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quinta-feira, 17 de março de 2011

Operadora de telefonia celular responde a reclamações de clientes tangaraenses

LUCIANA MENOLI/Redação DS

No início do mês, o DS publicou uma matéria apontando os problemas com a telefonia celular como sendo o primeiro da listas de reclamações no Procon local; o que foi reiterado anteontem na matéria sobre o Dia Mundial do Consumidor.
Durante a matéria (do início de março), a Vivo, por ser a operadora com o maior número de usuários no mercado tangaraense foi citada como exemplo, já que haviam chegado à redação, reclamações sobre falha nos serviços desta. Na manhã de ontem, novamente João Alberto dos Santos Almeida, proprietário do Arroz Kumbuca, voltou a ligar e reclamar dos serviços desta operadora, dizendo que os mesmos problemas continuam. “A ligação falha, cai, o celular não dá área; é um transtorno”, relatou o usuário. O DS informou que já havia publicado matéria e que a operadora está tentando diminuir essa problemática causada através do adensamento da rede, ou seja, pelo aumento da capacidade de tráfego na cidade, o que determinará o encerramento nas dificuldades de transmissão.
Segundo Andréia Paula Cardoso, assessora de Comunicação Institucional da Regional Centro-Oeste da Vivo, a operadora informa que promove intensivos investimentos em todos os canais de contato com os consumidores, para aprimorar sua infraestrutura e processos de atendimento. Em 05 de fevereiro do ano passado, por exemplo, a empresa contratou 2,1 mil pessoas para integrar o quadro de colaboradores da empresa e reforçar o atendimento de suas 131 lojas próprias em 16 estados brasileiros.  Em Mato Grosso, foram cerca de 160 colaboradores, em todas as lojas próprias do estado (Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Sinop e Rondonópolis). Tal iniciativa teve como principal objetivo fazer com que a qualidade no relacionamento com o cliente seja cada vez mais um diferencial competitivo.
Ela ainda ressalta que a Vivo apresentou o melhor resultado no Índice de Desempenho de Atendimento (IDA), da Anatel, segundo ranking de dezembro de 2010. Na média anual, a operadora teve 0,234 reclamações para cada 1.000 registros na central de atendimento da Anatel. Em Tangará da Serra, de acordo com a assessora de Comunicação, foram apenas seis reclamações constantes no Procon em 2010. “Entramos em contato com o Procon local, preocupados com os índices de reclamações e, mesmo atendendo mais de 50% da população que tem serviço de telefonia celular na cidade, tivemos apenas seis reclamações em todo o ano de 2010”, salientou Cardoso. “A constante busca pela excelência na prestação de serviço, com foco na qualidade em todos os pontos de contato com o usuário, os serviços de transmissão móvel de dados baseados na maior e melhor rede de segunda e de terceira geração (3G) do país e o amplo portfólio de produtos e serviços à disposição de mais de 58 milhões de clientes, unem-se à sustentabilidade no conjunto dos atributos mais reconhecidos da marca Vivo”, ressalta ela.
EM TANGARÁ - A Vivo possui hoje cinco torres em Tangará, sendo três no Centro, uma na Vila Esmeralda e outra no Jardim Santiago, está instalando mais uma torre na cidade e estudando outras possibilidades para o ano de 2011. “Inclusive vale registrar que a torre atualmente em construção tem como objetivo ampliar a capacidade de tráfego de chamadas na cidade. Já sobre a questão da tecnologia CDMA, esclarecemos que não está ocorrendo mudança do sistema CDMA para GSM ou 3G. Irá ocorrer a descontinuidade da tecnologia CDMA, mas atualmente as três tecnologias estão em operação, de forma que qualquer eventual dificuldade em originar ou receber chamadas não está relacionada à futura descontinuidade da tecnologia CDMA”, completa.
DIA MUNDIAL - Em Mato Grosso, no Ranking de Fornecedor mais reclamado do Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2010, a Vivo ficou em 6º lugar dentre todas as operadoras. Anteontem, Dia Mundial do Consumidor, por conta deste desempenho, o Procon-MT convidou a operadora a participar da ação em homenagem ao dia, na Praça Ipiranga, Centro da capital. “A Vivo contou com equipe de loja própria à disposição dos clientes para esclarecer dúvidas sobre planos, bônus e faturas, entre outros. No local, os usuários também encontraram demonstração do serviço de banda larga móvel 3G, que já está disponível em 30 cidades do estado. Quem tiver celulares, baterias ou acessórios em casa sem utilização, de qualquer marca ou modelo, poderá depositá-los na urna do projeto Recicle seu Celular, que já recolheu mais de 900 mil aparelhos em todo o país. A iniciativa conta com mais de 3,4 mil pontos de coleta em todo o país. Para cada quilo de aparelhos coletados são reciclados cerca de 650g de metal e 200g de plásticos, ou seja, cerca de 80% dos materiais de um único celular podem ser reaproveitados e retornar ao mercado para a produção de outros produtos”, informou a assessora.

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