Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval da região deve atrair milhares de pessoas: muitos tangaraenses devem optar por Arenápolis, o maior da região

Seis bandas irão agitar os foliões no Carnaval de Arenápolis

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Centenas de tangaraenses vão curtir o Carnaval 2011 no município,  festejando em blocos ou turmas no carnaval popular, no TTC ou em suas casas com familiares e amigos, contudo, centenas, todos os anos se deslocam para os carnavais da região, onde a preferência tem sido Arenápolis, pela estrutura e tradição. Toda a movimentação nas cidades da região que promoverão carnaval, começa hoje à noite, mas os tangaraenses que migrarem para esses locais, devem começar o traslado apenas amanhã, depois do almoço, já que sábado ainda é dia de trabalho.
E, aproveitando o fim  da piracema, onde este será o primeiro final de semana para pesca livre, claro que com consciência, carteirinhas devidas e sem materiais predatórios, muitos descerão paras as margens dos rios, principalmente Paraguai e Sepotuba para curtir o Carnaval em contato com a natureza, lembrando sempre para preservá-la e cuidar com bebida alcoólica nas estradas e em margens de rios. Afinal, tudo que é demais, acaba estragando.
Veja agora, como será o Carnaval nos municípios da região que, como em Tangará da Serra, começam com sua folia na noite de hoje...
ARENÁPOLIS - O carnaval de rua de Arenápolis promete mais uma vez bater o recorde de público durante os cinco dias de folia, no Sambódromo da cidade. Para isso, foram contratadas seis bandas, que serão responsáveis pela animação do público.  O prefeito municipal, Farid dos Santos Tenório, garantiu que está tudo pronto para a realização do tradicional carnaval de 04 a 08 de março, bem como para receber as centenas de turistas e visitantes que desembarcarão para participar do evento. Será a 19ª edição.
O evento já é conhecido em todo o estado e arrasta multidões todos os anos, se transformando num dos melhores carnavais do estado de Mato Grosso.
Estão confirmadas as bandas Terra, Fissura, Swing e América como atrações principais. A Banda Sambareia, de Arenápolis, será responsável pela abertura todos os dias e a Banda Matriz animará as duas matinês, programadas para domingo e terça-feira.
Neste ano a novidade será a destinação de um espaço, cedido pela Associação dos Produtores de Arenápolis (APRIA), para camping, onde aqueles que não conseguirem hospedagem poderão armar barracas numa área segura da cidade.
O carnaval da cidade teve início em 1992, e era realizado na Rua Presidente Vargas, antiga rua da feira, que nos anos seguintes ficou conhecida como Sambódromo. O evento se tornou tão grandioso e reconhecido pelas cidades vizinhas que o espaço tornou-se pequeno, quando então se construiu o Centro de Eventos Municipal, transferindo-o para este espaço.
NORTELÂNDIA -  Em sua 3ª edição, carnaval de rua de Nortelândia seria realizado no Nortfly, que se encontra em obras. Por isso, neste ano, será realizado de 4 a 8 de março, no centro de Nortelândia. As bandas Farol da Barra, do sul da Bahia, e De Carona, de Feira de Santana (BA), serão responsáveis por animar a festa carnavalesca do município. As duas atrações são de renome nacional; Farol da Barra é conhecida do público baiano e De Carona já sacudiu o carnaval de Porto Seguro e Belo Horizonte, por exemplo. Serão cinco dias de muita folia, gente bonita e animação.
NOVA OLÍMPIA - Organizado pela administração municipal, através do Departamento de Cultura, o Carnaval irá promover quatro noites de folia, começando amanhã e se estendendo até o dia 8, com duas matinês nos dias 6 e 8 de março, no Centro de Eventos.
Muito prestigiado pelos jovens e famílias do município, este é um evento realizado pelo governo municipal, oportunizando quatro noites de alegria e diversão para a comunidade nova-olimpiense.
A animação ficará por conta de duas bandas: a Mistura Brasileira, de Campo Novo do Parecis, e a Clima Quente, de Nova Olímpia. Para ajudar nos custos da festa, será cobrada portaria no valor de R$ 2,00.
CAMPO NOVO - O Bloco da Rainha Louca, que contará com aproximadamente 60 integrantes, será o principal diferencial do IX ParêFolia. No ano de 2011 o bloco será formado por representantes do Grupo da Melhor Idade Reviver e foliões locais, que desfilarão seus figurinos inusitados e cheios de vida durante as noites carnavalescas. A criação do Bloco da Rainha Louca deve-se à intenção de criar uma identidade ao carnaval camponovense, que remeta elementos e símbolos da região. A figura central do bloco será a Rainha, que comandará a festa, excluindo-se, neste ano, o Rei Momo.
O governo municipal, através da Comissão Organizadora do Carnaval 2011, idealizou o IX ParêFolia “Na terra dos Parecis” com muito empenho e dedicação. Serão cinco noites de Carnaval, de 04 a 08 de março, na Praça de Eventos, com entrada gratuita e animada pela Banda Santa Bárbara, vinda de Curitiba – PR.
DIAMANTINO - Para manter a tradição do Carnaval em Diamantino, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) mantém vivo o bloco “Os Mascarados”. Segundo a Assessora de Cultura Mylene Paesi, o número de interessados em participar do bloco vem surpreendendo a equipe organizadora.
Antes mesmo de começar a Folia de Momo, no dia 19,o Grito de Carnaval em Diamantino mostrou a potência que será a festa, com uma organização que se preocupou com cada detalhe e atraiu diversas pessoas do município e da região. O ápice da festa foi a escolha da Rainha 2011, com a destreza dos jurados que foram selecionados representando diversos segmentos da sociedade. A Rainha do Carnaval de Cuiabá e a Bateria Show do Mestre Neguinho fizeram as vezes. Na praça Central, o carnaval diamantinense promete e começa hoje.

Nenhum comentário: