Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Duzentas editoras participam da 2ª Feira do Livro de Tangará da Serra

Ontem teve início a 2ª Feira do Livro de Tangará da Serra, realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) e pela Universidade Estadual de mato Grosso (Unemat), no saguão do Centro Cultural. Os amantes da leitura poderão encontrar títulos de quaisquer gêneros, desde infantis aos best-sellers e técnicos. São 200 editoras presentes no evento que trazem livros, além de para qualquer gosto, para qualquer bolso, com preços de R$ 4 a R$ 500. A Feira do Livro faz parte do VII Simpósio de Língua e Literatura promovido pela Unemat, que também teve sua abertura ontem à noite.
Hoje a Feira continua no Centro Cultural e é aberta ao público em geral e a professores, das 18 às 22h. Nos dias 20, 21 e 22, tem sede na Unemat e será direcionada aos acadêmicos e participantes do SILLMAT, das 19 às 23h. Serão comercializados livros a preços promocionais em todos os dias. No dia 23, encerramento desta edição da Feira, o local de exposição será a Feira do Produtor, das 9 às 17h. O público-alvo deste último dia são as crianças, principalmente alunos da educação infantil e ensino fundamental e a comunidade em geral. Na ocasião serão lançados cinco livros de estudantes tangaraenses, dentro de um projeto cultural da Semec.
Alguns dos principais autores tangaraenses também participarão da Feira, até por fazerem parte do corpo docente da Unemat, como Joci Rosa e Robson Rocha. Este último cuja coleção de literatura infantil “Descobertas”, com 12 livros, distribuída nacionalmente desde 1997, já vendeu mais de um milhão de exemplares.
Lembrando que no próximo dia 29 é o Dia Nacional do Livro. Data escolhida devido à fundação da Biblioteca Nacional, a 29 de outubro de 1810.
VII SILLMAT
Em sua sétima edição, o Simpósio de Língua e Literatura promovido pela Unemat, teve sua abertura na noite de ontem, no Centro Cultural. Dentre as atividades da noite, um Seminário de Educação Básica, projetos desenvolvidos por professores do sistema municipal de Tangará da Serra servem como temática durante toda a semana. Hoje, o Simpósio segue no anfiteatro do Centro Cultual, com abertura das mesas-redondas e, amanhã, as atividades continuam na Unemat, tendo início às 19h e terminando às 23h, com exceção de quinta e sexta-feira (21 e 22), quando a programação inicia às 14h, com apresentação de projetos dos alunos do Programa de Mestrado em Estudos Literários (PPGEL), durante Seminário de Dissertação.
Durante toda essa semana haverão seminários, exposições, apresentações culturais e mesas-redondas formadas por docentes da Unemat, universidades federais de Santa Catarina (UFSC) e Santa Maria (UFSM) e, ainda, Universidade de São Paulo (USP). Atividades culturais e lançamentos de livros, além da 2ª Feira do Livro de Tangará da Serra, completam a programação. O SILLMAT se estrutura a partir de quatro áreas de conhecimento, que apontam construções e percepções de pesquisas desenvolvidas tanto no mestrado quanto na graduação - são elas: a Língua, a Literatura, as Ciências Sociais e a Educação. E, esta edição, termina na sexta, 22.

LUCIANA MENOLI

Nenhum comentário: