Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Tangará limpa: É o resultado da maior campanha de mobilização popular que o município já viu

A maior mobilização popular que Tangará da Serra já presenciou. Esta foi a campanha 'Vamos Limpar Tangará', que aconteceu durante todo o dia de ontem. Só no blog da campanha, quase 800 voluntários se inscreveram. Para coletar o lixo recolhido nos bairros, cem caminhões, principalmente, de empresas tangaraenses que resolveram se voluntariar nesta verdadeira faxina, promovida pelos tangaraenses residentes nos 101 bairros do município.
Para identificar os pontos de coleta, bandeiras vermelhas foram colocadas. E, por onde se andasse em Tangará da Serra, podíamos nos deparar com voluntários e moradores dos bairros fazendo limpeza em seus quintais, nas ruas e nos terrenos baldios. A mobilização começou antes das 8 da manhã, na coordenação da campanha, ao lado do Hiper Gotardo. Depois, todos seguiram para os altos da Av. Tancredo Neves, onde estavam mais de cem pessoas e cerca de 30 caminhões, esperando pelas últimas instruções. Bombeiros, Polícia Militar e Guarda Municipal de Trânsito participaram para garantir a segurança da campanha.
O Samae participou com a doação de luvas e sacos de lixo, além de alguns caminhões do Recicla. “O ponto mais positivo que vejo, além da mobilização e da iniciativa da BPW como um todo, é fazer com que os cidadãos entendam que a cidade é uma extensão da sua casa. Que não adianta só limpar sua casa, seu quintal, temos que recolher uma latinha de cerveja quando a vemos jogada na rua e jogar no lixo, por exemplo. E, ainda mais, não mais jogá-la nas ruas. Essa campanha e, antes de tudo, de conscientização à cidadania plena”, observou o gestor do Samae, Jefferson Luiz Lima da Silva, que lembrou, na ocasião, que Tangará vai sediar uma conferência sobre lixo e reciclagem até o final do ano. Vale lembrar que o município estendeu a coleta seletiva a 100% dos bairros, no início deste ano, e, segundo Jefferson, são coletados cerca de 10 toneladas de lixo reciclável por dia. “Mais o interessante não é a tonelagem e sim o volume, que é muito maior. Nós retiramos esse volume do aterro e transformamos em novos produtos”.
Aliuda Tanaka, presidente da BPW Tangará da Serra, que realizou a campanha, ficou indignada com a quantidade de lixo encontrado nas imediações da Vila Olímpica. Além de lixo caseiro, tem restolho de construções, entre outros produtos. Tudo jogado em Área de Proteção Ambiental, às margens de um córrego, como o DS denunciou há poucos dias. “È uma vergonha. Pra que fazer isso. Aqui não é um Ecoponto. Temos que ter mais educação e consciência”, protestou a presidente.
Empresários, alunos da Unemat, da ETE e de várias escolas, autoridades, imprensa. Todos colaboraram para que essa campanha fosse o sucesso que foi. Agradeço a parceria de todos e da população tangaraense que deu lições de cidadania. Espero que essa campanha persista diariamente e que tenhamos conseguido conscientizar a população como um todo”, finalizou a coordenadora da campanha 'Vamos Limpar Tangará', a empresária Leani Ruppel, que no final do dia de ontem, ao sair do Aterro Sanitário, festejava mais um número recorde da campanha. Os caminhões que recolheram lixo durante todo o dia por toda Tangará da Serra, coletaram 200 mil toneladas de lixo.

LUCIANA MENOLI

Nenhum comentário: