo motorista Edson Elton da Silva Lopes, e estava sendo monitorado via satélite, teria parado num canavial nas proximidades da cidade de Nova Olímpia, retornando pela MT-343 com destino a Arenápolis.
Diante do alerta de desvio de rota, os policiais militares Cabo PM Flávio e Soldado Leite se deslocaram com o objetivo de interceptar o veículo, quando foram informados pelo proprietário que o mesmo já se encontrava na MT-060, sentido estrada vicinal da comunidade do Mamoeiro, distrito de Alto Paraguai. Os policiais se depararam com o veículo no trevo de acesso à comunidade rural e, ao perceber a presença da Polícia Militar, o condutor iniciou uma fuga e, em alta velocidade, entrou no Bairro Jardim Canaã, em Denise. Em seguida abandonou o veículo e se embrenhou num matagal nas proximidades, dificultando que a polícia o capturasse. Os núcleos militares da região foram acionados e cercaram o matagal, onde encontraram uma blusa e um par de chinelos, mas não obtiveram êxito no cerco policial e o possível autor do crime não foi encontrado, mas o veículo foi recuperado e devolvido à empresa.
No veículo, a polícia encontrou documentos pessoais do condutor Edson Elton da Silva, 36, natural de Icaraíma – PR, residente em Campo Novo e que era o motorista do veículo, mas os policiais não souberam informar o paradeiro do mesmo, quatro cartões magnéticos de vários bancos, uma carteira de couro com documentos e uma folha de cheque do Banco Bradesco no valor de R$ 1.500 em nome da transportadora.

Inquérito da operação São Tomé deve ser concluído em dez dias

A quadrilha é acusada de grilagem de terras e fraude em licenças ambientais

TVCA 

O inquérito policial da operação São Tomé deve ser concluído em dez dias segundo o delegado Luiz Henrique Oliveira que conduziu as investigações. “Toda a documentação já foi levada para Cuiabá, na sede da Delegacia de Meio Ambiente onde vai ser feita uma análise e apresentar um relatório final ao ministério público” afirma.
Ainda segundo o delegado, a pessoa apontada como testa-de-ferro da quadrilha continua foragido. Rodrigo Lara Moreira é acusado de falsificação de documentos para grilagem de terras, uso de documentos falsos e corrupção.  De acordo com o delegado, serão feitas mais diligências para que Rodrigo possa ser preso.
Foram nove meses de investigação para desarticular a quadrilha acusada de grilagem de terras e fraude em licenças ambientais para retirar madeira ilegal. Para que os suspeitos continuassem presos, houve uma mudança nas prisões. “A prisão temporária foi convertida em preventiva que é uma prisão mais sólida. Ela não tem um prazo determinado e agora a soltura dessas pessoas vai depender de uma revogação da prisão ou até mesmo de um habeas corpus.  Mas, a expectativa é de que eles fiquem presos durante todo o processo criminal”, esclarece o delegado.
De acordo com o delegado Luiz Henrique a operação São Tomé serviu para frear a concorrência desleal no setor madeireiro. “A aprovação fraudulenta de planos de manejo e até de desmate acabam fomentado a extração ilegal na medida em que são comercializados créditos florestais meramente virtuais. Essas quadrilhas acabam criando uma concorrência desleal com os madeireiros, aqueles empresários que são a maioria e que querem trabalhar dentro da lei.
O esquema, segundo a polícia, rendeu para aos criminosos pelo menos R$ 3 milhões, o equivalente à venda de 1.200 carretas carregadas de madeira. O delegado que comandou as investigações, Luiz Henrique de Oliveira, disse que a quadrilha contava com o apoio de servidores da Sema.


Sargento da PM mentor de grupo de extermínio é condenado a 19 anos
O grupo de extermínio era formado por integrantes da Rotam e GPT

Ronaldo Couto/Olhar Direto

Após dois dias de julgamento, o sargento Celso Pereira de Oliveira, acusado de ser mentor de um grupo de extermínio que agia na região do Araguaia, principalmente nas cidades de Aragarças (GO) e Barra do Garças, foi condenado a 19 anos de cadeia. Ele foi denunciado por participar de uma chacina num bar em fevereiro de 2008.
Oliveira é o primeiro dos sete militares que irão a Júri Popular pela morte de 16 pessoas e mais 7 tentativas de homicídios, no período de 2006 a 2008. Os integrantes desse grupo eram integrantes do GPT e Rotam de Goiás que estão afastados e presos aguardando Juri.
Familiares das vítimas acharam à pena muito pequena para o militar. Os advogados do sargento ficaram insatisfeitos com o resultado e informaram que vão recorrer alegando que não há provas materiais da participação de Celso no duplo homicídio e muito menos da existência do grupo de extermínio.
A pauta de Júri segue nesta quarta-feira (23) com o julgamento do tenente Gustavo Rocha e do soldado Antônio Divino da Silva Moreira; quinta-feira (24) Vandir Silva e João Oliveira Diniz Junior e na sexta-feira (25) irão ao banco dos réus o tenente Neidmar da Silva Camilo e o soldado Odair Fernando Souza.
ENTENDA O CASO - A prisão dos integrantes do GPT em Aragarças em 2008 desencadeou a maior investigação da história de Goiás de envolvimento de militares em mortes violentas no Estado. Em fevereiro de 2011, a Polícia Federal prendeu mais 19 militares na operação denominada Sexto Mandamento, uma lembrança ao que diz a bíblia ‘não matarás’, que investiga a morte de 40 pessoas em Goiás.
A operação da Polícia Federal ouviu em janeiro deste ano o delegado de Barra do Garças, Adilson Gonçalves, que desvendou um triplo homicídio ocorrido em Torixoréu onde uma das vítimas era ex-militar. O delegado barra-garcense prendeu o militar Gezun acusado de participar do grupo de extermínio e por isso sofreu várias ameaças. A partir do depoimento de Adilson, a PF desencadeou a operação Sexto Mandamento
Um dos meios de transporte utilizados para os crimes era motocicleta. De acordo com as investigações do MP, veículos do GPT, que estavam em patrulhamento nos mesmos dias dos crimes, dariam cobertura na fuga dos criminosos.
Enquanto as investigações foram levadas adiante houve tentativa de intimidação das autoridades. A casa da delegada Azuen Albarello foi alvejada por tiros e o seu carro foi riscado com a letra M (de morte). A promotora e o juiz de Aragarças também foram ameaçados com um incêndio criminoso que houve no Fórum em março de 2010.
A relação de crimes atribuídos ao grupo extermínio, inclui outros 14 homicídios, sendo de Elder Vieira dos Santos, Roberto Pereira Sobrinho, Sebastião Mendes de Castro, Mauriti Ribeiro de Andrade, Elder Júnior Silva Martins, Sezamar Pereira da Silva, Warlinton Pereira dos Santos, Carlos Eduardo Farias Miranda, Iron Manoel da Silva, Arlindo Pereira dos Santos, Cicero Paulino Gomes, Josivan Inácio Oliveira, Daniel Martins de Sousa e Wilson Oliveira Luz.
Sofreram tentativas de homicídio as seguintes vítimas: Ney Santos Botelho, Epaminondas Mendes Pina, Edilson Sales Bezerra, Leandro Peres Vargas, Rosalino Rodrigues da Silva e João Bosco Pereira dos Santos.
Os acusados do GPT ficaram presos por quase dois anos no presídio de segurança máxima em Campo Grande-MS e foram recambiados para Goiânia para realização do julgamento.

Revoltado, empresário promete matar e enterrar bandidos no meio da rua

24 Horas News

“Não vamos mais ficar quietos. Os bandidos estão deitando e rolando em cima das Polícias Civil e Militar porque sabe que as duas principais forças de segurança de Mato Grosso não tem homens para combatê-los. Agora prestem atenção, se vocês encontrarem uma cruz no meio da rua, pode cavar que lá tem um defunto”. O alerta é do empresário que só se identificou como “Pano”, morador de Cuiabá. Ele revela que descobriu que 95% das ocorrências policiais registradas não são investigadas.
Revoltado depois se sofrer o 14º assalto em menos de uma nos, seis deles registrados na Polícia Civil, mas que nunca nada foi resolvido, o empresário afirma que está conversando com amigos, todos também vítimas por diversas vezes de bandidos, com a disposição de fazer justiça com as próprias mãos.
A vítima diz que tem acompanhado o noticiário policial pela imprensa e tem comprovado, por exemplo, segundo ele, que quando a vítima é um figurão, principalmente quando se trata de uma autoridade ou membro da família de uma autoridade, logo o caso é resolvido e o bandido ou os bandidos são presos.
Agora, segundo “Pano”, quando a vítima é uma pessoa comum, o caso cai no esquecimento. Ele conta, entre outras histórias, que todas às vezes em que ele foi nos Centros Integrados (Ciscs) de Cuiabá, sempre ouviu a mesma frase:
- “Não temos como fazer nada porque estamos sem efetivo ou sem homens para correra atrás dos bandidos”. Pano conta que nas conversas que teve nos últimos tempos com policiais civis e militares, também comprovou que os Ciscs estão abarrotados de ocorrência que nunca, sequer foram lidas pela autoridades policiais, quando mas investigadas.
“Os policiais não escondem de ninguém que 95% das mais cem mil ocorrências policiais registradas por ano na Grande Cuiabá, sequer são lidas, quanto mais investigadas. Isso é um absurdo, uma vergonha para um Estado onde os assaltantes e os traficantes comandam o crime organizado”.
“Nós vamos caçar e matar, pelo menos uns dois bandidos a partir de agora para chamar a atenção. Eles que se cuidem, pois nós não aguentamos mais ser assaltados e ver as pessoas serem assaltadas sem fazer nada. Se os homens que comandam a nossa segurança pública não tomam atitude, nós vamos tomar, mesmo que amanhã a gente também vá preso no lugar dos bandidos”, alertou. (JRT).

quarta-feira, 23 de março de 2011

DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Conscientização e plantio de árvores nativas marcam Dia Mundial das Águas

Atividades em Tangará da Serra envolveram entidades e órgãos ligados ao poder público. Córrego Mutum recebeu mudas de espécies nativas

Sergio Roberto – Redação DS

O Dia Mundial das Águas, comemorado ontem (22.03), motivou boa mobilização de entidades ambientais, órgãos ligados ao poder público e comunidade estudantil de Tangará da Serra.
As atividades foram coordenadas pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba (CBH Sepotuba) e tiveram a participação das secretarias Estadual e Municipal de Meio Ambiente (Sema e Semmea), Polícia Ambiental, Unemat e Secitec. Logo cedo, as atividades se concentraram na Praça da Bíblia, onde houve trabalhos de conscientização sobre a importância da água e preocupação com a degradação dos recursos hídricos.
A mobilização foi estendida para o Jardim Califórnia, onde houve plantio de mudas de espécies nativas na área de preservação permanente do Córrego Mutum, além de retirada de lixo daquele curso d’água.
Segundo o presidente do CBH Sepotuba, Décio Eloi Siebert, a preservação dos mananciais e cursos d’água, bem como suas matas ciliares, é de extrema importância dada à atual situação de degradação em grande parte das malhas hidrográficas espalhadas pelos cinco continentes do planeta.
Quanto à região, Siebert cita o principal rio, o Sepotuba, que sofre com degradações em suas cabeceiras e também ao longo das suas margens. “São danos sérios, com nível preocupante de degradação. É preciso evitar situações como estas e buscar alternativas de recuperação”, disse.
O presidente do CBH menciona também as agressões sofridas pelos afluentes do Sepotuba, como é o caso da microbacia do Queima Pé, rio que abastece Tangará da Serra e que já mostra apreensível grau de assoreamento.
Décio Siebert também destaca os processos erosivos causados pela atividade agropecuária e os impactos causados pelas usinas hidrelétricas já construídas e em construção, além da previsão de impactos com as usinas que estão em fase de projetos. “Temos quatro usinas construídas na bacia do Sepotuba e há outras 22 que estão em construção, e também em fase de projeto, inventário e licenciamento”, considerou.      

Rio Sepotuba possui grande importância na rede hidrográfica estadual

Sergio Roberto – Redação DS
O complexo hidrográfico do Sepotuba também integra a Rede Hidrológica Básica do Estado de Mato Grosso. É formado também pelos rios Juba, Formoso, Sapo, Salto, Maracanã, Taquarinha, Tarumã e outros afluentes menores, somando pelo menos 15 microbacias em seu entorno.
A bacia possui bom índice de preservação, mas já inspira cuidados. Há inúmeras áreas com alto grau de degradação e gravíssimos casos de erosão. Segundo Décio Siebert, os grandes eventos agressivos estão relacionados às atividades econômicas – em especial a agropecuária – desenvolvidas no entorno da bacia. Os resultados destas atividades são danos irreversíveis ao solo – em sua maioria arenoso –, às matas ciliares e à vegetação em geral. “Nas cabeceiras da bacia há dezenas de pontos de erosão, sendo 30 deles somente no Juba. Metade já atingiu o lençol freático, provocando voçorocas”, explicou o presidente do CBH Sepotuba. 
Os efeitos da degradação do solo são facilmente perceptíveis, com grandes feridas ambientais provocadas pelas erosões. Nos córregos, os bancos de areia podem ser visualizados de longe, o que significa o comprometimento das microbacias que formam os afluentes do rio Sepotuba, importante artéria aquífera da bacia do Pantanal. Todo este cenário desolador é o retrato de atividades agrárias desenvolvidas sem o menor critério de conservação ambiental, gerando um passivo ambiental inestimável.
Nas estradas vicinais também se pode constatar processos erosivos. Sem práticas de contenção, as águas escoam de lavouras e campos na forma de enxurradas em direção a os cursos d’água, aumentando o potencial de assoreamento de córregos e rios.
A origem dos problemas ambientais está no início da ocupação da região, nos anos de 1950. Naquela época não havia qualquer técnica de uso/manejo do solo e estas práticas equivocadas atravessaram anos, sendo até mesmo transmitidas de geração para geração. Hoje a consciência em torno da sustentabilidade e da preservação é maior, mas ainda insuficiente para frear a ocorrência de danos ambientais, o que poderá decretar o desaparecimento de inúmeros recursos hídricos em poucos anos.

Manifesto das Águas reúne centenas de pessoas em passeata pelas ruas de Nova Olímpia

Nélson Alves / Assessoria

O 9º Manifesto das Águas, realizado em Nova Olímpia, em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 março reuniu, como tradicionalmente, centenas de pessoas em uma grande passeata pelas principais avenidas da cidade. O evento foi organizado pela Organização Não Governamental-ONG “Esquadrão de Proteção a Natureza”, Departamento de Meio Ambiente e Defesa Civil.
Como de costume, a concentração envolvendo diretores, professores e alunos, autoridades municipais e representantes de entidades e igrejas do município, aconteceu no Centro de Eventos e de lá, seguiu até ao salão paroquial da Igreja Católica Matriz, onde aconteceram os discursos e aproveitando a oportunidade, a ONG entregou certificados de agradecimento aos colaboradores do evento.
Na opinião de Valdeci dos Anjos Gonçalves, o popular Braddock, com o ‘Manifesto das Águas’, a cada ano, vai se criando uma consciência maior sobre a necessidade da preservação e conservação dos mananciais aquíferos. Ele lembrou que existem no município rios e córregos sofrendo com a falta de preservação e a intenção da ONG é levar soluções aos problemas de forma a interagir o cidadão com o meio que vive. “Acreditamos que somente assim teremos um ambiente de qualidade no futuro”, disse Valdeci.
Representando a Igreja Católica, o padre José Maria Basílio conclamou a todos a orarem por aqueles que não tem água. “É um momento de reflexão que devemos fazer, pois enquanto temos água em casa, outros precisam buscar em latas a longa distância, alguns bebem água suja, bem como tem aqueles que pagam muito caro pela água”, lembrou o pároco. A secretária de Educação, Cida Cassate aproveitou para agradecer a participação dos professores e alunos, e principalmente a coragem e determinação do organizador do evento, Braddock que há 09 anos desenvolve com brilhantismo o Manifesto.
O prefeito Dr. Francisco de Medeiros externou seu contentamento pela união de tantas pessoas na defesa de uma causa tão importante, bem como demonstrou sua preocupação com a crescente diminuição das reservas de água. “Daqui a 30 anos, poderemos ter problema de água no município. Além de preocuparmos, devemos tomar atitudes para que isso não venha acontecer. Vamos economizar e preservar esse importante líquido”, conclamou o prefeito Dr. Francisco.
PARTICIPAÇÃO - Foi registrada no evento, a presença de diretores, alunos, professores das escolas Wilson de Almeida, João Monteiro Sobrinho, Francisca Alencar, 13 de Maio, Sagrado Coração de Jesus, Cida Mozar, Renê Barbour, Escola Especial Dante de Oliveira, Escola de Educação Infantil, Colégio Ceno, Acino, Rotary Clube, Igreja Católica, Usinas Itamarati, Peti e Sintep.

Rios em Mato Grosso já apresentam índices críticos de qualidade

Redação 24 Horas News

Na comemoração do Dia Mundial da Água, um alerta: alguns rios de Mato Grosso já começam a apresentar “índices de criticidade”  em relação à qualidade da água. Exemplo, são os rios São Lourenço e Vermelho, ambos na bacia hidrográfica do Paraguai. É o que revela o gerente de Laboratório da Superintendência de Monitoramento de Indicadores Ambientais, Sérgio Batista Figueiredo. Os dois rios atendem a região Sul de Mato Grosso e são considerados de vital importância humana.
O Rio Vermelho banha a cidade de Rondonópolis, a terceira mais importante do estado. Ele nasce em Poxoréu e se constitui num dos principais formadores do Rio São Lourenço, que, por sua vez, nasce no município de Campo Verde, passando pela cidade de Dom Aquino e deságua no Pantanal. O São Lourenço é considerado  bom para atividade pesqueira.
A Secretaria de Meio Ambiente deverá disponibilizar dados da qualidade da água dos principais rios localizados nas três regiões hidrográficas existentes no estado. Os dados relativos ao período de 2007 a 2009 trazem informações dos rios Cuiabá, Paraguai, Rio das Mortes, Rio das Garças, Rio Araguaia, Teles Pires, Juruena, Arinos e dos Peixes, além do Rio Vermelho e São Lourenço.
“Esses rios possuem uma importante representatividade em relação ao uso e ocupação do solo, utilização da água pela população para abastecimento, irrigação e ecoturismo”, explicou Sérgio Batista.
Para Sergio Batista de Figueiredo, essas informações, que estarão disponíveis no site da Sema, a partir desta terça-feira, “são importantes para não só para subsidiar a gestão ambiental, mas também para embasamento de estudos, projetos de recuperação ambiental e de recursos hídricos, entre outros”.
Mato Grosso, conhecido como “Estado das Águas”, existem três grandes regiões hidrográficas: as bacias do Paraguai, Amazônica e Tocantins-Araguaia. O conhecimento da qualidade da água superficial e subterrânea é fundamental para que os técnicos possam acompanhar as tendências de degradação da sua qualidade nas bacias hidrográficas e, a partir desse acompanhamento, possam ser definidas e implementadas políticas públicas que assegurem a sua disponibilidade a todos os usuários.
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. Em todo o mundo, esse dia é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mais da metade dos municípios pode ficar sem água em 2015

O levantamento também aponta necessidade de investimentos significativos em coleta e tratamento de esgotos

Agência Brasil

Dono do maior potencial hídrico do planeta, o Brasil corre o risco de chegar a 2015 com problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios. O diagnóstico está no Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água, lançado ontem (22) pela Agência Nacional de Águas (ANA). O levantamento mapeou as tendências de demanda e oferta de água nos 5.565 municípios brasileiros e estimou em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez.
Considerando a disponibilidade hídrica e as condições de infraestrutura dos sistemas de produção e distribuição, os dados revelam que em 2015, 55% dos municípios brasileiros poderão ter déficit no abastecimento de água, entre eles grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Porto Alegre e o Distrito Federal. O percentual representa 71% da população urbana do país, 125 milhões de pessoas, já considerado o aumento demográfico.
“A maior parte dos problemas de abastecimento urbano do país está relacionada com a capacidade dos sistemas de produção, impondo alternativas técnicas para a ampliação das unidades de captação, adução e tratamento”, aponta o relatório.
O diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, disse que o atlas foi elaborado para orientar o planejamento da gestão de águas no país. Segundo ele, como atualmente mais de 90% dos domicílios brasileiros têm acesso à rede de abastecimento de água, a escassez parece uma ameaça distante, como se não fosse possível haver problemas no futuro. “Existe uma cultura da abundância de água que não é verdadeira, porque a distribuição é absolutamente desigual. O atlas mostra que é preciso se antecipar a uma situação para evitar que o quadro apresentado [de déficit] venha a ser consolidado”, avalia.
De acordo com o levantamento, as regiões Norte e Nordeste são as que têm, relativamente, os maiores problemas nos sistemas produtores de água. Apesar de a Amazônia concentrar 81% do potencial hídrico do país, na Região Norte menos de 14% da população urbana é atendida por sistemas de abastecimento satisfatórios. No Nordeste, esse percentual é de 18% e a região também concentra os maiores problemas com disponibilidade de mananciais, por conta da escassez de chuvas.
O documento da ANA calcula em R$ 22,2 bilhões o investimento necessário para evitar que o desabastecimento atinja mais da metade das cidades brasileiras. O dinheiro deverá financiar um conjunto de obras para o aproveitamento de novos mananciais e para adequações no sistema de produção de água.
A maior parcelas dos investimentos deverá ser direcionada para capitais, grandes regiões metropolitanas e para o semiárido nordestino. “Em função do maior número de aglomerados urbanos e da existência da região do semiárido, que demandam grandes esforços para a garantia hídrica do abastecimento de água, o Rio de Janeiro, São Paulo, a Bahia e Pernambuco reúnem 51% dos investimentos, concentrados em 730 cidades”, detalha o atlas.
“Esperamos que os órgãos executores assumam o atlas como referência para os projetos. Ele  é um instrumento de planejamento qualificado, dá a dimensão de onde o problema é grande e precisa de grandes investimentos e onde é pequeno, mas igualmente relevante”, pondera Andreu.
Além do dinheiro para produção de água, o levantamento também aponta necessidade de investimentos significativos em coleta e tratamento de esgotos. O volume de recursos não seria suficiente para universalizar os serviços de saneamento no país, mas poderia reduzir a poluição de águas que são utilizadas como fonte de captação para abastecimento urbano.
Andreu espera que o diagnóstico subsidie a elaboração de projetos integrados, compartilhados entre os órgão executores. “Ao longo do tempo, o planejamento acabou se dando apenas no âmbito do município, que busca uma solução isolada, como se as cidades fossem ilhas. É preciso buscar uma forma de integração, de planejamento mais amplo, preferencialmente por bacia hidrográfica”, sugere o diretor-presidente da agência reguladora. “Ainda não estamos no padrão de culturas que já assumiram mais cuidado com a água. Mas estamos no caminho, e o atlas pode ser um instrumento dessa mudança”.

Engenheiro cria técnica para enfrentar estiagem e prevenir grandes tempestades

Agência Brasil

Uma pequena empresa de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, que criou uma tecnologia limpa para provocar chuvas, quer o apoio do governo federal para consolidar um modelo nacional de enfrentamento de estiagem e de prevenção de grandes tempestades. O proprietário da empresa, chamada ModClima Pesquisa e Desenvolvimento Ltda, pediu audiência com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, para apresentar a tecnologia.
Mercadante é um dos ministros que estão à frente do Sistema Nacional de Alerta e Prevenção de Desastres Naturais, anunciado pelo governo em janeiro, à época das enchentes e dos desabamentos na região serrana do Rio de Janeiro, por causa das fortes chuvas. Além da época de estiagem, a tecnologia pode ser usada antes de tempestades para diminuir a intensidade das chuvas. A data do encontro com o ministro não foi definida ainda.
O dono da empresa, o engenheiro Takeshi Imai, de 68 anos, chamou a técnica que ele inventou de modificação consciente do clima e ambiente, daí o nome ModClima. A tecnologia envolve a “semeadura” de nuvens com água potável borrifada por avião. Essa água, que não tem aditivo químico, se encontra com as gotículas já existentes nas nuvens e provoca a chuva, processo descrito como “colisão-coalescência”, que ocorre naturalmente quando há chuva.
Atualmente, a ModClima usa um avião bimotor equipado com tanque de 300 litros e bicos móveis nas asas e na cauda que esguicham água. As nuvens são escolhidas por meio de radares apontados para a região onde se quer criar a precipitação. Se não houver nuvem, não há como provocar chuva. O recorde de chuva provocada registrado por pluviômetro é 60 milímetros.
Em dez anos de funcionamento, a empresa acumula em seu portfólio mais de 600 chuvas em diversos lugares no oeste da Bahia, em Santa Catarina e em São Paulo. A ModClima é contratada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para fazer chover nos reservatórios dos sistemas de abastecimento Cantareira e Alto Tietê.
Com o governo federal, a empresa tenta viabilizar a criação de “unidades produtoras de chuva” em áreas extensas com déficit hídrico. “Isso pode evitar incêndios florestais e favorecer a revitalização de nascentes e mananciais”, explica Marjorie Imai, filha do engenheiro Takeshi Imai e diretora da ModClima.
As unidades produtoras de chuva também podem consorciar áreas de proteção ambiental, fazendas e reservatórios e, assim, viabilizar o custo da operação. A hora do voo é na faixa de R$ 12,5 mil. O preço varia conforme o número de voos, a necessidade de manutenção da aeronave, a logística das equipes em terra e a duração do trabalho.
De acordo com notícia publicada no site do Ministério da Ciência e Tecnologia, a ModClima apresentou a técnica durante a recente Convenção das Nações Unidas para Combate à Desertificação, que ocorreu em fevereiro na Alemanha. A tecnologia, que está patenteada, foi premiada no 7º Simpósio Internacional da Água, em 2005, na França.

POLÍCIA

PASTOR
A mãe de uma menina de três anos de idade registrou nesta segunda-feira (21) um boletim de ocorrência no Cisc de Rondonópolis, onde acusa um pastor de estuprar sua filha. Segundo o documento, o pastor é marido da babá da criança e a mãe afirmou que deixou sua filha na casa deles pela manhã e retornou para buscá-la por volta de 16h30. A mãe relatou que ao chegar em casa a menina passou a se queixar de dor na parte íntima e ela percebeu que a região estava avermelhada.

TIO
De acordo com a mãe, a menina não soube explicar o que havia acontecido, mas apontava para sua parte íntima e dizia que foi o “tio”, o “tio que corta as unhas”. Diante da situação, a criança foi levada ao médico e um exame confirmou que a região estava diferente para uma menina de três anos. O suposto infrator, segundo o boletim de ocorrência, pode ter acariciado a região com o dedo e provocado a dor e vermelhidão.

ESTUPRO
A Polícia Judiciária Civil do município de Vila Rica, cumpriu na manhã de ontem (22), mandado de prisão preventiva contra um homem suspeito de abusar sexualmente de uma menina com 08 anos de idade. Mizael Izabel dos Santos, 73, foi preso e indiciado pela prática de crime de estupro de vulnerável. De acordo com o delegado, Vitor Chab Domingues, a denúncia foi feita pela avó materna, responsável pela menor, que reclamava de dores e sangramento da região genital.

AMIGO
Ao ser ouvida, a vítima K.M.D.S, confirmou que conhecia Mizael por ser amigo do seu pai e certo dia, quando saiu da escola, o acusado ofereceu balinhas e dinheiro para que a menina o acompanha-se até sua casa. Na residência, a vítima teve as mãos amarradas e a boca tampada com uma fita. Após ele praticou a ato de conjunção carnal.

COMPROVAÇÃO
K.M.D.S foi encaminhada em estado de urgência à cidade de Confresa (1.160 km a Nordeste), para realizar o exame de corpo de delito que comprovou o abuso sexual há cerca de 10 a 15 dias atrás. Preso, o acusado foi encaminhado à cadeia pública do município e ficará à disposição da Justiça.

20 PASSAGENS
Moradores do bairro Lírio dos Campos, em Nova Mutum, não tiveram dúvidas. Prenderam, amarraram e entregaram à PM um jovem que completou 18 anos recentemente e foi flagrado cometendo um furto nesta terça-feira. Quando menor de idade, ele colecionou mais de 20 passagens na polícia por roubos e furtos.

NO XADREZ
A prisão do acusado se deu após uma mulher chegar em casa e encontrar o ladrão dentro da residência cometendo o furto. Ela avisou os vizinhos, que não titubearam em correr atrás do jovem e fazer a “prisão” em flagrante. Com a chegada da viatura da PM, o criminoso foi levado para a delegacia, prestou depoimento e foi encaminhado para a Cadeia Pública. Segundo a PM, foi o primeiro furto do rapaz após ele completar os 18 anos.

A PAULADAS
A.A.F, (16), esteve presente na Delegacia Civil de Matupá comunicando que no dia 16, sua irmã, L.M.F (20), lhe havia agredido com unhadas, mordidas e pauladas, vindo a causar lesões graves. O fato foi registrado no Conselho Tutelar, onde a vítima ainda relatou que, no dia 18, foi agredida novamente pela irmã, na região do braço e pescoço com um cabo de vassoura, casando lesões gravíssimas. O delegado de Polícia, David Fernandes e Silval, requisitou o exame de corpo de delito e instaurou o inquérito policial para descobrir as causas e indiciar a suspeita.


Por ciúmes: Homem ateia fogo em carros de senhor que teria 'cantado' sua esposa

Quando abordado pela PM, Adão confirmou seu ato de fúria

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Na noite da segunda-feira, por volta das 22h45, a Polícia Militar foi acionada pelo Corpo de Bombeiros para atender a uma chamado atípico na rua 6 do Jardim Shangri-lá. Um homem havia ateado fogo a dois carros. O motivo: ciúmes.
Os Bombeiros debelaram as chamas e os carros, um GM Opala azul sem placas e um Fiat Fiorino, placas GRO 1029 de Uberaba/MG, encontram-se num guincho da cidade.
Já o incendiário, Adão Ronaldo da Silva Teixeira, 24, foi preso pela PM, em sua casa na rua 54-A do mesmo bairro. Segundo Adão, o proprietário dos veículos, A.R.C., de 37 anos, teria 'cantado' sua esposa. Enfurecido e com ciúmes, Adão não pensou duas vezes e se vingou ateando fogo aos veículos.
Ao ser detido, ele admitiu o ato. Em sua casa a PM apreendeu ainda, espuma e um isqueiro, material que teria sido utilizado por Adão para promover o incêndio.


Jovem é abordado por homens armados no Centro tangaraense e tem sua moto levada

A moto ainda não havia sido emplacada; a vítima pegou o veículo na concessionária na última quinta

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Na noite da segunda-feira, 21, ainda, dois assaltos chamaram a atenção. No primeiro, por volta das 22h45, um jovem voltava da Escola Estadual 29 de Novembro e partia para sua casa, na Vila Goiânia. Chegando à sua casa, vestiu roupa apropriada e rumou de volta à escola, onde participaria de um jogo, quando foi abordado por dois homens armados numa Biz, que lhe deram voz de assalto e levaram sua moto, uma Honda Fan 125 preta.
A vítima estava acompanhada de um amigo e diz que, no caminho para sua casa, a dupla de assaltantes teria passado por eles. O assalto ocorreu na Rua 20 pouco antes da esquina com a Avenida Brasil, em pleno Centro tangaraense, por volta das 23h15. Os assaltantes estavam armados com armas de fabricação caseira, de acordo com relatos da vítima, que acabara de retirar a moto da concessionária na quinta-feira passada, menos de uma semana atrás; o veículo ainda nem estava emplacado.
IPÊS - Depois deste assalto, houve outro no Jardim dos Ipês que parece ter ligação direta com o primeiro. Dois rapazes, um numa Honda Biz e outro numa Fan preta sem placa, deram voz de assalto ao proprietário de um bar no Ipês. Este teria fechado rapidamente o estabelecimento comercial, o que não permitiu que os assaltantes obtivessem êxito, porém, no momento do fechamento da porta, os criminosos reagiram atirando contra o comerciante, que levou um tiro de raspão no ombro e já encontra-se restabelecido.
Conforme relatou a vítima do primeiro assalto, que teve levada sua moto nova, a polícia segue investigando e pretende solucionar o caso o mais brevemente possível, contudo, ainda não há pistas sobre os autores do roubo na Centro e da tentativa no Jardim dos Ipês.


MPE sugere criação de Conselho Municipal Antidrogas em Tangará da Serra

Clênia Goretti/Assessoria MPE

Com o objetivo de fomentar e fortalecer a política municipal de combate às drogas em Tangará da Serra, o Ministério Público Estadual, por meio das promotorias de Justiça cíveis e criminais, encaminhou ao Poder Executivo uma minuta de projeto de lei para criação do Conselho Municipal Antidrogas (Comad). Pretende-se, com a iniciativa, assegurar a implementação de ações pautadas na Política Nacional sobre Drogas e na Política Nacional sobre o Álcool, de forma integrada.
De acordo com o MPE, entre as atribuições do Conselho Municipal Antidrogas estão a elaboração, articulação, implantação, acompanhamento e fiscalização da Política Municipal sobre Drogas. O conselho deverá também atuar como coordenador das atividades desenvolvidas pelas instituições e entidades municipais, responsáveis pelo desenvolvimento das ações. Terá ainda que acompanhar a execução das ações de fiscalização e repressão executadas pelo estado e pela União.
Cada município conta com uma realidade distinta que requer ações diferenciadas em relação à política sobre drogas. Neste sentido, os Conselhos Municipais sobre Drogas devem ser compostos por diferentes atores sociais para aproximar as ações, discussões e debates às reais necessidades e demandas locais”, afirmaram os promotores de Justiça Renee do Ó Souza, Antônio Moreira da Silva, Mauro Poderoso de Souza e Luciano André Viruel Martinez, em um trecho do documento enviado ao Poder Executivo.
A recomendação para criação de conselhos municipais antidrogas nos municípios faz parte do Programa Estadual desenvolvido pelo Ministério Público, denominado “Todos contra as Drogas Ilícitas”. O referido programa foi aprovado pelo Colégio de Procuradores de Justiça no final do ano passado.
CONSUMO - De acordo com pesquisa realizada pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), em parceria com o Centro Brasileiro de Informações Sobre Drogas, 22,8% da população brasileira já usou algum tipo de droga ilícita. Em relação às drogas lícitas, como álcool e tabaco, cerca de 74% ingeriu algum tipo de bebida alcoólica e 12,3% são dependentes. “Esses números indicam a necessidade da elaboração e integração das políticas setoriais por meio da descentralização das ações e o estabelecimento de parcerias, para a redução dos riscos e danos do consumo abusivo de qualquer tipo de droga”, ressaltaram os promotores de Justiça.


Caminhão carregado de bois perde o freio e invade praça

O motorista teve muito sangue frio porque conseguiu furar dois sinais e desviou de vários carros sem bater em ninguém

Ronaldo Couto/Olhar Direto

A população de Barra do Garças (508 km de Cuiabá) levou um susto na manhã desta terça-feira (22) com um caminhão desgovernado, que foi obrigado a invadir a praça para evitar atropelamentos. O acidente ocorreu por volta das 10h.
Um caminhão-gaiola Wolks 13.180, carregado de bois, perdeu o freio quando descia Avenida João Alberto. O veículo furou dois semáforos e desviou de vários carros e quase bateu numa viatura da polícia.
O motorista percebendo que poderia acontecer algo pior decidiu jogar o veículo em cima da praça. O caminhão quebrou os bancos da praça e arrancou um orelhão temático da figura de uma onça pintada. Bombeiros e militares compareceram no local.
O motorista explicou que o caminhão perdeu o freio próximo à Casa do Criador e andou três quadras sem conseguir pará-lo. A sorte, segundo o motorista, é que ele estava devagar.
Esse é o segundo acidente em menos de uma semana na praça do Garimpeiro com caminhões. Na semana passada, uma carreta tombou no mesmo lugar ao fazer o contorno esparramando soja na pista. Um caminhonete que estava perto foi atingida.
A população aguarda ansiosamente a construção do anel viário para desviar o tráfego de veículos pesados das BR-070 e BR-158, que acabam passando por dentro da cidade. De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), mais de mil caminhões passam pelo município diariamente.
O anteprojeto do anel viário já foi aprovado em Brasília, faltam às licenças ambientais para construção. A obra está avaliada em R$ 90 milhões.