Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

quinta-feira, 24 de março de 2011

Professores do Curso de Administração da Unemat analisam cadeias produtivas em Tangará

Esta análise, bem como projetos, são feitos através da Empresa Júnior

LUCIANA MENOLI/Redação DS

“A Empresa Júnior é como se fosse uma empresa junto à Unemat, dando treinamento real ao aluno”, explica o mestre André Ximenes de Melo, professor do curso de Administração, que juntamente com outros sete professores leva adiante o projeto da Empresa Júnior no campus de Tangará da Serra da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat).
Melo diz que estão no segundo ponto do projeto, onde estão dissecando algumas cadeias produtivas no município, entre elas a do turismo, onde já foi acertado, em parceria com a prefeitura municipal através da Secretaria de Turismo, um evento entre os dias 15 e 23 de julho. Neste evento, cujo projeto completo deverá ser concluído nas próximas semanas, haverá a projeção de trilhas para o turismo de aventura, desfile de moda e mostra de artesanato, além de uma mostra de vídeos virais e/ou desenhos animados. “Teremos diversas vertentes do turismo com o objetivo de mostrar que em Tangará da Serra é possível fazer turismo”, destaca.
O mestre explicou ainda que serão escolhidos cinco pontos turísticos do município para serem visitados e que o grupo será fechado com 20 pessoas em cada evento. “Temos acesso aos pontos turísticos do município, mas não temos uma estrutura de conhecimento e agentes que promovam esses pontos”.
Sobre o evento de moda e artesanato, a pretensão é convidar empresas e os nichos artesanais para que produzam peças voltadas para este evento, agregando valor às suas marcas e aos produtos expostos. “Temos que colocar as empresas de fabricam moda em Tangará num patamar de qualidade, para que elas criem um selo, agregando valor ao produto fabricado no município. Desta mesma foram, vamos contatar os nichos artesanais para que produzam também um artesanato com a temática tangaraense”, salienta.
O professor disse que esteve em reunião com o secretário de Turismo, Jairo Ayres, no início desta semana e que diversos assuntos foram tratados. Neste reunião, foi decidida a data do evento (15 a 23/07), bem como uma cooperação dos alunos envolvidos na Empresa Júnior quanto à gestão em turismo e a colocação de estagiários no Centro de Atendimento ao Turista (CAT).
Além da cadeia produtiva do turismo, o grupo de oito professores, entre eles André X. De Melo, Ivon de Melo Trelha e Fabiana Lancelotti, está analisando diversas outras cadeias produtivas através da Empresa Júnior, colocando o aluno em contato direto com a área futura de trabalho. “Um exemplo, que já pesquisamos, é a cadeia produtiva do tomate, já que somos da Administração em Agronegócios. Agora, queremos ver algo também referente ao aproveitamento total do pequi”, finalizou.

Nenhum comentário: