Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

segunda-feira, 7 de março de 2011

Escolas municipais homenageiam mulher pelo seu dia: palestras e coquetéis

A mulher, cumprindo a mesma carga horária e num mesmo cargo que o de um homem, recebe cerca de 30% a menos que ele

LUCIANA MENOLI/Redação DS

O 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é celebrado em todo mundo como uma data revolucionária. O fato mais comumente ligado a esta data é a marte de 146 trabalhadoras num incêndio numa fábrica têxtil em Nova Iorque. Este ano, o incêndio faz 100 anos e relembra a opressão e a forma diferenciada com que a mulher é tratada ainda nos dias de hoje, onde cumprindo a mesma carga horária e num mesmo cargo que o de um homem, recebe cerca de 30% a menos que ele. A mulher ainda, cumpre jornada tripla, trabalhando fora, fazendo os serviços domésticos e cuidando da educação da prole.
Sobre esses temas, palestrou na noite da sexta-feira, no CME Sílvio Paternez, na Vila Horizonte, Maristela Carvalho, das oficinas de oração e vida. A palestra fez parte da homenagem preparada pela direção da centro educacional às funcionárias e mães que têm seus filhos no Paternez. Dona Maristela falou de liberdade sexual, estresse, saúde, família, violência, felicidade e religião numa palestra bem humorada e agradável, que encantou as convidadas. O que ela já havia feito mais cedo, quando palestrou para os funcionários da Semec, no Centro Cultural. Depois da palestra, houve apresentação musical, sorteio de brindes e um coquetel, cujo bolo de 50 quilos foi doado pelo secretário municipal Paulo Porfírio. “Esta é uma forma de homenagear minha mãe, que perdia há 20 anos”, disse ele emocionado.
No dia seguinte, sábado, foi a vez do CME Gentila Susin Muraro, no San Diego, homenagear funcionárias e mães com um delicioso café da manhã, poesias, bombons e rosas. Uma forma de lembrar que a grande maioria dos responsáveis pela educação dos nossos filhos é de professoras; mulheres que têm a educação sob sua responsabilidade, dentro e fora de suas casas, se não como professoras, como mães.
FINAL DE SEMANA – Ainda, no próximo final de semana, o Conselho Comunitário de Segurança Pública de Tangará da Serra, com base na Vila Esmeralda, realiza nos dia 12 e 13 de março dois eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher. O primeiro será no dia 12, a partir da 14h na sede do Comando Regional VII, com uma homenagem às policiais civis e militares de Tangará da Serra, onde 40 policiais serão homenageadas e presenteadas. Já no dia 13 de março, o CONSEG brindará a comunidade da Vila Esmeralda com um Mutirão da Cidadania.

Nenhum comentário: