Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Sob flechas e martírio: Ontem a Igreja Católica comemorou o dia de São Sebastião


Ontem foi dia de São Sebastião, onde diversas comunidades e cidades em todo o mundo fazem comemorações e têm feriado, a exemplo da cidade do Rio de Janeiro, em que o santo é padroeiro. Os peões de rodeios também têm em São Sebastião seu santo protetor. Simbolizado pela flechas, é um dos mártires mais queridos e cultuados pale Igreja Católica, no sincretismo religioso com as religiões afrobrasileiras é representado como Oxóssi, o orixá das matas, da saúde e das ervas medicinais.
O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima). No Brasil, ele é celebrado com festas e feriados no dia 20 de janeiro como padroeiro de várias cidades: Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, Barra Mansa, Três Rios, Aperibé, Araruama;Goiás: Rio Verde e Palmeiras de Goiás; Pará: Altamira e Parauapebas; Mato Grosso: Alto Garças; Mato Grosso do Sul: Maracajú; Bahia: Alcobaça, Caravelas, Itambé, Trancoso e Maraú (No sul do estado a festa também é chamada de Cavalhada); Ceará: Apuiarés, Choró, Ipu, Monsenhor Tabosa, Mulungu, Nova Olinda e Pedra Branca; Minas Gerais: Andrelândia, Montes Claros, Alpinópolis, Andradas, Cruzília, Coronel Fabriciano, Brumadinho, Leopoldina, Bom Jardim de Minas, Lagoa Dourada, São Sebastião do Paraíso Papagaios, Curral Moreira/Belo Vale Pedralvae salto da divisa; São Paulo: São Sebastião, Andradina, Cajamar, Coroados, Valinhos, Ibiúna, Suzano, Porto Ferreira, Presidente Prudente, Pederneiras, Borborema, Ribeirão Preto e Pirajuí; Pernambuco: Caruaru, Jataúba, Limoeiro, Cabo de Santo Agostinho, Belo Jardim, Ouricuri e Lagoa de Itaenga; e, Acre: Xapuri.
HISTÓRIA - De acordo com Actos apócrifos, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283 d.C. Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que , or volta de 286, por sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos, julgou-o como traidor, tendo ordenado a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana, cujo dia é comemorado em 30 de Junho) resgatou seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas.
O bárbaro método de execução de São Sebastião fez dele um tema recorrente na arte medieval - surgindo geralmente representado como um jovem amarrado a uma estaca e perfurado por várias setas (flechas); de resto, três setas, uma em pala e duas em aspa, atadas por um fio, constituem o seu símbolo heráldico. 

Luciana Menoli

Nenhum comentário: