Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Semmea inicia Programa ´Nós Plantamos´, de rearborização urbana

LUCIANA MENOLI / Redação DS
Desde a segunda-feira, 21, servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmea) e funcionários de uma empresa contratada para fazer o projeto de rearborização urbana em Tangará da Serra, estão no distrito de Progresso, a 14 Km da sede do município, dando início ao Programa ´Nós Plantamos´, que faz parte do Projeto Ipê. A equipe fica até amanhã, quinta-feira, para completar o serviço, com o plantio de mais de 150 mudas de oiti nos canteiros centrais do distrito.
No segundo semestre de 2009, foram retiradas árvores da espécie fícus, que faziam a arborização dos canteiros, devido a esta espécie ter raízes muito longas e que invadiam redes de esgoto e água, causando danos a particulares e ao município. Depois disso, a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), fez uma tentativa de paisagismo, porém, as espécies plantadas não resistiram ao período de estiagem.
A Semmea iniciou o trabalho com a limpeza dos canteiros. Agora, procedem ao plantio das mais de 150 mudas de oiti, que deverão ser cercados com um gradil de madeira, que será pintado de branco, embelezando a entrada do município.
Dentro do ´Nós Plantamos´, serão 5 mil mudas plantadas em toda a zona urbana do município. O secretário municipal de Meio Ambiente, Luís Alberto Pereira, destacou que há um déficit muito grande de arborização na sede  tangaraense, principalmente quando se fala em área central, destacando pontos como as avenidas Tancredo Neves, Brasil, Nilo Torres e Ismael José do Nascimento.  O próximo ponto escolhido para o plantio é a Av. Nilo Torres, que liga o Centro ao Residencial Dona Júlia. “Também faremos a rearborização de calçadas em algumas áreas em que observarmos a necessidade”, completou Pereira. Entre as espécies a serem plantadas neste projeto estão oiti, ipê, nim, acácia e, talvez, alguns jacarandás, já que a espécie é de pouca cobertura para sombreamento e prazo de crescimento extenso. 

Nenhum comentário: