Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

NEM TUDO ACABA EM SAMBA, MAS O TANGARAENSE CONTINUA NA CORDA BAMBA

Pois é... Quando vim visitar meus familiares em Tangará, saída do Nordeste, terra do frevo, do maracatu, do axé, do afoxé dos Filhos de Ghandi, do forró, enfim, da alegria popular em sua essência, ouvi uma conversa interessante entre dois senhores, quase que 'caipiras', naquele estilo matuto e simples de ser do povo da roça que mora aqui. A conversa tinha como cenário a Praça dos Pioneiros, onde acontecia um evento, não sei se Carnaval, não sei se Tanfest, se Arraiá da Serra; um desses que lotava a praça há questão de três ou quatro anos atrás. A dupla protagonista deste relato conversava sobre a administração do prefeito Júlio César Davoli Ladeia, que era criticada, dizendo assim: "Ô prefeitinho ruim de serviço, não presta pra nada, pra fazer obra, ajudar os pobre, só presta pra roubá e enganô bem o povão naquele programinha de tevê dele"; ao que o outro retrucou: "Presta sim. Pra fazê festa, nunca teve mió. Ó qui festão!"
Bem, levando-se em conta as últimas notícias do carnaval em Tangará da Serra, não presta mais nem pra isso, meu caro interlocutor que àquela época ainda louvava alguma capacidade desta administração. Foram-se Tanfest, Festa dos Estados e Réveillon e Arraiá da Serra estão piorando a cada ano em matéria de qualidade e público. No caso do Carnaval, afinal, depois de um TAC assinado com a Promotoria, ainda quis dar uma de vítima e 'chorar as pitangas', dizendo que a Justiça não o deixava fazer festa na Pioneiros e que a prefeitura não tem dinheiro para a folia. Snif, snif...
Daí, no ano passado, fez a festa láááá na Tancredo, que foi calma, tranquila, segura, mas não deu AQUELE público esperado, devido à distância.  Snif, snif, buááá...
Neste ano, a choradeira foi a mesma. A mulher que 'enche o saco' na Pioneiros continuou a esbravejar e o TAC já estava lá com a dita proibição, todo mundo esperneando, nomeando secretário novo de Turismo pra dar jeito no caso e tirar a sobrecarga da brava Maísa Coutinho (que aguentava as burradas da atual administração em duas pastas; pelo menos agora, aguenta só em uma) e decidindo, por vez, que o Carnaval 2011 seria na Brasil, lá no finzinho da avenida, próximo ao Tangará III. E, mais uma vez, chiadeira. Os moradores do bairro entraram com ação na Promotoria, alegando que é um bairro familiar e que haveria  riscos à segurança e os foliões iriam emporcalhar o local. "E agora, José?" Snif, snif, buááá, uauauaua...
Se era pra dar aos pobres, pão e circo, este governo municipal não provém a população de pão há muito tempo. Agora, o circo está ameaçado de ter a tenda recolhida. Quem sabe assim, o Poder Público tangaraense não para de fazer o povo de palhaço. E se formos nos apegar aos buracos de todas as ruas de Tangará e á lama, encontraremos rombos maiores na Prefeitura, que está enlameada com a corja que lá se instalou... Dá pra dizer, inclusive, que Tangará está no buraco e chafurda na lama há muito, pelo menos 6 anos! Mas, voltemos ao Carnaval, esta festa popular, expressão de alegria e liberdade.

Vejam nas matérias a seguir, as opções para o seu carnaval, pois aqui...


Carnaval de Campo Novo terá “Bloco da Rainha Louca”

Parecis.Net

Os organizadores do “IX ParêFolia: na Terra dos Parecis”, na busca pela inovação e criação de uma
identidade própria para o Carnaval do município, estão preparando o “Bloco da Rainha Louca”, que segundo Vanderlei Guollo, diretor de Cultura, será o grande diferencial da folia deste ano.
Entre os atrativos do bloco, que será organizado e coordenado pelo Departamento de Cultura, estão a Rainha Louca, a figura folclórica da cobra grande e uma banda de percussão, envolvendo em torno de 60 foliões divididos em cinco alas representativas da diversidade do Carnaval brasileiro.
A Rainha Louca - As figuras tradicionais do Rei Momo ‘gordo’ e da Rainha da Folia ‘bonitona’ darão espaço à “Rainha Louca”, uma personagem diferente, extravagante e irreverente, que ditará o ritmo não só do bloco, mas de todo o Carnaval. “Ela presidirá uma corte com personagens que povoam o imaginário popular, como o fanfarrão, monges, carrascos, anjos, demônios, entre outros”, disse Vanderlei.
A Cobra Grande - Uma imensa cobra jararaca colorida, feita de chitão (tecido símbolo de Mato Grosso) invadirá a Praça de Eventos. O emblema da cobra grande está muito presente no folclore brasileiro e a jararaca é o animal simbólico dos índios Paresí-Haliti, que inspira as pinturas corporais, os Matukulydios - símbolos da cestaria Paresí e os desenhos encontrados em abrigos no Pilger e outros pontos à margem do Rio do Sangue.
“A Cobra Grande virá acompanhada de toda uma tribo de índios, com guerreiros, chefe, pajé e menina moça, que representam o contexto cultural desta região povoada milenarmente pelos Paresí-Haliti”, complementou. 


Tudo pronto para o 19º Carnaval de Rua de Arenápolis

Repórter News 
O prefeito municipal de Arenápolis, Farid dos
Santos Tenório, confirmou ontem que está tudo pronto para a realização do tradicional carnaval de rua, que se realizará de 04 a 08 de março, no Sambódromo da cidade.
De acordo com ele, todos os preparativos estão finalizados para a 19ª edição do maior carnaval de rua da região, tendo como ponto alto a segurança dos foliões, visitantes, turistas e moradores que frequentarão o local durante os cindo dias de festa. O evento é conhecido em todo o estado e arrasta multidões todos os anos, se transformando num dos melhores carnavais do estado de Mato Grosso.
O Chefe do Poder Executivo assegurou que mais uma vez a administração municipal está empenhada em garantir a qualidade da folia de Momo na cidade, que ano a ano cresce, atraindo cada vez mais um público maior e se consolidando como um evento de alto nível, até mesmo por conta da segurança oferecida aos visitantes. “Nosso carnaval é, sem dúvida, um evento de grande porte. A prova disso é que a cada ano recebemos um número maior de pessoas que chegam para se divertir e deixam a cidade satisfeitos com o que presenciaram, isso faz com que a cada ano nos superemos em termos de organização” destacou Tenório.
Neste ano a novidade será a destinação de um espaço, cedido pela Associação dos Produtores de Arenápolis (APRIA), para camping, onde aqueles que não conseguirem hospedagem poderão armar barracas numa área segura da cidade.
Várias atrações irão animar o carnaval, entre elas a banda Samba Areia, do município,  que já é conhecida do público e possui um repertório moderno com os grandes sucessos do país e as tradicionais marchinhas de carnaval. 


Nova Olímpia prepara carnaval popular

Nélson Alves / Assessoria

Os preparativos para o Carnaval Popular de 2011 em Nova Olímpia seguem em ritmo acelerado. Organizado pela administração municipal, através do Departamento de Cultura, o Carnaval irá promover quatro noites de folia, nos dias 5, 6, 7 e 8 e duas matinês nos dias 6 e 8 de março, no Centro de Eventos.
Muito prestigiado pelos jovens e famílias do município, este é um evento realizado pelo governo municipal, oportunizando quatro noites de alegria e diversão para a comunidade nova-olimpiense.
A animação ficará por conta de duas bandas: a Mistura Brasileira, de Campo Novo do Parecis e a Clima Quente, de Nova Olímpia. Para ajudar nos custos da festa, será cobrada portaria no valor de R$ 2,00.
“Esperamos um grande público para o Carnaval Popular deste ano. A população já conhece nossa festa, sabe que ela proporciona uma diversão saudável. Convidamos toda a comunidade para que prestigie mais esta edição”, disse o chefe do Departamento de Cultura da prefeitura, Genival Soares, informando que haverá concurso de blocos carnavalescos.
Ele disse também que, para brincar o Carnaval com segurança, a Comissão Organizadora disponibilizará seguranças particulares que circularão no evento assegurando que a festa seja conduzida com tranquilidade e muita alegria para as famílias.  Além dos seguranças particulares, a Prefeitura de Nova Olímpia contará com a parceria da Polícia Militar e da Polícia Civil que em todas as edições trabalham permanentemente no policiamento regular do evento.
Os festejos carnavalescos vão iniciar por volta das 21h30 e as matinês, a partir das 16h.

Nenhum comentário: