Adão Leite Filho, proprietário da Yamaha Centuryon, foi eleito neste início de ano, presidente da Associação Brasileira de Concessionários Yamaha (Abracy) para o biênio 2011/2012. O empresário, que há 26 anos trabalha no setor de veículos de duas rodas, sendo o pioneiro do ramo em Tangará da Serra, juntamente com seu irmão, figurava como vice-presidente da entidade nos últimos dois anos. Ainda, durante quatro anos, atuou como diretor da regional 4B que compreende os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Há nove, se tornou um concessionário Yamaha, onde conseguiu prestígio frente à montadora e à Abracy, culminando com sua eleição e posse.
A solenidade de posse aconteceu em São Paulo, sede da Yamaha Motor do Brasil e da Abracy, contando com a participação de diversas autoridades do setor de automotores. Jaime Teruo Matisui, presidente da Associação Brasileira de Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo), Shigeo Haya Kaua, presidente da Yamaha Motor do Brasil, Ana Beatriz Leão, ex-presidente da Abracy, Sérgio Reze, presidente da Federação Nacional de Distribuidoras de Veículos Automotores (Fenabrave), e Mário Roxa, diretor comercial da Yamaha, participaram a posse do empresário tangaraense, dando também apoio na ocasião de sua eleição. “Existem diretores de regiões mais expressivas, economicamente falando, portanto foi uma grande vitória para o Mato Grosso e para Tangará essa eleição, com representatividade junto aos principais personagens do setor de duas rodas no Brasil. A Abracy é a interlocutora de todos os concessionários da Yamaha no país junto ao governo, bancos, montadora, por isso a importância deste cargo e desta Associação que agora presido”, salienta Leite Filho, chamando a atenção para os números expressivos das concessionárias Yamaha, onde a Abracy atua. “São 600 concessionárias em média com faturamento médio de R$ 187 milhões/mês, contando com 21 mil funcionários em sua rede”, destaca o novo presidente, que também faz parte da Comissão de Duas Rodas da Fenabrave.
Leite Filho disse ainda à reportagem do DS, que vai primar por ouvir as demandas de todas as regionais, que totalizam 17. Segundo ele, só em 2011 serão 51 reuniões, três para cada regional. “Depois de especificadas essas demandas, iremos à Fenabrave, ao governo e à montadora para melhorarmos cada dia mais a situação dos nossos concessionários. A atenção também vai para a CIA, que é uma empresa dentro da Abracy, onde reforçaremos sua atuação no mercado”, ressalta.
Quanto à Yamaha Centuryon, hoje com matriz em Tangará e filial em Campo Novo do Parecis, além de mais 13 pontos de venda em outras localidades, Adão ressalta que as expectativas de aquecimento no mercado para 2011 são as melhores possíveis e que a empresa está seguindo as tendências do setor, que saiu da crise em que se encontrava nos anos de 2008 e 2009, tendo grande aquecimento nas vendas em 2010 e expectativa de aumento neste ano.
MERCADO – A grande crise que atingiu o setor em 2008 e 2009 já é passado, pois em 2010 o setor de duas rodas teve um crescimento geral de 9% nacionalmente. A Yamaha, no mesmo período, cresceu em volume de vendas 16%, afinal, foram R$ 187 milhões/mês a mais nos caixas dos concessionários da marca em todo o país. Para 2011, a estimativa é que sejam negociadas 2 milhões de motocicletas, de diversas marcas, segundo o presidente da Abracy, Adão Leite Filho. De acordo com ele,as expectativas para os concessionários são as melhores possíveis, pois há uma estimativa de crescimento do setor de 6 a 7% do total, enquanto a Yahama deve ter aquecimento de 36% em seus negócios, superando a média nacional de crescimento no geral das marcas.
Luciana Menoli
Nenhum comentário:
Postar um comentário