Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Farmácia: Uma profissão em expansão e uma escola sem fim

Ontem os farmacêuticos comemoraram seu dia com a certeza de que a área que escolheram para trabalhar está em franca expansão. Em Tangará da Serra, atualmente, são cerca de 40 estabelecimentos entre farmácias e drogarias, em que a presença deste profissional é obrigatória.
O farmacêutico tem como função orientar o paciente sobre as interações medicamentosas, sobre seus benefícios, além de alertar sobre os perigos da automedicação ou da forma errada de administrar determinados medicamentos. De acordo com a farmacêutica Joice Alessandra Menses, formada há 8 anos, hoje as pessoas se preocupam mais com a sua saúde, por isso a procura pelo profissional em farmácia cresceu. “Devido à divulgação da mídia, penso, nossa profissão é valorizada pelas pessoas, que nos procurar para se certificarem da maneira correta de administrar este ou aquele medicamento, pois somos responsáveis por orientá-las neste sentido”, relata a farmacêutica, que se diz apaixonada pelo que faz e que escolheu esta área por gostar de lidar com as pessoas. Joice destaca que é uma profissão de grande desenvolvimento ainda, apesar do custo de mensalidades em faculdades particulares em contrapeso ao piso da categoria. “Hoje, pagam-se R$ 1.600 no mínimo, por mês, para cursar Farmácia e Bioquímica. O nosso piso, atualmente, é de pouco mais de R$ 1.600. Fica quase elas por elas, mas é um investimento numa carreira promissora”, destaca.
Já o farmacêutico Henrique Moura, formado há três anos e meio, diz que começou a trabalhar como atendente quando tinha apenas 15 anos, no Paraná, e que acabou aprendendo muito coisa e se apaixonando pela profissão, por isso a escolheu como carreira. Sobre a obrigatoriedade de se ter um farmacêutico responsável durante o período integral de funcionamento de farmácias e drogarias, como manda a legislação pertinente, ele diz que a população já procura o profissional farmacêutico mais, porém, muitos estabelecimentos burlam a lei e contratam o farmacêutico apenas para assinar como responsável, sem que ele esteja sempre presente.
Henrique ainda ressalta que todos os dias chegam medicamentos novos e que a indústria farmacêutica é uma novidade diária. “Todos os dias surgem novos medicamentos, por isso temos sempre que nos atualizar, buscar as novidades. Para mim, a farmácia é uma escola sem fim. Temos, todos os dias, um novo produto a estudar”, finaliza o farmacêutico, já se preparando para atender a mais um paciente, que busca ali sua orientação profissional.

Luciana Menoli

Nenhum comentário: