Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

segunda-feira, 7 de março de 2011

CARNAVAL EM TANGARÁ

Carnaval agita Tangará e folião não desanima com tempo de chuva

Hoje tem final entre os blocos no TTC e expectativa de grande público na avenida: a folia está chegando ao final
LUCIANA MENOLI/Redação DS

Choveu na sexta-feira, primeiro dia de Carnaval, contudo o tempo não desanimou o folião, que brincou na avenida até as 2h da manhã. E acabou cedo porque tinha trabalho no sábado, último dia útil da semana. E nele à noite, a folia foi liberada. Na Brasil, cerca de 4 mil pessoas brincaram a Folia de Momo. No TTC, mais de mil pessoas, com destaque para animação dos blocos carnavalescos que, este ano, em sua maioria escolheram o clube para festejar.
Na manhã do sábado ainda, os membros do Rotaract Club de Tangará encheram a Avenida Brasil de Verde. Com o Projeto 'Sou do Mato', eles doaram dezenas de mudas de árvores frutíferas e ornamentais para motoristas e pedestres. “Nestes dias de feriado, as pessoas têm mais tempo em casa e podem dedicar esse tempo ao plantio de árvores, pois estão relaxadas. É um momento com a natureza e uma etapa importante deste projeto rotaractiano”, ressaltou Eleandro Marcos, presidente do Rotaract, em meio a carros no momento da entrega das mudas, em frente à Praça da Bíblia. Além das mudas, também foram entregues panfletos e sacolas ecológicas.
À noite, já no domingo, pois o clima começou a ferver para os foliões depois da meia noite, milhares se uniram no ritmo do axé na Brasil, embalados pela Banda Dumatto. Apesar de apenas dois blocos competindo no Carnaval popular, a animação foi geral. No mesmo ritmo, embalava os foliões a Sandokan, no TTC, que tem hoje a sua última noite de Carnaval, onde haverá a premiação dos blocos campeões, que levam cerveja e troféus para suas concentrações. Aloprados e Balaco Baco estavam em maior número, mas em animação nenhum ficou a dever no 'estatuto' do folião.
Destaque para a segurança e para o trabalho preventivo/educativo de trânsito e saúde. Outro destaque, que há anos (pelo menos desde que o carnaval de rua começou na cidade) é o tradicional casal da realeza carnavalesca. Elias Pereira da Silva e Lilian Teixeira Dutra não perdem uma noite de folia há anos e a cada dia com uma fantasia diferente. Na sexta, estavam de ciganos. No sábado, foram de rei Momo e de muçulmana e hoje, ela vai de gueixa e ele de seu shaolin.
E por falar em fantasias, as crianças foram as grandes vedetes deste carnaval; palhacinho, borboleta, havaiana, bailarina, joaninha, pirata, tudo fazia parte do rol escolhido para a festa da molecada, que teve lugar ontem e continua amanhã, a partir das 15h, tanto na avenida quanto no clube, que este ano veio com três blocos infantis.
Amanhã, é a grande final do carnaval popular. Como tem dois blocos, nenhum fica sem premiação. A expectativa de público para esses dois últimos dias é grande, já que o folião geralmente aproveita os últimos dias para cair no samba, no axé, na festam, enfim.


Carnaval dedicado a Jesus movimenta fieis em Tangará
Católicos e evangélicos fazem eventos de louvor e adoração durante os dias de Carnaval

LUCIANA MENOLI / Redação DS

Tendo iniciado no sábado, o Carnaval com Jesus – Maranatha 2011, realizado anualmente pelo grupo de Renovação Carismática Católica (RCC) e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, com a acolhida teve em seu primeiro dia, momentos emocionantes de adoração e louvor. Com tema 'Por causa da tua palavra, lançaremos as redes', os católicos pretendem mostrar o mundo que o Cristo oferece. “É um mondo longe das bebidas, das drogas. Por causa da palavra de Deus, estamos jogando as redes para uma alegria que não acaba na Quarta-feira de Cinzas, a alegria verdadeira, que está na paz”, resslatou o coordenador paroquial Sebastião Alípio.
Quase mil pessoas participaram no primeiro dia, mas nada próximo ao que o correu ontem no Salão Paroquial, que estava simplesmente abarrotado de fieis, superando as expectativas dos organizadores. O evento cristão, que ontem iniciou novamente às 13h, seguindo durante toda a tarde com Santo Terço, louvor, pregação e animação, finalizando com Missa às 19h, teve a participação de mais de 1.500 pessoas de todas as idades.
Hoje, o evento tem início às 19h, com o Santo Terço, efusão no Espírito e Carnaval com Jesus. Já amanhã, último dia de Maranatha, iniciará às 13h com o Santo Terço e encerrará logo após a Santa Missa de cura e libertação, marcada para as 16h. “O céu se abrirá sobre Tangará da Serra e muitas graças irão acontecer – o evento conta com momentos de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, Celebração da Santa Missa de Cura e Libertação, palestras, confissões, louvor, animação, diversão e apresentações de coreografias de danças”, adianta Pelissari.
CONVIDADOS – Uma das presenças festejadas deste Maranatha é o missionário Beto Faria, de Marília (SP), da Missão Chamas de Amor, que anda pelo Brasil levando seu testemunho de fé. Beto disse que espera ter do evento o que pediu, “milagres, curas e libertação, bem como muita presença de Deus”, revelou. “Espero que as pessoas sintam o que Deus preparou para este local. Essa oportunidade é única. Nunca mais viveremos esse Maranatha. Aproveitem essa chance. Deus se deixa encontrar o vento está favorável para nós neste momento”, professa o missionário.
Em meio a muita música e animação, muito louvor, adoração e uma energia impressionante. É isso que sentem aqueles que participam do Maranatha a cada ano. Segundo o missionário, Deus o escolheu para estar ali, pregando, talvez como escolha as pessoas que entram sem compromisso no Salão Paroquial durante estes dias de evento e se sentem iluminadas e agraciadas pela força da fé, mudando inteiramente suas vidas. “O que vim pregar no Maranatha é o Deus que eu vi, que é poderoso, sobrenatural e pode mudar a vida de muitas pessoas. Mudou a minha. Estou há 20 anos na Renovação e há sete larguei tudo e trabalho como missionário”, testemunha Beto, que já havia vindo a Tangará anteriormente, para o grupo de oração.
RETIRO – A Igreja Quadrangular, neste dias de Carnaval, também apresenta uma programação diferenciada. Em sua sétima edição, o retiro espiritual da Quadrangular, este ano está localizado no CME Dom Bosco e começou na noite do sábado com apresentações teatrais, musicais, muito louvor e adoração. O tema deste ano é 'O senhor nos aumente e nos faça crescer'. O evento atrai cerca de cem pessoas para os dias de retiro, que termina ao meio dia de amanhã. O pastor Osvaldo Cruz lembra que todos estão convidados a participar. Hoje, por volta das 22h, a Quadrangular promove um desfile de vestidos de noivas, dentre outras atividades durante todo o dia.



Nenhum comentário: