No próximo sábado, 19, a Secretaria Municipal de Saúde promove um mutirão de coleta para o exame preventivo de câncer de colo de útero. Toda mulher que inicia sua vida sexual deve fazer anualmente o preventivo, conhecido como Papanicolau, que nada mais é do que a coleta citopatológica, ou seja, é coletado o material das paredes vaginais (mucosa) para detecção de eventuais doenças e vírus, sendo o HPV um dos tipos mais temidos e encontrados.
A SMS, no período próximo ao Dia Internacional da Mulher, tem feito o mutirão, mantendo a regularidade anual. O mutirão vai para seu terceiro ano. “Nosso foco são as mulheres de 25 a 59 anos, que é o que o município pactua e que o Ministério da Saúde preconiza, porém, mulheres de quaisquer idades que já tendo iniciado sua vida sexual devem fazer o preventivo”, destaca a enfermeira Cláudia B. da Cunha Oliveira, coordenadora dos Postos Satélites, chamando a atenção para o fato do exame não detectar apenas o câncer de colo de útero, mas também DSTs variadas como candidíase, gonorreia, gardnerela, além do HPV, que acentua o risco da mulher desenvolver este tipo de câncer. Ela lembra que todo o material utilizado para fazer a coleta é descartável.
Segundo a enfermeira ainda, no sábado todas as Unidades de Saúde da Família e o Posto Central estarão fazendo o mutirão do preventivo das 8h às 17h. “Serão duas salas de coleta em postos de menor movimento e três nos de maior, a exemplo do Posto Central, para que as mulheres não fiquem muito tempo nas filas neste dia”, salienta. Oliveira ainda ressaltou que a marcação normal deste exame está com lotação completa até abril e que o mutirão visa diminuir essa fila e que de 30 a 40 dias depois de feito o preventivo, as mulheres podem procurar pelos resultados na Unidade de Saúde onde fez o exame.
PARA FAZER O PAPANOCOLAOU – A mulher que quiser aproveitar o mutirão de exame preventivo ao câncer de colo de útero e detecção de diversas DSTs:
Não pode estar no período menstrual;
Não deve usar nenhum tipo de creme vaginal 5 dias antes do exame;
Não deve manter relação sexual 3 dias antes do exame; e,
Ter em mãos os documentos (CPF, RG,Cartão do SUS).
De acordo com o secretário de Saúde, Júnior Schleicher, “o agendamento de algumas Unidades de Saúde e do Posto Central esta cheio, apenas com vaga para o mês de abril, daí também a importância das mulheres participarem desse mutirão. Esperamos que todas compareçam e façam esse importante exame para a manutenção de sua própria saúde”.
PAPANICOLAOU - O câncer de colo uterino ainda hoje é uma das principais causas de morte em mulheres do Brasil e do mundo. O exame de Papanicolaou foi preconizado como medida de prevenção do câncer de colo de útero, devendo ser feito, à princípio , por todas as mulheres a partir do início da vida sexual, uma vez que as alterações frequentemente também aparecem em mulheres jovens, com idade entre 13 e 19 anos.
ÍNDICES - O câncer de colo de útero é uma das maiores ameaças à saúde feminina. No Brasil, é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o mal é responsável pela morte de 230 mil mulheres por ano no mundo. No Brasil, no ano de 2007, essa doença matou 4.691 mulheres.
MT - Trezentas e trinta mulheres em Mato Grosso terão o diagnóstico positivo do câncer de colo do útero este ano, conforme estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A doença tem 100% de cura quando diagnosticada precocemente, porém, ainda é o 2º tumor mais incidente entre o público feminino, atrás apenas do câncer de mama. O papiloma vírus humano (HPV), vírus causador do câncer de colo do útero, é transmitido por contato sexual e só pode ser prevenido com uso de preservativo. No público masculino a incidência é grande. Estudo científico aponta que 50% deles tinham o HPV.
Para as mulheres, o perigo do HPV é o câncer, que tem desenvolvimento lento e se caracteriza pela modificação de células de colo do útero por causa da infecção do vírus. Elas contraem principalmente pelo contato sexual e estão mais suscetíveis devido a grande incidência do vírus nos parceiros.
Nos homens, o HPV pode causar cânceres de pênis e anal. A incidência no público masculino se mostra preocupante. Um estudo realizado com 1.159 brasileiros, norte-americanos e mexicanos constatou que 50% tinham o HPV. Eles tinham idade entre 18 e 70 anos e foram acompanhados entre 1,6 ano e 2,7 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário