Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

A partir de 2ª, pescadores de plantão voltam ao rios de Mato Grosso: É fim da Piracema

LUCIANA MENOLI / Redação DS  
Molinetes e barcos a postos e pescadores já fazem sua movimentação pela cidade, festejando o final do período do defesa nos rios de Mato Grosso. Termina na próxima segunda-feira (28) a Piracema, período em que a pesca está proibida para que os peixes se reproduzam. Desde 1º de novembro não é permitido pescar nos rios da Bacia Araguaia Tocantins e, a partir de  05 de novembro, nas Bacias Amazônica e do Paraguai.
O levantamento com apreensões, autuações e fiscalizações feitas deverá ser divulgado posteriormente pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente. A Sema/Tangará divulga os resultados do período a partir da próxima segunda-feira.
Desde o período de pré-piracema, Polícia Ambiental e Sema atuam juntas fazendo várias apreensões de pescado e de material de pesca depredatória. No caso da região de Tangará da Serra, o Núcleo da Polícia Ambiental está localizado em Barra do Bugres e abriu o período com uma apreensão de 165 quilos de peixe de espécies como pintado, cachara, pacu, piranha, piraputanga e barbado em Porto Estrela, ainda no mês de outubro, no pré-piracema. Em novembro, mais apreensões; 40 quilos de pescado, 13 tarrafas, 05 redes, um covo (armadilha), 08 molinetes, um arpão, espinhéis, anzóis de galha e carne de caça. Em 20 dias de operações, foram mais de 500 quilos de pescado apreendidos, em diversos rios e municípios da região.
No final do mês de janeiro, em Porto Estrela novamente. Ao todo foram 81quilos de peixes das espécies barbado, dourado e pacu. Também foram apreendidos 1 freezer, 2 espingardas calibres 28 e 22, 1 tarrafa, 1 rede de pesca, 2 jequis de 2 metros (arame utilizado para captura de peixes).
Para finalizar, ou não, na última quinta-feira (24), às 14h30, em uma blitz de rotina próximo à cabeceira da ponte do rio Paraguai, a Polícia Ambiental em conjunto com Sema abordou um caminhão frigorífico da cidade de Nova Mutum, placa KAL-0138, no qual estavam sendo transportadas 10 toneladas de pescado da espécie tambaqui, criado em tanques. Ao se verificar a nota fiscal, a PMA percebeu que a data estava adulterada. O proprietário do pescado informou via telefone que um funcionário cometeu o erro ao preencher o documento.
REGIONAIS - Na regional de Sinop, algumas fiscalizações foram realizadas. A mais recente, na última semana, acabou apreendendo aproximadamente 70 quilos de pescado que estavam sendo comercializados em mercados de Sorriso e Vera. Não havia nota que comprovasse a origem dos produtos, que foram doados a entidades posteriormente.
No início do mês, na região de Itaúba (100 km de Sinop), foram apreendidos 21 molinetes, seis redes, um motor de poupa, mais de 70 anzóis, além de 30 anzóis de galhos durante fiscalização. Na ocasião, pelo menos 46 peixes que estavam presos em redes e gaiolas voltaram para o rio. Não houve autuações já que não foram encontrados responsáveis.
Na regional de Tangará da Serra, no início deste mês foram apreendidos 100 quilos de pescado irregular, além de barcos com motor e tarrafa e, na regional de Alta Floresta, em dezembro, foram identificados 82 quilos de pescado irregular.
MT - O período de defeso da piracema 2010/2011 teve início em 01 de novembro de 2010 para os rios da bacia hidrográfica Araguaia/Tocantins e em 05 de novembro para os rios das bacias hidrográficas do Amazonas e do Paraguai. Estendendo-se, para todas, até o dia 28 de fevereiro de 2011. A Sema colocou em prática, neste ínterim, o Plano de Ação para a Piracema, que abrangeu atividades de educação ambiental, pesquisa e monitoramento da ictiofauna e fiscalização.
Segundo balanço parcial da Coordenadoria de Fiscalização de Pesca, vinculada à Superintendência de Fiscalização da Sema, de novembro de 2010 a janeiro de 2011 foram apreendidos em operações de fiscalização mais de 4.581 quilos e mais 41 peças de pescado irregular além de 20 veículos, 124 embarcações, 13.372 apetrechos de pesca, 41 armas e 27 motores. Em todo o estado foram presas 53 pessoas.
Nos meses de novembro, dezembro e janeiro, operações de fiscalização realizaram vistorias de estoques em 263 empreendimentos, 460 embarcações, 1.699 veículos e 5.536 pessoas.
PIRACEMA - Piracema é o nome dado ao período de desova dos peixes, que compreende toda a região do Pantanal nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Também é chamada de período do defeso.
O período da piracema ocorre entre outubro e março, quando os peixes nadam contra a corrente para realizar a desova, de modo a poderem reproduzir-se. Tal evento é fundamental para a preservação da piscosidade (abundância de peixes) nas águas de rios e lagoas. Neste período é proibida a pesca nos dois estados.
Como forma de prevenir impactos provocados pela pesca abusiva na época da piracema, foram tomadas algumas medidas.
Nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, é considerado crime pescar em locais e épocas que tenham sido interditadas por algum órgão ambiental. (Com informações da Sema e Polícia Ambiental) 

Nenhum comentário: