Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Rotary Internacional completa 106 anos e comemora com eventos em Tangará da Serra

LUCIANA MENOLI / Redação DS


Ontem o Rotary Internacional completou 106 anos de fundação. Em Tangará da Serra, a data do 106º aniversário de fundação do foi marcada por ações com a participação dos três clubes do município, que fizeram eventos em separado.
Logo pela manhã, o presidente do Rotary Club Centro, Itelvino Hoffman, proferiu palestra no saguão do Banco da Amazônia, sobre a função do Rotary pelo mundo e os projetos desenvolvidos pelo clube de serviços no município. Também no Basa, ficaram expostos relatos jornalísticos, fotografias e vídeos para que a população tivesse mais contato com os serviços da entidade. Foi oferecido um café da manhã à imprensa pelo Rotary Centro, na ocasião, como uma forma de comemorar a data e congraçar com os profissionais da área. Matérias do DS sobre a participação do clube em diversas ações, como Formando um Cidadão, doação de cadeiras de rodas, ações junto ao abrigo de idosos e à Casa da Criança, constavam da exposição. “É um trabalho incrível que este clube realiza. No momento que seu presidente nos procurou, o Basa imediatamente recebeu esta exposição, pois somos um banco que tem esse norte, de apoio aos projetos sociais, ambientais e culturais. Não poderíamos ficar fora desta comemoração tangaraense dos 106 do clube”, salientou o gerente do banco, Mario Jorge Bowez Abrahim.
Já o Rotary Cidade Alta, cuja reunião ordinária é hoje, deixou para a presente data as comemorações alusivas aos 106 anos da entidade internacional. Seu presidente, Rogério Arioli, não pode ser contatado na data de ontem pela reportagem, por se encontrar na zona rural, para relatar detalhadamente a comemoração.
O DS tentou contato com o presidente do Rotary Tangará, Jairo Ayres, durante o dia de ontem, mas ele encontrava-se em reunião na Secretaria de Turismo, onde é responsável pela pasta, e não pôde atender a reportagem
HISTÓRICO - O primeiro Rotary Club foi fundado na cidade de Chicago, Estados Unidos, em 23 fevereiro de 1905 pelo advogado Paul Percy Harris e mais três homens de negócios, Gustav Loehr - engenheiro de minas, Hiran Shorey - alfaiate, Silvester Schiele - comerciante de carvão.
O Rotary International é a associação que engloba 33.141 Rotary Clubs existentes em 208 países e reúne mais de 1,2 milhões de rotarianos. Trata-se de uma organização de líderes de negócios e profissionais que prestam serviços humanitários e trabalham para o estabelecimento da paz e da boa vontade no mundo.
O Rotary cuida de recuperação de drogados, bolsas em universidades, erradicação da pobreza, tratamento de deficientes, alfabetização, construção, poços de água, erradicação de doenças, enfim, não há mazela do ser humano que o Rotary não contemple. O RI não é uma organização política, mas todos os rotarianos se preocupam com tudo o que se refere a uma boa conduta cívica e com a eleição de boas pessoas para cargos públicos.
MT - Em Mato Grosso, o pioneiro foi o Rotary Club de Cuiabá, fundado em 1941. O atual governador do Rotary Internacional, Distrito 4440, é Serafim Carvalho Melo, responsável por 65 clubes no estado distribuídos em 45 municípios. Atualmente, são 38 distritos no Brasil, com mais de 2,3 mil unidades rotárias, das quais fazem parte mais de 53 mil rotarianos.
ROTARY EM TANGARÁ – Hoje a cidade possui três clubes, Rotary Club Centro, cujo presidente é Itelvino Hoffman, Rotary Club Cidade Alta, cujo presidente é Rogério Arioli, e Rotary Club Tangará, o mais antigo de todos com 25 anos de criação, onde Jairo Ayres é o presidente. Além destes, têm os braços do Rotary em Tangará, formados pelo Rotaract, Interact e Associação de Senhoras de Rotarianos (ASR). A cidade conta com dois governadores distritais, Nildo Lima Queiroz e Clóvis Batista. Atualmente, os três clubes reúnem, mais Rotaract, Interact e ASR, quase 200 rotarianos, que estão em festa nesta semana pelos 106 anos do clube.

Nenhum comentário: