Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

terça-feira, 1 de março de 2011

PM, Polícia Ambiental e Sema fizeram apreensões de materiais irregulares

POLÍCIA

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Depois que a Polícia Militar de Proteção Ambiental, popularmente conhecida como Polícia Ambiental, apreendeu em Barra do Bugres, na tarde da quinta-feira passada, 10 toneladas de pescado irregular, proveniente de tanque, mas com nota adulterada, mais uma apreensão ocorreu no mesmo dia e na mesma localidade. Um caminhão contendo 1.300 unidades de pele bovina foi apreendido.
De acordo com o comandante do Núcleo da Polícia Ambiental, em Barra, Sargento Rocha, as peles são da região, mas estavam sem a documentação e notas fiscais devidas. As peles foram enviadas para o Indea do município, que fará a inspeção e tomará as providências cabíveis ao caso.
Já em Tangará da Serra, a PM apreendeu, na noite da sexta-feira, um caminhão carregado de madeira ilegal, com cortes para lenha. O caminhão M. Benz 1513, placas  BWK 7058 de Iepê/SP, passou o final de semana no pátio do Cisc e, na manhã de ontem, foi averiguado pelos técnicos da Sema que, pela falta de documentação, apreenderam a madeira que será, segundo o diretor do órgão, doada ao Rotary. O motorista do veículo responderá pelo crime de transporte de madeira ilegal. Ainda, segundo informações, o caminhão estaria levando esta ´lenha´ para uma olaria da região. Outro detalhe é que o veículo está ´aos pedaços´. Na parte frontal, não há placa, não há parachoque e metade de um dos paralamas não existe. A carroceria também está em péssimo estado.
BALANÇO - A Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Sema - em conjunto com a Polícia Militar de Proteção Ambiental, em fiscalização do período da piracema da Regional de Tangará da Serra, apreenderam até o mês de janeiro, cerca de 700 kg de peixes sem considerar que cerca de 10( dez) toneladas se encontram apreendidos na Dema (Delegacia do Meio Ambiente) e as apreensões do mês de fevereiro, que ainda dependem de dados gerais para a totalização das apreensões realizadas nesta região. Mesmo sob os aspectos parciais do balanço deste período, tanto Sema quanto Polícia Ambiental consideram positivos os saldos apurados.
Segundo o diretor regional da Sema, Alvino de Oliveira Filho, as ações da fiscalização neste período de piracema, resultaram em multas aplicadas até fevereiro R$187.400. Foram ainda emitidos 28 Termos de Apreensão e, segundo Oliveira Filho, cerca de 334 veículos foram vistoriados, mais de 1.200 pessoas foram abordadas e orientadas durante as ações que abrangeram os rios Arinos, Paraguai e Sepotuba.
“A Polícia Militar de Proteção Ambiental, que atua conjuntamente com a Sema nestas ações, se torna imprescindível, uma vez que, além de coibir a pesca predatória, atua em atividades ilegais como a caça e em desmatamentos de Áreas de Preservação Permanente ao longo dos rios”, salientou o diretor regional.
PIRACEMA - A Piracema iniciou no dia 05 de novembro na Bacia do Rio Paraguai e finalizou ontem (28 de fevereiro), mesmo assim a fiscalização da Sema e da Polícia Ambiental promete ser rigorosa, mesmo com o fim do período de defeso, pois somente podem pescar na modalidade amadora quem portar a carteira de pesca, disponível no site da Sema: www.sema.mt.gov.br. Pescadores Profissionais também possuem carteira específica e, para idosos e aposentados, as carteiras estarão à disposição na Unidade da Sema no endereço: Rua São Paulo, nº187W Centro de Tangará da Serra.
ACIDENTE – Apesar do final de semana tranquilo em Tangará, mais um acidente envolvendo motocicleta aconteceu ontem, logo pela manhã, abrindo a semana e fechando o mês de fevereiro. Mais uma vez, desatenção. Ao parar na faixa de pedestres da Av. Brasil, em frente a uma loja de eletrodomésticos, um Gol preto foi atingido por trás por uma moto Titan preta. O Corpo de Bombeiros prestou assistência ao motociclista, que teve ferimentos leves. A área do acidente na Brasil ficou com tráfego lento por alguns minutos e, logo depois, foi liberado pelo policiamento. 

Nenhum comentário: