Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

quinta-feira, 24 de março de 2011

SMS promove Mutirão da Visão

A meta é atender 280 pacientes em dois dias de consultas 

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Amanhã e sábado, a Secretaria Municipal de Saúde de Tangará da Serra promove o segundo mutirão da visão deste ano. O primeiro aconteceu no final de semana passado, aliado ao mutirão de preventivo do colo de útero, tendendo a 230 pessoas.
Para esta sexta-feira e sábado, a previsão da SMS é de que sejam atendidas 280 pessoas, que estavam já pré-encaminhadas. “Esses mutirões ocorrem para atender a uma demanda reprimida de atendimentos”, explica a coordenadora de saúde da Secretaria, Iolanda Cristina Nascimento Garcia.
Garcia ressalta ainda que a a Secretaria de Saúde encaminha 200 consultas oftalmológicas todos só meses, através do Consórcio, para os cinco oftalmologistas que atendem pelo SUS no município e que estas consultas não têm custo algum. “Há um encaminhamento do clínico geral e , conforme a necessidade e urgência, vamos encaminhando os pacientes aos especialistas, porém, esses mutirões servem para que haja um adiantamento nessas consultas”, relata Garcia, lembrando que nesses dois dias, serão dois especialistas a atenderem no Posto de Saúde Central.
O atendimento começa às 7h na parte da manhã e, às 13h, depois do almoço nos dois dias. “É importante que as pessoas encaminhadas para estas consultas compareçam, afinal estão com estes encaminhamentos há mais de 30 ou 60 dias e perder agora vai demandar mais tempo para a resolução de problemas oftálmicos. Além disso, acabam tomando o lugar de alguém que poderia ser atendido mais rapidamente com este mutirão”, finaliza a coordenadora, explicando que este Mutirão da Visão será o último do semestre e, que conforme a demanda, a Secretaria poderá marcar outro, mas somente para o próximo semestre de 2011.

Nenhum comentário: