Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

sexta-feira, 18 de março de 2011

Sserp responde prefeito: Presidente diz que Ladeia mentiu várias vezes em sua entrevista à TV, na qual declarou que servidores não precisaram do Sindicato em sua gestão

A batalha do Sindicato dos Servidores Públicos é pela incorporação da economia com o RPPS ao salário-base

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Em  resposta às declarações do prefeito Júlio César Davoli Ladeia, em um programa de tevê no início da semana, acerca do Regime de Previdência Própria dos Servidores (RPPS), o SerraPrev, posterior às declarações do Sindicato dos Servidores Público (Sserp), em que o presidente, José Antônio Garcia Neto, declarou que Ladeia desrespeita os servidores e que não teria como dialogar com o Executivo, por causa desta postura, uma nova Assembleia foi marcada para que a minuta da lei do SerraPrev fosse avaliada pelo servidores. Será no dia 02 de abril, no Centro Cultural.
Dentro deste imbróglio e das acusações bilaterais, o Sintep/Subsede Tangará da Serra, enviou um ofício à Câmara solicitando tal Assembleia. O projeto, que seria votado na semana passada, foi retirado da pauta do Legislativo e deve ser votado somente após a apreciação dos servidores, nesta Assembleia Geral, para a qual todos são convocados, no início do próximo mês. “Concordamos com o RPPS, porém, este deve respeitar a diferenciação classista, onde os professores têm prerrogativas específicas. Nesse sentido, a prefeitura nos atendeu, contudo, com toda a turbulência essa Assembleia se faz necessária para colocar os servidores a par da lei, antes de sua aprovação pelo Legislativo”, explicou o presidente do Sintep, José Rosa de Paula. “O regime de previdência tem que nascer sólido, não pode nascer com a prerrogativa de daqui a 10 ou 20 anos falir, não se sustentar. Por isso, tem que ser estudado e bem estruturado”, salientou ainda.

Com uma nova Assembleia marcada e com a votação pela Câmara adiada por intermédio de Sintep e Sserp, respectivamente, o presidente do Sserp, Neto, compareceu à redação do DS esta semana, rebatendo as declarações do prefeito em entrevista exclusiva à nossa reportagem.

DS – Num programa local, Ladeia declarou que, na sua gestão, o servidor público municipal nunca precisou do Sindicato. Inclusive, até o apresentador, na ocasião, fez questão de repetir esta frase. O que o senhor pensa disso?
NETO – Bem, vou apenas discorrer sobre algumas ações do Sserp mais atuais, como o Seletivo da Educação, que foi um fiasco, e o Sindicato foi chamado para ajudar a consertar a situação. Ainda, sem a presença do Sserp, não teria havido a discussão sobre o RPPS. Sem a presença do Sindicato não teria ocorrido a reestruturação do Estatuto do Servidor. O concurso público só aconteceu porque o Sindicato foi à Promotoria interceder por sua realização, dentre outras coisas.DS –  O prefeito também relatou que uma economia de R$ 12 milhões teria sido feita, caso o regime de previdência tivesse sido aprovado há anos atrás. O que seria feito com essa economia?
NETO – O prefeito Júlio César só pensa em economia em relação ao RPPS para os cofres públicos, para fazer obras, mas se esquece, mais uma vez, dos servidores. O que o Sindicato pretende somente é que, em 2011, com esta economia, é que o salário-base dos servidores efetivos seja melhorado, porque temos uma perda muito grande, resultado das reposições salariais dos últimos 13 anos. Além disso, ele mentiu que em sua gestão deu 19,88 % de reposição, acima do índice de inflação. Isso não é real e tenho dados que comprovam. Por isso, faço um desafio, que ele mostre seus cálculos sobre os dados que ele relata.DS – Na entrega da minuta da lei do RPPS, o prefeito disse que o Sindicato concordou?
NETO – Isso é mentira. Nesta reunião, deixei claro que o Sindicato queria discutir sobre a economia, que gostaria de uma reunião em seu gabinete para ver essa questão e discutir o projeto do RPPS e reposição salarial. O próprio Júlio pediu para que eu enviasse um ofício a ele, que foi enviado e protocolado no ano passado. Ele falou que não havia recebido e, depois do recesso de final de ano, protocolei novamente e levei em mãos à secretária de gabinete. Até este começo de março, não tive resposta alguma. Ainda sobre a reunião, ele disse que depois que o Jurídico terminasse a reestruturação do Estatuto dos Servidores, sentaria com a Comissão do RPPS para confrontar as duas leis e tirar as divergências, o que nunca aconteceu.DS – O que o Sindicato sugere?
NETO – Nas reuniões da Lei 006/94, da qual faço parte da Comissão, sempre deixei claro que não estava com pressa de aprovar o Estatuto e o RPPS, pois é a vida dos servidores em pauta. O Sindicato teria que ter um tempo para formar uma comissão interna e estudar, com seus advogados, essas propostas. Após estes estudos, seria formulada uma contraproposta para o prefeito. Assim, o Sindicato poderia repassar para os servidores que o projeto é bom, mas o Sserp quer uma proposta do Executivo sobre a economia e, depois, negociar isso em Assembleia Geral com os servidores. Isso ficou claro para o prefeito. E, jamais o presidente do Sserp deliberaria sobre o projeto sem a aprovação dos servidores, hoje 1.300, em Assembleia.
DS – Mas o Sindicato participou da elaboração?
NETO – O prefeito Júlio César usou de má-fé com o Sindicato e os servidores. Pediu meu apoio ao projeto, para que eu fosse na frente, conscientizando os servidores sobre o RPPS, que era totalmente diferente do Fapem. Então, passamos pela Sinfra, pela Saúde e Educação, tirando dúvidas dos servidores. Prometeram uma audiência pública ou assembleia com os servidores e isto não aconteceu. O prefeito diz que houve a deliberação dos servidores nestas reuniões e isso não é verdade. Ele achou que iria engambelar os servidores e o Sindicato. Além de não sentar para discutir a proposta do Sindicato, é mentiroso.
DS – Júlio César relatou que em seu governo não precisou de sindicato para fazer as reposições. Isso é verdade?
NETO – Mentira de Ladeia. A ex-prefeita Ana Monteiro de Andrade tinha deixado assegurado 10% de reposição salarial. No primeiro ano de seu governo, 2005, Júlio não queria cumpri o que ela assegurou. A ex-prefeita foi ao Sindicato e foi taxativa com ele, e ele teve que pagar o que havia sido acordado. Em 2006, o sindicato cobrou mais 10% de reposição, ele ofereceu 3%, não aceitamos as migalhas de Ladeia e ficamos sem reposição. Fora outras coisas, como terceirização do transporte escolar, que o sindicato interviu e não deixou. Ainda em 2005, no alto de sua arrogância, quis mudar os horários da Unidade Mista, escolas e creches, o que não permitimos. Já em 2006, quis discutir sobre oscip e o Sindicato não concordou. Foi o ano que fizemos uma paralisação com todos os servidores. Tivemos a honra, ainda, de participar do PCCS (Planos de Cargos, Carreira e Salários), que ficou bom para os servidores. Foi o Sindicato, ainda, que entrou com o mandado de segurança para os funcionários voltarem a receber insalubridade pelo salário-base. Ganhamos em duas instâncias e agora o processo está em Cuiabá, pois terá que ser um, além de um direito assegurado, retroativo aos últimos cinco anos. Neste caso, o prefeito preferiu pagar os funcionários do Idheas, para não agravar mais ainda o processo contra ele.DS – Houve parceria do Sindicato com o Executivo em outras demandas?
NETO – Sim. O Sserp foi parceiro do Executivo em algumas situações, mas não podemos esquecer que pelas mãos do prefeito Júlio César, se é que podemos chamar de prefeito, Tangará quase se acabou em buracos, obras malfeitas, enfim, uma péssima gestão. E se me derem espaço na tevê, posso mostrar todos os erros da administração Ladeia em todas as secretarias.DS – Para finalizar, que mensagem o senhor deixaria para o prefeito de Tangará?
NETO – Que prefeito arrogante não vai a lugar nenhum. Júlio César, você compra as coisas aqui na terra, mas não compra a justiça de Deus.


NOTA DE ESCLARECIMENTO

PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR N°. 001/2011
CRIAÇÃO DO REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS DO MUNICÍPIO DE TANGARÁ DA SERRA/MT

O Executivo Municipal protocolou no dia 18 de fevereiro corrente, junto ao Poder Legislativo, o projeto de lei complementar n°. 001/2011, que dispõe sobre criação do Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Município de Tangará da Serra/MT, consoante as disposições contidas na Lei Federal n.º 9.717 de 27 de novembro de 1998 e das Emendas Constitucionais n.º 20, de 15 de dezembro de 1998, 41 de 19 de dezembro de 2003 e 47 de 05 de julho de 2005, na Lei complementar Federal n.º 101, de 04 de maio de 2000, nas Portarias MPAS n.º 204/2008, 402/2008 e 403/2008, com alterações posteriores.
O Projeto trata do custeio de aposentadorias, pensões e auxílios previdenciários aos servidores públicos municipais e encontra em tramitação no Poder Legislativo dentro dos prazos regimentais que aquela Casa de Leis possui para análise jurídica e nas Comissões devidas em que o projeto deva receber pareceres. 
Para elaboração do projeto de lei, o Executivo, através de documentos próprios instituiu uma comissão de servidores efetivos, visto que o Regime Próprio de Previdência Social-RPPS só abrange estes servidores, a fins de buscar subsídios e fundamentos legais para subsidiar o referido projeto.
Esta Comissão empenhou-se ao máximo na busca de diretrizes e fundamentos junto ao Tribunal de Contas do Estado, AMM, Ministério da Previdência Social e Outros Órgãos Federais específicos ao tema, ao qual final apresentou a minuta que se transformou no projeto de lei complementar citado.
Contudo este projeto vem sendo alvo de discussões entre os Presidentes Sindicalistas Públicos e a Administração Municipal. 
Como podem ser observados, em matérias publicadas em jornais locais e documentos apresentados a esta Presidente de Comissão, as discussões e questionamentos em momento algum dispõem de problemas técnicos ou formais com a minuta de lei apresentada ao Legislativo para análise, visto que já é entendimento, que o projeto irá trazer vantagens e benefícios aos Servidores Públicos no tocante a aposentadorias, pensões e auxílios previdenciário, assim como vantagens pecuniárias ao Município.
Observa-se que quanto ao projeto de lei complementar em si, não há dúvidas ou questionamento com o Presidente do SSERP, que já declarou ser o projeto favorável a todos os servidores.
No entanto o Presidente do SSERP está procurando uma negociação junto ao Executivo de assegurar a economicidade do Instituto ao Município, em benefícios próprios dos servidores.
A preocupação do Presidente do SSERP está em assegurar melhorias salariais, o que é muito salutar para os servidores, contudo, esta matéria deve ser estudada com critérios, pois, condicionar o envio e aprovação do projeto de lei complementar n. 001/2011 que trata de assegurar melhorias previdenciárias aos servidores, que conforme apresentações já efetuadas à Comissão, incluso o Presidente do SSERP, e aos Vereadores que se reuniram com os Membros da Comissão, e que serão apresentadas em assembleia geral no dia 02 de abril, às 13,00 horas, no centro Cultural, onde estão demonstrados casos concretos de aposentadorias e concessão de benefícios onde os servidores tiveram prejuízos financeiros com o regime Geral –INSS, é tolher ainda mais os servidores de benefícios que poderão obter com futuras aposentadorias e em caso de infortúnio com os mesmos, benefícios de pensões ao dependentes e auxílios doenças. 
Desta forma, observamos que deve haver muita cautela e discernimento por parte do Executivo e do legislativo em distinguir os dois momentos em que o caso exige, quais sejam:
a) análise a aprovação de um projeto de lei que trata de custeio previdenciários;
b) análise e aprovação de um programa de governo que vise assegurar algum benefício com possíveis economias que possam ser geradas com a instituição do RPPS no Município.
Este programa de governo deve ser previamente estudado pelas Secretarias Municipais de Administração, de Fazenda, e de Planejamento, após a implantação do RPPS e verificação da economia exata a ser gerada, visto que todos os cálculos até agora apresentados pela Comissão, é considerando que o Município ira contribuir com apenas 11% (onze por cento), teto mínimo de contribuição.
Isto se deve porque, após 60 (sessenta) dias de instalação do RPPS, deverá ser efetuado o calculo atuarial, onde irá demonstrar a percentagem exata de contribuição do Município, que poderá ficar em 11% (onze por cento), ou ser elevada a algum teto, onde o máximo de contribuição patronal é de 22% (vinte e dois por cento).
Este programa de governo dependerá  também de levantamento e apresentação pelas secretarias acima indicadas, de demonstrativo de impacto orçamentário e financeiro, assim como do gráfico demonstrativo do impacto das despesas continuadas, visto que alteração na folha salarial influi nos orçamentos futuros, e nos índices legais permitidos para gastos com folha de pagamento.
O momento não é de estrangulamento de ideias, mas de junção de esforços para o bem dos servidores públicos do Município de Tangará da Serra.

Maria Dalva Specian Chaves
Presidente da Comissão do RPPS

São 200 tipos de HPV: Em Tangará foram constatados 338 casos


Formação do HPV, quando ele vai tomando as células sadias

O vírus pode ser detectado através do Papanicolaou; e, amanhã tem mutirão em todas as unidades de saúde do município

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Amanhã, 19, em todas as dez Unidades de Saúde da Família e no Posto Central, a Secretaria Municipal de Saúde promove o mutirão anual de coleta para o exame preventivo de câncer de colo de útero. Toda mulher que inicia sua vida sexual deve fazer anualmente o preventivo, conhecido como Papanicolau, que nada mais é do que a coleta citopatológica, ou seja, é coletado o material das paredes vaginais  (mucosa) para detecção de eventuais doenças e vírus, sendo o HPV um dos tipos mais temidos e encontrados.
De acordo com informações da SMS, através do CTA/SAE, em Tangará da Serra foram constatados, no último ano, 338 casos de HPV (Papiloma Vírus Humano), que é detectado justamente através do preventivo de colo de útero, que detecta também outras doenças venéreas, além do próprio câncer; este por sua vez, detectado em estágio inicial, tem maior facilidade e possibilidade de cura. Daí a importância de se fazer o preventivo anualmente.
Segundo a enfermeira Cláudia Oliveira, coordenadora dos Posto Satélites,  o mutirão tem início às 8h e segue até as 17h, sem parada para almoço. “Terão pelo menos duas equipes em salas diferentes em cada USF, fazendo a coleta para terminar mais rapidamente, evitando filas”, salientou, chamando a atenção para a importância do exame, já que diagnostica precocemente diversas doenças, entre elas o câncer e o HPV, um de seus causadores. Ela ainda lembrou que, a partir de 30 dias após o preventivo, ou seja, por volta do dia 20 de abril, as mulheres podem começar a procurar pelo resultado de seus exames nas unidades em que o fizeram.
SAIBA MAIS SOBRE O HPV - É a sigla em inglês para papiloma vírus humano. Os HPV são vírus da família Papilomaviridae, capazes de provocar lesões de pele ou mucosa. Na maior parte dos casos, as lesões têm crescimento limitado e habitualmente regridem espontaneamente.
Existem mais de 200 tipos diferentes de HPV. Eles são classificados em de baixo risco de câncer e de alto risco de câncer. Somente os de alto risco estão relacionados a tumores malignos.
Estudos no mundo comprovam que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas serão infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. Porém, a maioria das infecções é transitória, sendo combatida espontaneamente pelo sistema imune, principalmente entre as mulheres mais jovens. Qualquer pessoa infectada com HPV desenvolve anticorpos (que poderão ser detectados no organismo), mas nem sempre estes são suficientemente competentes para eliminar os vírus.
TRANSMISSÃO - A transmissão é por contato direto com a pele infectada. Os HPV genitais são transmitidos por meio das relações sexuais, podendo causar lesões na vagina, colo do útero, pênis e ânus. Também existem estudos que demonstram a presença rara dos vírus na pele, na laringe (cordas vocais) e no esôfago. Já as infecções subclínicas são encontradas no colo do útero. O desenvolvimento de qualquer tipo de lesão clínica ou subclínica em outras regiões do corpo é bastante raro.
As infecções clínicas mais comuns na região genital são as verrugas genitais ou condilomas acuminados, popularmente conhecidas como "crista de galo". Já as lesões subclínicas não apresentam nenhum sintoma, podendo progredir para o câncer do colo do útero caso não sejam tratadas precocemente.
PREVENÇÃO - O uso de preservativo (camisinha) diminui a possibilidade de transmissão na relação sexual (apesar de não evitá-la totalmente). Por isso, sua utilização é recomendada em qualquer tipo de relação sexual, mesmo naquela entre casais estáveis.
DIAGNÓSTICO - As verrugas genitais encontradas no ânus, no pênis, na vulva ou em qualquer área da pele podem ser diagnosticadas pelos exames urológico (pênis), ginecológico (vulva) e dermatológico (pele). Já o diagnóstico subclínico das lesões precursoras do câncer do colo do útero, produzidas pelos papilomavírus, é feito através do exame citopatológico (exame preventivo de Papanicolaou). O diagnóstico é confirmado através de exames laboratoriais de diagnóstico molecular, como o teste de captura híbrida e o PCR. (Com Assessoria)

POLÍCIA

Inteligência da PM estoura duas 'bocas-de-fumo' em menos de 24 horas: Só esta semana foram apreendidas mais de 100 'trouxinhas' de pasta-base

Uma no Monte Líbano e outra na Vila Horizonte. Ainda teve a apreensão de drogas no Dona Júlia, no caso do assalto do Novo Tarumã

LUCIANA MENOLI/Redação DS


Em duas operações distintas, o Serviço Reservado da Polícia Militar estourou duas bocas-de-fumo. Uma no Jardim Monte Líbano, na noite de quarta-feira, e outra na imediações da Rodoviária, na tarde de ontem. “Estamos realizando diversas operações no combate ao tráfico e o resultado está sendo positivo. Pedimos para que a sociedade continue colaborando com denúncias anônimas através do 190, pois se recebemos essas informações e a própria sociedade quem sai ganhando, com menos violência”, disse o comandante da Força Tática da PM, tenente Sávio.
Na quarta, oito pessoas foram conduzidas ao Cisc, suspeitas de envolvimento com o tráfico de drogas, através de uma operação no Monte Líbano, onde Inteligência da Polícia Militar buscava por armas e um assaltante e detectou a estranha movimentação numa residência do bairro, acionando a Força Tática.
Das oito pessoas conduzidas, dois eram menores (que foram encaminhados ao Conselho Tutelar), um era usuário e entra no inquérito como testemunha, dois foram detidos e os demais foram liberados. Cristiano de Jesus e Josete Vieira dos Santos foram presos e são acusados de tráfico de entorpecentes. Na casa de Josete foram encontradas 23 'trouxinhas' de substância análoga à pasta-base, sendo que Josete teria jogado nove 'trouxinhas' num buraco no quintal e outras 14 estavam numa construção vizinha à casa. A operação começou por volta das 17h30 e foi concluída à noite, depois das 22h, com a prisão de Cristiano e Josete.
Já ontem, foi preso Antônio Edilson Félix Graciano, 38, quando trafegava na rua 19, próximo à Pirâmide, em sua moto, uma YBR 125 prata, placa NJS 2690, para fazer mais uma entrega de entorpecentes. Segundo denúncia anônima, Graciano estaria comercializando entorpecentes na região da Rodoviária. A polícia o seguiu e, com ele, encontrou duas 'trouxinhas' de substância análoga à pasta-base. Depois, Graciano levou a PM até sua residência, na Vila Horizonte, onde foram encontradas mais 44 'trouxinhas', totalizando 46 'trouxinhas' de pasta, só na tarde de ontem. A polícia ainda apreendeu com ele um celular, que usaria para o 'serviço' de comercialização de entorpecente, R$ 75 e a moto.
Com esta apreensão, são 69 'trouxinhas' apreendidas em menos de 24 horas pelo Serviço de Inteligência da PM em apenas duas operações. Na semana, contando com a apreensão do dia 15, quando do assalto a uma casa no Novo Tarumã, onde nas buscas aos ladrões no Residencial Dona Júlia a polícia apreendeu mais 32, são 101 'trouxinhas' que saem das ruas tangaraenses em apenas três dias de operações. Além de pelo menos cinco traficantes.
BRIGA – Na Vila Esmeralda, na mesma noite, uma briga entre usuários de droga, segundo a PM, quase se transformou em tragédia. Um deles portava uma arma artesanal, carregada com munição também artesanal. A arma foi disparada, mas devido sua 'qualidade', o projétil não chegou a perfurar o desafeto.
MENORES – Na tarde da quarta-feira agitada ainda, três menores foram apreendidas no Monte Líbano, com suspeita de prostituição e aliciamento à prostituição de outros menores. As meninas de 12, 13 e 14 anos foram encaminhadas pelo Conselho. Duas delas têm juntas mais de dez passagens pela polícia. Estas mesmas, foram apreendidas na semana passada, no Jd. Shangri-lá com outros três adolescentes e nas mesmas condições.
TENTATIVA DE ESTUPRO – Ontem, pela manhã ainda, um jovem de 22 anos foi preso em flagrante no Jardim San Diego, acusado de tentar estuprar a própria sobrinha, de 16 anos. Segundo a adolescente, ele teria chegado à sua casa perguntando de uma amiga e dizendo que queria ficar com ela. A adolescente respondeu que não sabia dela e ele ofereceu R$ 50 para er relações sexuais com ele. Mediante a recusa da adolescente, o tio teria se atirado por cima dela no sofá, tentando 'pegá-la' à força. Ela conseguiu escapar e contou ao pai, que denunciou o próprio irmão à polícia. “As famílias devem agir desta forma, denunciar esses abusos, pois são pessoas próximas e até parentes os maiores responsáveis por estupros de menores segundo as estatísticas”, salientou a sargento PM Rosimeire, que participou da detenção do acusado.


Estado ampliará efetivo dos órgãos de segurança em mais de seis mil homens

Ampliação inclui novos policiais civis e militares e também agentes do Corpo de Bombeiros

Sergio Roberto - Redação DS

Visando a Copa do Mundo de 2014, a Secretaria de Estado de Segurança Pública ampliará o efetivo em mais de 6 mil policiais e agentes do Corpo de Bombeiros. A confirmação partiu do secretário adjunto da pasta, Alexandre Bustamante, durante evento de lançamento do programa “Rede Cidadã”, na última quarta-feira, em Nova Olímpia.
Bustamante disse que o estado já está se preparando para o principal evento dos próximos anos, que é justamente a Copa do Mundo. Porém, a ampliação do quadro nos números anunciados deverá estar praticamente concluída já quando da Copa das Confederações, em 2013.
Além do aumento do efetivo, um acréscimo no sistema de atuação dos órgãos de segurança pública no estado poderá ser verificado até 2013, através dos trabalhos preventivos idealizados pelo programa Rede Cidadã. Neste contexto, Bustamante afirmou que a valorização da família é uma estratégia fundamental para que a prevenção seja colocada em prática. “Cada ação preventiva pode representar uma ou mais pessoas fora da criminalidade”, considerou, completando que esta situação positiva representa a diminuição do custo humano e financeiro para sociedade e para o estado.
A ampliação do número de policiais deverá priorizar a região metropolitana de Cuiabá em virtude de a capital sediar os jogos da competição internacional. Porém, haverá ampliação também nos comandos regionais da Polícia Militar e nas regionais da Polícia Judiciária Civil.
Para se ter uma ideia, somente na Polícia Militar o atual efetivo de 6,2 mil policiais deverá ser ampliado para 11.800, com a qualificação de 5,6 mil novos policiais. O próprio comando da Polícia Militar adianta que a principal meta da corporação para a Copa é o investimento em capacitação profissional. O investimento deverá superar a marca dos R$ 200 milhões. Antes, porém, o plano passará pela análise da Agecopa (Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Pantanal).
Contabilizando o aumento superior a 90% do efetivo, o orçamento da Secretaria de Segurança Pública sofrerá um acréscimo considerável, uma vez que atualmente uma parcela de cerca de 70% dos recursos é destinada à folha de pagamento, o que significa nada menos que R$ 600 milhões do orçamento total de R$ 850 milhões.
Contudo, ainda não é possível estabelecer uma previsão para o efetivo total, que é composto também por policiais civis e federais. Em relação aos recursos, que incluirá verbas federais e previsões de emendas parlamentares, a expectativa é que o valor total liberado pelo estado seja divulgado até o fim deste mês.
O programa de ampliação do aparato de segurança pública do estado prevê, ainda, investimentos na estrutura da corporação. A PM deverá ter equipamentos mais modernos e novas viaturas, além de novos armamentos e munições. (Com colaboração da Assessoria/Sesp)

quinta-feira, 17 de março de 2011

Após novo acidente, duplicação de trecho da MT-358 é confirmada para este ano

Projeto está protocolado na Sinfra e há confirmação de parceria entre governo estadual e prefeitura

Sergio Roberto – Redação DS 

Depois de mais um acidente - em que dois jovens resultaram gravemente feridos - o assunto da duplicação do trecho da MT-358 entre o campus da Unemat e o trevo do Cristo Redentor, em Tangará da Serra, voltou à pauta.
Conforme matéria publica na página 07 desta edição, uma colisão entre uma motocicleta e uma caminhonete no final da manhã de ontem quase resultou em tragédia. O saldo foi dois jovens feridos com gravidade, um deles internado numa unidade de terapia intensiva de um hospital da cidade.
Os dois jovens são universitários do curso de Agronomia da Unemat, o que reascendeu acirradamente a discussão sobre a necessidade de duplicação do trecho em questão. O trajeto entre o trevo do Cristo Redentor e a Unemat tem grande tráfego, justamente em função das aulas da universidade.
Em contato com a redação do Diário da Serra, o deputado estadual Wagner Ramos (PR), vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, reafirmou o compromisso do estado em duplicar o aquele trecho da MT-358. Ramos afirma que o projeto de duplicação está protocolado na Secretaria de Estado de Infraestrutura e há a confirmação de uma parceria entre o próprio governo e a prefeitura de Tangará da Serra. No acordo, a prefeitura entra com maquinário e terraplenagem, enquanto o governo fornece o material asfáltico, além do reforço do aparato do MT Regional.
Segundo o parlamentar, alguns fatores teriam comprometido a execução das obras desde o protocolo do projeto, no final de 2009, até hoje. “Ano passado, 2010, era ano eleitoral, o que praticamente impede a execução de obras. Outra questão é o tempo chuvoso. Não há como realizar as obras com estas chuvas”, explicou.
Entretanto, Wagner admite a urgência da duplicação e vê como legítima a exigência da comunidade acadêmica da Unemat. “Nós sabemos da necessidade e da urgência desta obra, e ela vai sair ainda este ano. Vai iniciar assim que terminar este período de chuvas”, garantiu o deputado.
PROJETO - O trecho a ser duplicado compreende 5,42 quilômetros, até o posto de saúde da Vila Goiás, já na Rua 26. Há possibilidade de divisão da pista no sistema “New Jersey”, com blocos de concreto. O projeto preliminar apresentado na Secretaria Municipal de Planejamento pela empreiteira Nacon Engenharia em dezembro de 2009 inclui pontes sobre o córrego Estaca e sobre a barragem existente nas proximidades da Unemat. Também estão previstos um bueiro celular na depressão próxima ao estádio Mané Garrincha e uma ciclovia ao longo do trecho.

Comunidade acadêmica organiza nova mobilização

Sergio Roberto – Redação DS

Acadêmicos, professores e servidores do campus local da Unemat deverão realizar a partir de hoje novas manifestações pró-duplicação do trecho da MT-358 entre a universidade e o trevo do Cristo Redentor. A informação foi repassada pela coordenadora do Movimento Luta Pela Vida, Luciane Sávio.
Segundo Luciane, hoje deverá ser realizada uma reunião com a participação do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do campus da Unemat para definir detalhes da série de manifestações. “Não podemos mais esperar. Estamos falando em vidas humanas. Chegamos a um limite e queremos saber porque este projeto de duplicação ainda está parado”, disse, em tom de revolta.
Luciane Sávio não descarta a possibilidade de bloqueio da rodovia até que o governo oficialize uma resposta em relação à execução das obras. “Vamos cobrar as autoridades e não estamos brincando. Se for preciso fechar a rodovia, vamos fechar”, anunciou.

Perícia: Sintep/Tangará repudia ação do governo estadual em proibir perícias médicas no interior

A proibição ocorreu por conta do escândalo dos atestados falsos, que repercutiu nacionalmente

LUCIANA MENOLI / Redação DS

No final do mês de janeiro, um escândalo mato-grossense repercutiu nacionalmente na mídia. O médico psiquiatra Ubiratan de Magalhães Barbalho, um dos responsáveis por perícias em servidores públicos estaduais, foi acusado e filmado por câmeras escondidas vendendo atestados médicos falsos para policiais militares e servidores de outros órgãos do governo, como a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), além de aviar receitas de medicamentos controlados para pacientes que não tinham tal necessidade.
Depois deste escândalo, o governador do estado, Silval Barbosa, proibiu que perícias médicas fossem feitas nas regionais do sistema, direcionando esses serviços exclusivamente para a capital; local onde ocorreu todo o problema.
O resultado é que os servidores públicos estaduais de todo Mato Grosso têm, agora, de fazer seus exames em Cuiabá, o que tem indignado as entidades de classe.
Na tarde de ontem, o presidente do Sintep/Subsede Tangará da Serra, professor José Rosa de Paula, procurou a reportagem do DS indignado com a situação dos profissionais da educação que atuam na regional que abrange a subsede, totalizando 11 municípios. “O Sintep repudia totalmente esta ação do governo estadual. Se o problema foi em Cuiabá, porque penalizar os servidores que trabalharam corretamente por 20, 30 anos? Quem deve que ser penalizado é o médico que falsificou os atestados e os servidores que o procuraram para tal serviço, não aqueles que necessitam realmente de se aposentar ou do auxílio-doença. Venho aqui externar o nosso repúdio a esta deliberação do governo”, salientou o sindicalista, dizendo que procurou o deputado estadual Wagner Ramos, que é vice-líder do governo na Assembleia, para que intercedesse a fim de modificar essa situação.
De acordo com Zé Rosa, as despesas com as viagens a Cuiabá são grandes e, muitas vezes, o servidor tem que se endividar para fazer a perícia. “Muitos ainda, não têm condições de se locomover, necessitando de veículos especiais. E, para você conseguir marcar a perícia e um lugar nesses veículos, é uma tarefa quase impossível”,  explicou.
A reportagem procurou a Seduc e a Secretaria de Administração do estado (SAD), mas não houve retorno sobre o assunto. Conseguimos, então, falar com o deputado Wagner Ramos, que disse que já esteve com a secretária de Educação, Rosa Neide. “Ela disse que vai se movimentar para que as perícias voltem para as regionais novamente, porém, não deu previsão para que isso aconteça”, observou, dizendo que entraria em contato com ela novamente para ver se havia alguma novidade e que daria uma resposta à classe ainda esta semana.
Neste ínterim, o MPE também solicitou à SAD e, em específico, à Seduc que façam uma averiguação de todos os atestados de saúde vigentes emitidos pelo médico investigado, os quais deverão passar por uma nova perícia.

Operadora de telefonia celular responde a reclamações de clientes tangaraenses

LUCIANA MENOLI/Redação DS

No início do mês, o DS publicou uma matéria apontando os problemas com a telefonia celular como sendo o primeiro da listas de reclamações no Procon local; o que foi reiterado anteontem na matéria sobre o Dia Mundial do Consumidor.
Durante a matéria (do início de março), a Vivo, por ser a operadora com o maior número de usuários no mercado tangaraense foi citada como exemplo, já que haviam chegado à redação, reclamações sobre falha nos serviços desta. Na manhã de ontem, novamente João Alberto dos Santos Almeida, proprietário do Arroz Kumbuca, voltou a ligar e reclamar dos serviços desta operadora, dizendo que os mesmos problemas continuam. “A ligação falha, cai, o celular não dá área; é um transtorno”, relatou o usuário. O DS informou que já havia publicado matéria e que a operadora está tentando diminuir essa problemática causada através do adensamento da rede, ou seja, pelo aumento da capacidade de tráfego na cidade, o que determinará o encerramento nas dificuldades de transmissão.
Segundo Andréia Paula Cardoso, assessora de Comunicação Institucional da Regional Centro-Oeste da Vivo, a operadora informa que promove intensivos investimentos em todos os canais de contato com os consumidores, para aprimorar sua infraestrutura e processos de atendimento. Em 05 de fevereiro do ano passado, por exemplo, a empresa contratou 2,1 mil pessoas para integrar o quadro de colaboradores da empresa e reforçar o atendimento de suas 131 lojas próprias em 16 estados brasileiros.  Em Mato Grosso, foram cerca de 160 colaboradores, em todas as lojas próprias do estado (Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop e Rondonópolis). Tal iniciativa teve como principal objetivo fazer com que a qualidade no relacionamento com o cliente seja cada vez mais um diferencial competitivo.
Ela ainda ressalta que a Vivo apresentou o melhor resultado no Índice de Desempenho de Atendimento (IDA), da Anatel, segundo ranking de dezembro de 2010. Na média anual, a operadora teve 0,234 reclamações para cada 1.000 registros na central de atendimento da Anatel. Em Tangará da Serra, de acordo com a assessora de Comunicação, foram apenas seis reclamações constantes no Procon em 2010. “Entramos em contato com o Procon local, preocupados com os índices de reclamações e, mesmo atendendo mais de 50% da população que tem serviço de telefonia celular na cidade, tivemos apenas seis reclamações em todo o ano de 2010”, salientou Cardoso. “A constante busca pela excelência na prestação de serviço, com foco na qualidade em todos os pontos de contato com o usuário, os serviços de transmissão móvel de dados baseados na maior e melhor rede de segunda e de terceira geração (3G) do país e o amplo portfólio de produtos e serviços à disposição de mais de 58 milhões de clientes, unem-se à sustentabilidade no conjunto dos atributos mais reconhecidos da marca Vivo”, ressalta ela.
EM TANGARÁ - A Vivo possui hoje cinco torres em Tangará, sendo três no Centro, uma na Vila Esmeralda e outra no Jardim Santiago, está instalando mais uma torre na cidade e estudando outras possibilidades para o ano de 2011. “Inclusive vale registrar que a torre atualmente em construção tem como objetivo ampliar a capacidade de tráfego de chamadas na cidade. Já sobre a questão da tecnologia CDMA, esclarecemos que não está ocorrendo mudança do sistema CDMA para GSM ou 3G. Irá ocorrer a descontinuidade da tecnologia CDMA, mas atualmente as três tecnologias estão em operação, de forma que qualquer eventual dificuldade em originar ou receber chamadas não está relacionada à futura descontinuidade da tecnologia CDMA”, completa.
DIA MUNDIAL - Em Mato Grosso, no Ranking de Fornecedor mais reclamado do Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2010, a Vivo ficou em 6º lugar dentre todas as operadoras. Anteontem, Dia Mundial do Consumidor, por conta deste desempenho, o Procon-MT convidou a operadora a participar da ação em homenagem ao dia, na Praça Ipiranga, Centro da capital. “A Vivo contou com equipe de loja própria à disposição dos clientes para esclarecer dúvidas sobre planos, bônus e faturas, entre outros. No local, os usuários também encontraram demonstração do serviço de banda larga móvel 3G, que já está disponível em 30 cidades do estado. Quem tiver celulares, baterias ou acessórios em casa sem utilização, de qualquer marca ou modelo, poderá depositá-los na urna do projeto Recicle seu Celular, que já recolheu mais de 900 mil aparelhos em todo o país. A iniciativa conta com mais de 3,4 mil pontos de coleta em todo o país. Para cada quilo de aparelhos coletados são reciclados cerca de 650g de metal e 200g de plásticos, ou seja, cerca de 80% dos materiais de um único celular podem ser reaproveitados e retornar ao mercado para a produção de outros produtos”, informou a assessora.

Instalação do Projeto Rede Cidadã na região começa por Nova Olímpia

SERGIO ROBERTO / Redação DS

Foi inaugurada ontem pela manhã, a unidade de Nova Olímpia do Rede Cidadã. O evento oficial foi realizado no centro da cidade, à rua Maranhão, na antiga sede do Clube de Mães, cuja estrutura física foi readequada para abrigar as atividades do programa.
O ato inaugural contou com presenças de autoridades do município – como o prefeito Francisco Soares de Medeiros (PT) e a presidente da Câmara, vereadora Marina Gonçalves - e da região, de representantes dos órgãos de segurança pública e do secretário-adjunto de Segurança do estado, Alexandre Bus-tamante.
A cerimônia de inauguração incluiu apresentações culturais, além da entrega de uma viatura para uso do projeto nas atividades da Rede Cidadã, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
Segundo a coordenadora da Rede Cidadã, Tenente Coronel PM Zózima Dias dos Santos Sales, o objetivo do programa é reduzir os índices de violência a partir do envolvimento das instituições e da valorização da família como ponto de partida. “Tem que ter a participação do poder público e das instituições. Mas tudo começa na família, seja a boa educação, seja a criminalidade. Por isso, vamos às casas onde há problemas de violência. A Rede Cidadã é um programa de governo e nosso objetivo é intervir como Estado e não exclusivamente como polícia”, explicou a oficial, acrescentando que outra meta do programa é incentivar o cidadão a acolher a ideia de que tudo aquilo que perturba a ordem é uma questão de segurança pública.
Zózima informou que Nova Olímpia é um dos 12 municípios que receberão a Rede Cidadã neste primeiro semestre. “O município se interessou, se mobilizou e a partir de hoje passa a contar com o programa”, disse, acrescentando que Tangará da Serra também será contemplada nas próximas semanas.
FAMÍLIA – A importância do envolvimento da família no processo de redução da criminalidade foi um entendimento unânime entre as autoridades presentes no lançamento do programa em Nova Olímpia.
De acordo com a juíza Silvana Ferrer, da Vara da Infância, Adolescência e Juventude da comarca de Barra do Bugres – da qual pertence Nova Olímpia -, a família é a base para a formação da cidadania. Ela lamenta os casos de irresponsabilidade de pais que permitem a aproximação dos filhos com a criminalidade. “Os pais precisam assimilar a responsabilidade. Quem não quer ter responsabilidade com os filhos, que não tenha filho”, disse a magistrada.
O prefeito Francisco Soares de Medeiros também vê a família como a base para a redução dos índices de criminalidade. “As crianças pedem socorro e muitas vezes não são ouvidas na própria família. Todos temos de ter a consciência de que é necessário proteger as crianças e adolescentes do crime”.
Já o secretário adjunto de Segurança, Alexandre Bustamante, disse que a omissão da família é um fator determinante para o estabelecimento da criminalidade. Porém, a omissão do estado como um todo agrava este fator. “A família é omissa e o estado é omisso. E ainda temos o tráfico de drogas que faz parte de um conjunto nocivo à sociedade e amplamente favorável ao crime”, considerou. Neste contexto, Bustamante afirmou que a valorização da família é um passo fundamental para que a prevenção seja colocada em prática. “Cada ação preventiva pode representar uma ou mais pessoas fora da criminalidade”, considerou, completando que esta situação positiva representa a diminuição do custo humano e financeiro para sociedade e para o estado. 

POLÍCIA

Caminhonete provoca acidente na MT-358
LUCIANA MENOLI / Redação DS


Por volta das 11h30 da manhã de ontem, na MT-358, uma caminhonete F-1000 chocou-se frontalmente com uma motocicleta, onde o condutor da moto, Alexandre Turela de Souza, 24, ficou gravemente ferido. O carona da moto também se feriu. Os dois são estudantes de Agronomia na Unemat e voltavam da faculdade, enquanto a caminhonete, conduzida por José Trettel, 82, seguia do Centro rumo à propriedade da família, localizada naquela estrada.
De acordo com relatos da guarnição da Polícia Militar que atendeu o sinistro, o condutor da caminhonete fez uma manobra irregular no momento que iria tomar a estrada que dá acesso ao Arroz Tio Juca. “Ele teria que parar à direita, no acostamento, e esperar para entrar no acesso. O que ele não fez. Uma caminhonete estava saindo daquela estrada e, para não bater na caminhonete, ele desviou para a pista contrária da 358, vindo a colidir com a motocicleta”, explicou a PM.
Na caminhonete, apreendida e estacionada no pátio do Cisc, veem-se as marcas deixadas pela colisão, tanto no para-choque quanto no para-brisa do veículo, onde o motociclista bateu.
Alexandre, o condutor da moto, fraturou a perna e o braço esquerdos, além do nariz, apresentando ainda um inchaço na testa e dores no tórax. Foi levado para a UMS e encontra-se na semi-UTI daquele hospital. O seu carona, Tiago Gomes da Costa, 23, sofreu várias lesões pelo corpo, um corte na cabeça e também fraturou a perna esquerda.
DUPLICAÇÃO – Uma das causas de acidentes recorrentes neste trecho (entre Tangará e Unemat), apontadas pela PM, é justamente o atraso nas obras de duplicação da MT-358, que não puderam ser feitas no ano passado por causa das eleições majoritárias. A obra está prevista para ainda este ano, no pacote que inclui o trecho entre Jangada e Itanorte. As movimentações acerca da duplicação ganharam força após a morte de uma universitária no ano passado. Com este acidente, os acadêmicos voltaram a se revoltar e já organizam uma nova manifestação.

quarta-feira, 16 de março de 2011

CEI em coletiva: Expirado o prazo, Prefeitura tangaraense ainda não enviou documentação solicitada

Vereador diz que ao contrário do prefeito, tem perdido o sono e fios de cabelo

LUCIANA MENOLI/Redação DS

O Plenário Vereador Daniel Lopes da Silva recebeu equipes jornalísticas de vários órgãos da imprensa escrita, televisada e de radiodifusão, além de repórteres de sites de notícias para a primeira entrevista coletiva com os membros que formam a Comissão Especial de Inquérito (CEI), vereador João Negão (presidente), José Pereira Filho – Zé Pequeno – (relator), e Zedeca, membro.
A entrevista durou mais de uma hora e vários assuntos chamaram a atenção. A reportagem do DS fez seis perguntas aos membros da CEI, que foram respondidas tanto pelo relator quanto pelo presidente da Comissão. “Estamos aqui para garantir informações corretas à sociedade”, ressaltou João Negão. Passemos agora aos principais tópicos abordados nesta primeira coletiva à imprensa:
DOCUMENTOS REQUERIDOS – O presidente da CEI ressaltou que a Comissão ainda não dispõe dos documentos que foram requeridos. Segundo ele, a CEI requereu a documentação no dia 23 de fevereiro, nove dias depois que foi formada, e tendo apenas duas reuniões, que formaram os critérios de seu funcionamento.
Ele informou que somente na última sexta-feira, 11, a 4ª Vara Cível disponibilizou o processo e que as cópias estão sendo feitas na sede da OAB no Fórum. Ao todo, o processo é composto por seis mil páginas e deve chegar às mãos da Comissão até a próxima sexta,18. “Estamos de posse de cerca de 30% dos documentos que precisamos para fazer a CEI andar”, salientou.
O que também foi bastante enfatizado pela Comissão foi o atraso da prefeitura em mandar a documentação requerida. Segundo os membros da CEI, o tempo de 15 dias que o Executivo tinha para o envio de contratos e ajustes com a oscip já se extinguiu. Neste meio tempo, segundo Zé Pequeno, foi dado um telefonema, solicitando o envio, mas até agora nada. Já João Negão disse que solicitou em ofício, novamente e que, depois de cinco dias, a prefeitura poderá ser notificada, caso não apresente a documentação solicitada. A Comissão ressaltou que a Câmara foi o primeiro órgão a apresentar e protocolar os documentos requeridos.
POSITIVO E NEGATIVO – O presidente da CEI ainda destacou que o ponto positivo deste primeiro mês de investigações é que houve um avanço na busca de informações e na solicitação e respaldo dos órgãos estaduais e federais solicitados, não havendo nenhuma restrição por parte da Justiça. De negativo, segundo João Negão, seria o atraso da prefeitura em enviar a documentação solicitada e nem mesmo justificar esta falta.
DOS ÓRGÃOS – Enquanto aguarda a cópia do processo, constando a denúncia do Ministério Público com os depoimentos de envolvidos e testemunhas, a CEI espera também o envio do inquérito da Polícia Federal, onde constam as escutas telefônicas. “Este será um instrumento importantíssimo na apuração desta CEI”, ressaltou sem presidente.
Quanto às atuações do MPE e da OAB, João ressaltou que a OAB acompanha a CEI seguindo as funções do órgão e que o MPE já prestou seu  serviço, no momento em que apresentou a denúncia.
OITIVAS – Os membros da Comissão disseram ainda que não têm nem prazo nem a certeza de que haverão oitivas e, se houverem, quais e quantas pessoas serão ouvidas pela CEI. De acordo com seu presidente, o que ele ficou sabendo via imprensa, é que constam 28 pessoas no processo e que só depois de dar vistas a ele, será resolvido quem, quando e quantos serão ouvidos.
SONO – Perguntado sobre o que a Comissão pensa sobre as declarações de Ladeia à imprensa da capital, em que “não perderá um minuto de sono” por causa da CEI, desmerecendo sua atuação, o vereador João Negão, disse que a despreocupação do prefeito “é problema pessoal dele. Mas eu, enquanto vereador e presidente desta Comissão, não perdi noites de sono, mas perdi quatro quilos e vi minha pressão subir bastante. Isto devido a responsabilidade que nos foi imputada e à preocupação em dar uma resposta à sociedade tangaraense”. Já Zé Pequeno se disse insone com as preocupações e responsabilidades acerca da CEI e, em tom de brincadeira, relatou que além de noites de sono, tem perdido cabelos. “Numa situação dessas em que foi preso secretário e que foi aventada a possibilidade de prisão do prefeito, em que a PF fecha a prefeitura e recolhe documentos, deixando a cidade praticamente sitiada, não há como não ter preocupação. Estamos preocupados com o presente e com o futuro de Tangará”, completou João, dizendo que a movimentação em torno da CEI nasceu do respeito à sociedade tangaraense e não de intrigas políticas da oposição, como também colocou Ladeia em sua entrevista ao RD News.
PRÓXIMO PASSO – Depois que chegarem os documentos às mãos dos membros da CEI, cuja previsão é a próxima sexta-feira, o relator, Zé Pequeno, disse que a Comissão estudará o processo. As reuniões estão marcadas para as manhãs das segundas, quartas e sextas-feiras. “Esperamos que em dez ou 15 dias já tenhamos conseguido esmiuçar a documentação e teremos uma dimensão do trabalho”, ressaltou o relator, dizendo que só aí poderão ter certeza se a CEI poderá ser concluída no prazo de 90 dias (58 dias restantes, agora), ou se haverá necessidade de prorrogar sua conclusão. Depois disso, a CEI apresenta relatório, pedindo arquivamento ou instalação de uma Comissão Processante (CP), onde poderá ou não cassar prefeito e vereadores envolvidos no caso, como ocorreu em 2003, com a cassação de Jaime Muraro.
Segundo o presidente da Comissão ainda, novas coletivas serão marcadas, para que não hajam informações desencontradas ou especulações, dando assim o passo a passo da CEI, como forma de prover de respostas a sociedade, que aguarda ansiosamente o desfecho do episódio do 'Escândalo da Saúde' e a punição dos responsáveis pelo desvio de mais de R$ 4,2 milhões dos cofres públicos tangaraenses.

Com Júlio César na Prefeitura, Mortalidade Infantil aumenta em Tangará

Enquanto as cidades da região reduziram a mortalidade de crianças em 14%, Tangará da Serra aumentou em 2,5%

Redação DS

Os dados do Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal divulgados recentemente, apontando queda de Tangará da Serra no ranking dos municípios, chamaram a atenção para os números da mortalidade infantil. O número de óbitos de crianças é um dos indicadores levados em consideração pela instituição para definir se a qualidade de vida em uma cidade está melhorando ou piorando. O DS levantou os dados oficiais junto a Secretaria de Estado de Saúde e confirmou a avaliação da Firjan. Em Tangará da Serra aumentou a mortalidade infantil entre os anos da gestão do prefeito Júlio César Davoli Ladeia.
Enquanto o Brasil e o Estado de Mato Grosso conseguiram reduzir os índices de mortalidade infantil, Tangará da Serra foi na contramão: aumentou. A média de mortes de crianças com menos de um ano idade entre 2000 a 2004 (Gestão Jaime Muraro e Dona Ana) era de 22 por ano. Entre os anos de 2005 e 2009 (Gestão Júlio César) a média cresceu para 22,5 por ano.
O número torna-se mais significativo quando comparamos com os resultados alcançados pelo Governo do Estado. No  período de 2000 a 2005 a média estadual era de 951,2 óbitos enquanto que nos cinco anos seguintes a média caiu para 801,8. Redução de 10,5% em Mato Grosso. No caminho inverso, Tangará da Serra além de não conseguir reduzir seus indicadores ainda viu aumentar o número de casos em 2,5%.
Se avaliarmos o conjunto dos municípios da região médio norte perceberemos que novamente a gestão pública de Tangará da Serra decepcionou. A média de óbitos de crianças de menos de um ano entre 2000 e 2004 nas cidades da região era de 69,8 casos por ano. Entre os anos de 2005 e 2009 os municípios investiram em ações de Saúde e Ação Social e conseguiram mudar a média para 50,0 casos. Uma redução de 14%.
Segundo o Ministério da Saúde a mortalidade infantil está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento econômico. Quando a qualidade de vida aumenta os índices de mortalidade infantil caem. Já o crescimento do número óbitos está ligado à deficiência na assistência às mães e seus bebês. Uma das soluções seria criar programa de assistência para o acompanhamento das crianças até o primeiro ano de vida. E quando o programa já existe, o aumento dos óbitos demonstra que não está funcionando.
OS NÚMEROS SÃO OFICIAIS – Os dados são oficiais e incontestáveis. Foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde através do portal http://www.saude.mt.gov.br/. Para ter acesso basta clicar no link “Indicadores de Saúde” e em seguida em “Indicadores 2000 a 2009”. Depois selecione a pesquisa por Município, Tangará da Serra, ano inicial 2000 e final 2009. Depois escolha o indicador “Número absoluto de óbitos de menores de um ano de idade” e clique em “confirmar”.

Ministério Público abre mais um procedimento contra Ladeia

Prefeito de Tangará da Serra terá de explicar como um veículo do município foi parar em ferro-velho de Porto Estrela

Sergio Roberto – Redação DS

O Ministério Público deverá mover mais uma ação por improbidade administrativa contra o prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia (PR). Desta vez, o MP quer explicações sobre o que faz um veículo da prefeitura tangaraense num ferro-velho do município vizinho de Porto Estrela.
O novo procedimento contra Ladeia foi confirmado pelo MP, através do promotor Antônio Moreira da Silva, por meio da portaria nº 054/1ªPJC/2010.
A ação contra o prefeito tem como base denúncia feita pelos vereadores Roque Fritzen (PDT), Zedeca (PMDB) e Celso Ferreira (DEM), em julho de 2009. Conforme a denúncia, a Kombi placas JYH-5903, ano 1995, do patrimônio da prefeitura de Tangará da Serra, foi encontrado à época em estado irrecuperável num ferro-velho do município de Porto Estrela . O veículo integra a frota da Semec – Secretaria Municipal de Educação e Cultura.
Encontrado em situação de desmonte, o veículo já estava sem o motor e sem o câmbio, e também com os bancos retirados e o para-brisa dianteiro danificado. Ainda segundo a denúncia, o veículo foi cedido em regime de comodato no ano de 2007 pelo próprio prefeito Júlio César Ladeia (PR), com cessão foi formalizada através de “termo de cessão de uso” sem autorização da Câmara Municipal de Tangará da Serra. O documento, que não contém timbre oficial, foi lavrado entre as prefeituras de Tangará e Porto Estrela e assinado respectivamente por Júlio César Ladeia e Mauro Andrade Businaro, respectivos prefeitos municipais naquele ano.
No mesmo mês e ano da denúncia– julho de 2009 – o veículo ainda constava no patrimônio da prefeitura de Tangará da Serra, inclusive gerando custos à municipalidade através do IPVA – Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores. Ou seja, em 2009 o IPVA estava pago, mas o veículo não estava rodando a serviço da prefeitura, e sim num ferro-velho de um município vizinho.
CRISE – Segundo esclarecimento da prefeitura de Tangará da Serra, a cessão da Kombi fora realizada através de termo de cessão de uso com prazo de dois anos, podendo ser renovado por igual período. A justificativa pela cessão seria o interesse público, já que, segundo a administração municipal, Porto Estrela se encontrava naquela época em situação de penúria financeira.
Entretanto, em função da denúncia e da constatação do estado de sucateamento do veículo, a prefeitura de Tangará da Serra, através do departamento jurídico, solicitou a devolução do bem à administração de Porto Estrela . Como a Kombi segue naquele município, o departamento jurídico acionou a administração vizinha na esfera judicial, abrindo crise entre as duas municipalidades.

POLÍCIA

Inteligência da PM desbarata quadrilha ligada a roubos e tráfico

Depois de um assalto no Novo Tarumã, grupo foi preso em casa que servia de esconderijo e 'fumódromo', no Dona Júlia

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Por volta das 10h30 da manhã de ontem, uma residência na Rua 80 da Cohab Novo Tarumã I foi assaltada. Dois homens entraram na casa e deram voz de assalto à proprietária, levando R$ 7.500, uma Honda Bros e uma corrente de ouro. “Eu estava lavando louça, quando senti um cheiro forte de cigarro e me virei, dando de cara com um desconhecido. Fiquei apavorada. Ele disse que era um assalto, pra eu ficar quieta e entrar no banheiro, onde me trancaram. Enquanto isso, o outro pegava minha bolsa e o dinheiro que estava guardado no quarto. Já sabiam a localização de tudo em casa”, contou a vítima, que se encontrava sozinha no momento da abordagem dos bandidos.
Poucas horas mais tarde, por volta das 13h, o setor da Inteligência da Polícia Militar já resolvia o caso. Foram presas quatro pessoas e a moto, além de R$  575  e da corrente foram recuperados. O restante do dinheiro estaria com um quinto membro do grupo, que encontra-se foragido.
SURPRESA – As prisões aconteceram, em sua maioria, no Residencial Dona Júlia, em uma casa nas proximidades da Escola Estadual Profª Jada Torres, que é de propriedade de Orlando da Silva Beltramelo, 39, acusado de ser o mandante e mentor intelectual do roubo. Para a surpresa da polícia, a casa não tinha nada de residência, parecia mais um depósito de coisas roubadas. “Achamos diversos materiais, como ferramentas de pedreiro (furadeiras, lixadeira, máquina de cortar piso), materiais elétricos, som automotivo, jaquetas, carregadores de celular, molinetes, além da moto roubada e de parte do dinheiro. A corrente estava no pescoço da Rosana. O local não parecia residência, parecia depósito e 'fumódromo', com todos os sinais de que ali seria utilizado para o consumo de entorpecentes”, relaciona um dos comandantes da operação, que contou com o setor de Inteligência da PM e com as guarnições locais.
Ainda, quando chegaram ao Cisc, de posse de todos os materiais e foram relacioná-lo para confeccionar o BO, outra surpresa: a polícia encontrou 32 'trouxinhas' de pasta-base escondidas dentro de uma luva de pedreiro. “Pedimos que as pessoas que tiveram produtos furtados de suas casas e construções, venham ao Cisc para ver se reconhecem alguns desses produtos”, avisa a PM, informando que o bando responderá por roubo qualificado (quando é premeditado, planejado), associação para o tráfico, formação de quadrilha, receptação e corrupção ativa.
Foram presos Orlando da Silva Beltramelo, 39, que conhecia a vítima, pois vendia carne na Feira do Produtor ao lado de seu box e que tramou toda a ação do bando; Adriano Gomes, 25, que teria entrado na residência e praticado o assalto, juntamente com o outro integrante do bando que está foragido e com o dinheiro, de acordo com os demais participantes da ação; Rosana da Silva Santos, 21, que estava com a corrente de ouro da vítima no pescoço, por receptação; e, Ivanei Alves  Ferreira, 28, que é acusado de ser cúmplice do bando e estava na casa de orlando no momento da prisão. De acordo com ele e com os demais integrantes da quadrilha, ele não fez parte da ação. A polícia segue agora em investigação para localizar o integrante foragido, que estaria com o restante e maior parte dos R$ 7.500 roubados do casal de feirantes no Tarumã, na manhã de ontem.


Programa Rede Cidadã em Nova Olímpia será inaugurado nesta quarta
Na oportunidade, o projeto deverá receber um veículo, cedido pelo governo do estado

Nélson Alves / Assessoria

Às 9h desta quarta-feira, 16, será inaugurada em Nova Olímpia a sede do Programa Rede Cidadã que passará a funcionar no município, graças a uma parceria entre a Prefeitura Municipal, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública, por meio do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg). Na oportunidade, o projeto deverá receber um veículo, cedido pelo governo do estado.
O ato inaugural deverá contar com as presenças do secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, da coordenadora do Rede Cidadã, tenente-coronel Zózima Sales, prefeito municipal, Dr. Francisco Soares de Medeiros, o Comandante do Comando Regional VII, Coronel Antônio Ribeiro de Morais, entre outras personalidades políticas, civis e militares. A sede do programa está localizada na Rua Maranhão, s/nº, centro (antigo Clube de Mães).
O Rede Cidadã é uma ferramenta de combate à criminalidade, cujo principal objetivo é tirar crianças e adolescentes do risco de vulnerabilidade social. De início, o projeto atuará com uma equipe composta por psicóloga, assistente social, duas psicopedagogas, secretária e um policial. Entretanto, em breve mais três policiais militares que estão sendo capacitados vão se juntar à equipe.
Conforme o presidente do  Conseg de Nova Olímpia, Valdeci dos Anjos (Braddock), a meta do Rede Cidadã é diminuir em 40% o número de crimes envolvendo menores no município. “O Rede Cidadã é uma política de segurança pública criada para atuar dentro das comunidades desenvolvendo atividades educativas, culturais, esportivas e sociais, com o objetivo de fazer com que o Estado esteja presente nas casas, nas ruas, nas comunidades, na vida e no dia a dia das pessoas, levando qualidade de vida ao cidadão”, disse.
O foco do programa é identificar, inserir e acompanhar crianças e adolescentes vulneráveis ao risco social e ao ato infracional, desenvolvendo atividades esportivas e culturais como aulas de teatro, violão, flauta, futebol de campo, futsal e capoeira como alternativa de prevenção à violência.

terça-feira, 15 de março de 2011

Mutirão de preventivo: Câncer de colo do útero é o segundo que mais acomete mulheres no país

No próximo sábado, em todos os PSFs e no Posto Central

LUCIANA MENOLI/Redação DS

No próximo sábado, 19, a Secretaria Municipal de Saúde promove um mutirão de coleta para o exame preventivo de câncer de colo de útero. Toda mulher que inicia sua vida sexual deve fazer anualmente o preventivo, conhecido como Papanicolau, que nada mais é do que a coleta citopatológica, ou seja, é coletado o material das paredes vaginais  (mucosa) para detecção de eventuais doenças e vírus, sendo o HPV um dos tipos mais temidos e encontrados.
A SMS, no período próximo ao Dia Internacional da Mulher, tem feito o mutirão, mantendo a regularidade anual. O mutirão vai para seu terceiro ano. “Nosso foco são as mulheres de 25 a 59 anos, que é o que o município pactua e que o Ministério da Saúde preconiza, porém, mulheres de quaisquer idades que já tendo iniciado sua vida sexual devem fazer o preventivo”, destaca a enfermeira Cláudia B. da Cunha Oliveira, coordenadora dos Postos Satélites, chamando a atenção para o fato do exame não detectar apenas o câncer de colo de útero, mas também DSTs variadas como candidíase, gonorreia, gardnerela, além do HPV, que acentua  o risco da mulher desenvolver este tipo de câncer. Ela lembra que todo o material utilizado para fazer a coleta é descartável.
Segundo a enfermeira ainda, no sábado todas as Unidades de Saúde da Família e o Posto Central estarão fazendo o mutirão do preventivo das 8h às 17h. “Serão duas salas de coleta em postos de menor movimento e três nos de maior, a exemplo do Posto Central, para que as mulheres não fiquem muito tempo nas filas neste dia”, salienta. Oliveira ainda ressaltou que a marcação normal deste exame está com lotação completa até abril e que o mutirão visa diminuir essa fila e que de 30 a 40 dias depois de feito o preventivo, as mulheres podem procurar pelos resultados na Unidade de Saúde onde fez o exame.
PARA FAZER O PAPANOCOLAOU – A mulher que quiser aproveitar o mutirão de exame preventivo ao câncer de colo de útero e detecção de diversas DSTs:
Não pode estar no período menstrual;
Não deve usar nenhum tipo de creme vaginal 5 dias antes do exame;
Não deve manter relação sexual 3 dias antes do exame; e,
Ter em mãos os documentos (CPF, RG,Cartão do SUS).
De acordo com o secretário de Saúde, Júnior Schleicher, “o agendamento de algumas Unidades de Saúde e do Posto Central esta cheio, apenas com vaga para o mês de abril, daí também a importância das mulheres participarem desse mutirão. Esperamos que todas compareçam e façam esse importante exame para a manutenção de sua própria saúde”.
PAPANICOLAOU - O câncer de colo uterino ainda hoje é uma das principais causas de morte em mulheres do Brasil e do mundo. O exame de Papanicolaou foi preconizado como medida de prevenção do câncer de colo de útero, devendo ser feito, à princípio , por todas as mulheres a partir do início da vida sexual, uma vez que as alterações frequentemente também aparecem em mulheres jovens, com idade entre 13 e 19 anos.
ÍNDICES - O câncer de colo de útero é uma das maiores ameaças à saúde feminina. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o mal é responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano no mundo. No Brasil, no ano de 2007, essa doença matou 4.691 mulheres.
MT - Trezentas e trinta mulheres em Mato Grosso terão o diagnóstico positivo do câncer de colo do útero este ano, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença tem 100% de cura quando diagnosticada precocemente, porém, ainda é o 2º tumor mais incidente entre o público feminino, atrás apenas do câncer de mama. O papiloma vírus humano (HPV), vírus causador do câncer de colo do útero, é transmitido por contato sexual e só pode ser prevenido com uso de preservativo. No público masculino a incidência é grande. Estudo científico aponta que 50% deles tinham o HPV.
Para as mulheres, o perigo do HPV é o câncer, que tem desenvolvimento lento e se caracteriza pela modificação de células de colo do útero por causa da infecção do vírus. Elas contraem principalmente pelo contato sexual e estão mais suscetíveis devido a grande incidência do vírus nos parceiros.
Nos homens, o HPV pode causar cânceres de pênis e anal. A incidência no público masculino se mostra preocupante. Um estudo realizado com 1.159 brasileiros, norte-americanos e mexicanos constatou que 50% tinham o HPV. Eles tinham idade entre 18 e 70 anos e foram acompanhados entre 1,6 ano e 2,7 anos.



 

No Dia Mundial do Consumidor, Procon de Tangará dá dicas sobre seus direitos

O Procon é aberto ao público das 13h30 às 17h, de segunda à
sexta-feira

LUCIANA MENOLI/Redação DS
 
Com falta de pessoal e de recursos o Procon/Tangará não promoverá nada em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, mas vem seguidamente alertando a população de Tangará da Serra e região sobre os seus direitos e a forma como lutar para que sejam respeitados na aquisição de um produto ou serviço.
No ano passado, o Procon local atendeu um total de 3.387 pessoas. Só nos dois primeiros meses deste ano, já foram efetuados 890 atendimentos, que geralmente acabam em acordo, dando uma média de 15 pessoas atendidas por dia. Aberto ao público das 13h30 às 17h, de segunda à sexta-feira, a unidade deseja transformar-se numa autarquia regional, com recebimento de recursos dos municípios que atende, não ficando ligado somente à prefeitura local, já que auxilia consumidores de toda a região.
Como forma de instruir o consumidor sobre seus direitos, a assessora do Procon, Lenir Bonazza, preparou uma lista de casos para tirar suas dúvidas mais comuns. Confira:
Quando se sentir lesado pelo fornecimento de produto ou serviço, o primeiro passo é procurar o fornecedor/empresa; se deu defeito, esta deve enviar para a assistência técnica para laudo, onde o consumidor deverá exigir a ordem de serviço ou documentação que comprove que ele deixou o produto na empresa. Não tendo resultado no prazo de 30 dias, o consumidor não será obrigado a ficar com este produto, pois é o prazo estabelecido para conserto e reparo. O consumidor, então, pode exigir seu dinheiro de volta ou um novo produto no lugar. Outro detalhe, é que o produto pode ir à assistência técnica por três vezes, no prazo da garantia, com o mesmo defeito, depois disso, poderá solicitar um novo produto, pois caracteriza vício.
A empresa responde solidariamente até 90 dias após a compra, devendo neste ínterim auxiliar o consumidor. Inclusive, se não tiver assistência técnica na cidade, ela terá que auxiliar no envio do produto.
O prazo para devolução de produtos é de sete dias, quando o produto foi adquirido fora do estabelecimento comercial (Ex.:  telefone, internet, venda à domicílio). Ele poderá trocar ou cancelar sua compra.
No caso de consórcio, quando da desistência, deve fazer uma solicitação de cancelamento escrita, informando que quer fazer a desistência do grupo 'X', cota 'Y', mas quer participar dos sorteios mensais. Ele deve comparecer a esses sorteios. As empresas de consórcio terão de 30 a 90 dias para devolver o dinheiro, conforme o contrato estabelecido.
E, finalmente, quando o consumidor se sentir lesado de qualquer forma, deve se encaminhar ao Procon mais próximo, munido de RG, CPF e da documentação que comprove a compra do produto e serviço (nota fiscal, contrato, cupom).
CAMPEÕES EM RECLAMAÇÕES - De acordo com o Procon tangaraense, as reclamações contra os serviços de telefonia prestados pelas diversas operadoras em todo o território nacional, em Tangará da Serra são os campeões de reclamações levando-se em conta o levantamento feito pelo órgão no período de janeiro a dezembro de 2010.
Porém, neste ano, as reclamações continuaram. Segundo Bonazza, o envio de contas indevidas, serviços não solicitados, migração indevida para outros planos, aumento no pacote de serviços sem aviso e autorização prévios, além de falhas no sistema de comunicação, como queda de ligações, falta e interrupção de sinal também estão na lista dos reclamantes.
Em segundo lugar, vêm as reclamações das administradoras de cartões, incluindo aí desde cartões de banco a supermercados. Em seguida, vêm as reclamações sobre juros abusivos.
CAPITAL - O Procon Estadual promove hoje em Cuiabá, entre as 9h e 17h, na Praça Ipiranga, o Dia Mundial do Consumidor. Diversas atividades serão oferecidas, além de orientações sobre o direito do consumidor e outros serviços como corte de cabelo, aferição de pressão e apresentações artísticas e culturais.
Este ano, o Dia Mundial do Consumidor tem como tema os Serviços Essenciais (água, telefonia fixa e móvel, energia elétrica). A Superintendência de Defesa do Consumidor registrou 3.975 reclamações sobre serviços essências no ano passado, sendo eles os mais reclamados em 2010.
Com objetivos de sensibilizar a população quanto à importância de conhecer seus direitos e deveres como consumidor e apresentar os órgãos governamentais e não-governamentais que prestam serviços ao cidadão em diversas áreas, o órgão espera superar o número de 29 mil atendimentos realizados no evento do ano passado.
Como parte da comemoração do Dia Mundial do Consumidor, a equipe de conciliação do Procon está realizando audiências desde ontem e até o dia 18, promovendo assim um grande mutirão de conciliação.

POLÍCIA

Vila Esmeralda: Homem tenta matar mulher pela segunda vez em 60 dias
Segundo ele, a vítima teria agredido sua esposa e ele estaria se vingando

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Foi detido neste domingo, José Aparecido Magalhães, o Sequinho, acusado de tentativa de homicídio. O crime foi cometido por volta das 13h na Vila Esmeralda e a vítima seria uma mulher que Sequinho teria tentado matar há 60 dias.
De acordo com o preso, a vítima dessas duas tentativas teria agredido sua mulher e ele estaria se vingando. Nos dois casos ele utilizou arma de fogo. Desta vez foi um revólver calibre 38. Segundo a vítima, Sequinho disparou duas vezes contra ela. Ferida, a vítima ainda entrou em embate corporal com Sequinho, conseguindo pegar a munição intacta. Um dos tiros atingiu sua perna e ela foi encaminhada à UMS.
Na manhã de ontem, Sequinho levou a polícia para mostrar o local onde escondeu a arma.
TRÁFICO – Foi novamente presa Silvana Moraes de Jesus, 35, por tráfico de entorpecentes. No início do mês de fevereiro deste ano, ela foi presa no Jardim do Ipês, por tráfico e receptação. Junto com ela, foi apreendido o menor K.C.M.J, de 14 anos, seu filho, pelo mesmo motivo. A prisão e apreensão se deram quando a polícia investigava a existência de uma boca-de-fumo numa casa na rua Jatobá. K. assumiu a responsabilidade pelos delitos e Silvana foi libertada. Neste final de semana, a polícia a deteve novamente e, outra vez, por tráfico.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Câmara homenageia mulheres tangaraenses com Moção de Aplausos

Junto à homenagem, a palestra da representante da UBM salientou as mudanças históricas do sexismo
Redação DS

Na noite da última quinta-feira, a Câmara Municipal de Tangará da Serra promoveu uma sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, tendo iniciado às 19h. Na ocasião, 28 mulheres das mais diversas áreas foram homenageadas, representando as categorias profissionais a que pertencem. Médicas, advogadas, jornalistas, trabalhadoras e produtoras rurais, entidades de classe, policiais, políticas, clubes de serviço e Ongs; todas tiveram sua representação.
O plenário ficou lotado de familiares e amigos das homenageadas. Das 28 convidadas, apenas quatro faltaram por motivos pessoais ou problemas de saúde.
A solenidade teve início com a palestra “Mais política, mais poder”, sendo proferida pela estudante de Serviço Social pela UFMT, membro da UBM - União Brasileira das Mulheres do estado de Mato Grosso -, presidente da UJS - União da Juventude Socialista e líder estudantil -, e presidente do Comitê Municipal do PCdoB em Cuiabá/MT, candidata a deputada federal nas últimas eleições, Ana Flávia Botelho Rodrigues, que discorreu sobre os aspectos históricos do movimento feminista e da mulher na política, bem como explorou a necessidade premente da equidade de direitos, deixando o sexismo no passado e se atendo ao fator humanitário e à valorização do profissional e do ser humano.
Depois da palestra, foram entregues as moções de aplausos e uma rosa a cada homenageada, bem como a todas as mulheres presentes no Plenário da Câmara. Logo após, os vereadores presentes (Zé Pequeno, Haroldo Lima, Luís Henrique, Vânia Trettel e Miguel Romanhuk), bem como a representante do Executivo, Maísa Coutinho, e do PCdoB e Unemat, Anderson Gheller Froehlich, fizeram breves pronunciamentos felicitando as presentes como representantes de suas categorias. O vereador Zé Pequeno, proponente da sessão, encerrou a solenidade pouco depois das 21 horas.
DO DS – A classe jornalística feminina de Tangará da Serra, neste ano foi representada pela jornalista Luciana Menoli, editora do Diário da Serra, convidada pela Associação Tangaraense de Imprensa pela repercussão de seu trabalho jornalístico nos meios sociais e políticos. “Sinto-me lisonjeada em receber a homenagem neste ano, mesmo porque fiquei vários anos fora de Tangará. Penso que a condição atual da mulher no mundo não é um motivo de celebração, muito pelo contrário, temos que repensar nossa própria condição aliada à sociedade (ainda machista) que nos cerca. Sou absolutamente contra o sexismo e, por isso, contra o feminismo, que há um tempo nos serviu e aos propósitos da causa feminina, mas que hoje não tem lugar. Agradeço à ATI pela indicação e ao DS por permitir a exposição de minhas ideias e ideais”, disse a jornalista. 

Biênio: Até 2012 Tangará terá obras ligadas ao turismo de mais de R$ 14,5 mi

LUCIANA MENOLI / Redação DS

O projeto do Centro de Eventos de Tangará da Serra está pronto e será encaminhado à Secretaria Estadual de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) na próxima segunda-feira, 14, pelos secretários municipais Jairo Ayres e Maísa Coutinho, do Turismo e da Indústria, Comércio e Serviços, respectivamente. Só neste projeto serão investidos R$ 7 milhões, verbas estaduais e federais em sua maior parte.
Juntando à obra do aeroporto tangaraense – mais R$ 7 milhões – e ao Centro de Atendimento ao Turista, onde serão investidos mais de R$ 484 mil, são quase R$ 14,5 milhões de investimentos na área turística no município, em obras que terão lugar entre os anos de 2011 e 2012.
Com projeto em mãos, os dois secretários entregam um dia antes do prazo estipulado pela Sedtur, que seria 15 de março. “Nossos projetos estão saindo rigorosamente em dia”, ressalta Ayres. Dando continuidade aos trabalhos anteriormente desenvolvidos por Coutinho, que era interina da pasta, Ayres ressalta que começará, passo a passo, a implantar a cadeia produtiva do turismo no município a partir do turismo de negócios e do de eventos. “Para isso, o Centro de Eventos será a nossa grande vantagem, colocando Tangará na rota das convenções regionais, estaduais e, mais tarde, nacionais. Agregado a esse turismo de negócios, os potenciais vão se abrir em novos veios para o turismo local”, salientou animado o secretário.
Vizinha ao Parque de Exposições do Sindicato Rural, na MT-358, a área onde será construído o Centro de Eventos tem mais de 18 mil m2. O Centro terá 3.727 m2, com capacidade para 1.300 pessoas e nove eventos aos mesmo tempo (como exposições, shows e feiras, por exemplo), além de um estacionamento com capacidade para mais de 440 veículos.  O espeço é planejado com divisórias modulares de fácil transporte e montagem, com revestimento acústico e todos os cuidados com segurança e conforto.
Ayres acredita que nos próximos 60 dias haverá uma posição da Sedtur e que a autorização para as licitações deve sair em junho. Ele ainda indica áreas do entorno como passíveis à construção de hotéis. “Tangará hoje tem 1.400 leitos. Destes, mil têm qualidade para o público que atua nas convenções. Os outros 400 são mais simples. Então há uma demanda de mais 400 leitos a ser suprida”, cita o secretário, que está preocupado com o encontro estadual de motociclistas que acontece no município em abril e que deve atrair 2 mil pessoas.
De acordo com a secretário Maísa Coutinho (ainda na época da aprovação do projeto do aeroporto), alguma cidade que não conseguisse entregar o projeto do aeródromo a tempo, perderia a verba e esta poderia ser revertida para o Centro de Eventos de Tangará, o que acabou acontecendo, como ela mais uma vez confirmou. Segundo Ayres, são poucas as cidades brasileiras que têm uma equipe técnica de nível para elaborar os projetos necessários para obras como estas e, também, verba para os projetos. “Somente o projeto do Centro de Eventos custou R$ 114 mil. Não é fácil para um município de pequeno porte alocar tais recursos. Além disso, Tangará tem uma das melhores equipes técnicas do país na Seplan e, sem ela, nenhum destes projetos estaria aqui. Um exemplo é Várzea Grande, bem maior do que Tangará, a segunda do estado; eles não conseguiram entregar os projetos para o PAC 2 a tempo e nós conseguimos. Isso graças à Seplan”, elogiou.
Depois do período de licitações, o projeto tem previsão de um ano para ser executado em sua totalidade.
CAT – Quanto ao CAT, a Setur espera o término das chuvas para iniciar as obras de acesso. Depois disso, serão instaladas as redes de água e energia elétrica, dando início definitivo às obras do CAT, nas proximidades do Cristo, na entrada da cidade. O tempo previsto para sua conclusão é de oito meses, de acordo com a empresa vencedora da licitação.
CARNAVAL – Segundo o secretário ainda, mesmo o Carnaval 2011 tendo pouco público, conforme as últimas informações da PJC, o Carnaval tangaraense foi o mais seguro do estado de Mato Grosso. As ocorrências registradas (17), referem-se à apreensão de motos que faziam racha fora da cidade 50 Km. “Dentro do circuito do Carnaval, nenhuma ocorrência foi registrada, o que nos deixou entusiasmados”, revela, dizendo que para o próximo ano, Tangará terá ´O Carnaval´ e que as reuniões para planejá-lo têm início já em abril.