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quinta-feira, 24 de março de 2011

Obra de duplicação Cristo-Unemat terá projeto modificado visando economia; a resposta da Setpu sai em 10 dias

Redação DS

Representantes do município de Tangará da Serra, entre eles o deputado estadual Wagner Ramos, prefeito Júlio César Ladeia, secretário de Planejamento Clóvis Batista, vereador José Pereira Filho, entre outros, participaram na manhã de ontem de uma audiência, em Cuiabá, com o  secretário de estado de Transportes e Pavimentação Urbana, Arnaldo Alves de Souza Neto, para tratar sobre as obras de duplicação da MT-358, no trecho que liga o Centro de Tangará da Serra à Unemat.
O projeto, elaborado ainda em 2009, foi custeado pela Câmara Municipal de Tangará da Serra e ainda naquele ano foi protocolado junto à extinta Secretaria de Estado de Infraestrutura – hoje Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu). Porém, fatores como o período eleitoral – em 2010 – e o tempo chuvoso que se intensificou nestes primeiros três meses do ano, impediram o início das obras.
Presente na reunião, o deputado estadual Wagner Ramos, que é vice-líder do governo na Assembleia Legislativa, afirmou que o secretário de Transportes pediu um prazo de dez dias para obter os detalhes do projeto. “A Setpu vai buscar o aval do governador sobre este projeto, que está orçado em quase R$ 8 milhões. O que podemos adiantar é que será feito em duas etapas. Ao final deste prazo estipulado pela Setpu, o governado já terá decidido o que será feito este ano e o que fica para o ano que vem, bem como o planejamento financeiro de liberação de recursos. Então, saberemos quando devem começar as obras”, explicou o parlamentar. Ramos ainda salientou que o projeto sofrerá algumas alterações de modo a ficar mais econômico, onde será feita uma planta-base.
PRESSÃO - Os representantes da comunidade acadêmica da Unemat não escondem a revolta com a demora do início das obras. Eles cobram do governo do estado e do município urgência na execução das obras, dado o elevado número de acidentes registrados nos últimos anos no trecho, que têm grande fluxo de veículos de todos os portes.
Com o acidente da última semana, onde dois universitários ficaram gravemente feridos, a comunidade acadêmica havia divulgado a disposição de realizar manifestações pró-duplicação, onde criticou a lentidão tanto do governo do estado como da administração municipal para a realização da parceria. A representante dos universitários, Luciane Sávio, em entrevista recente ao DS, não descartava, na ocasião, a possibilidade de bloqueio da rodovia, caso o governo não oficializa-se uma resposta em relação à execução das obras. Com esta última reunião, a comunidade acadêmica, bem como os tangaraenses e condutores em geral que trafegam naquele trecho da 358, terão ainda dez dias para aguardar uma posição do governo estadual sobre o início das obras e como serão feitas.
PROJETO INICIAL - O trecho a ser duplicado compreende 5,42 quilômetros, até o posto de saúde da Vila Goiás, já na Rua 26. A obra estava orçada em aproximadamente R$ 9 milhões, agora, segundo o deputado Wagner Ramos, serão cerda de R$ 8 milhões. Há possibilidade de divisão da pista no sistema “New Jersey”, com blocos de concreto. O projeto preliminar apresentado na Secretaria Municipal de Planejamento pela empreiteira Nacon Engenharia em dezembro de 2009, inclui pontes sobre o córrego Estaca e sobre a barragem existente nas proximidades da Unemat. Também estão previstos um bueiro celular na depressão próxima ao estádio Mané Garrincha e uma ciclovia ao longo do trecho. Com mudanças no projeto visando economia, esta proposta pode ficar um tanto diferente, porém, sem alterações significativas.

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