Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval popular contará com 55 seguranças particulares, além das forças de segurança pública e saúde trabalhando em parceria

POLÍCIA
LUCIANA MENOLI/Redação DS

Todo o efetivo da Polícia Militar estará envolvido na segurança dos foliões tangaraenses neste Carnaval, contando com o auxílio dos recrutas que estão fazendo o curso preparatório no município. Além do efetivo da PM, o tangaraense poderá contar com a ação do Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Guarda Municipal de Trânsito e Samu em pontos estratégicos da cidade.
Ontem à tarde, a Guarda Municipal fazia panfletagem na Av. Brasil (altura da Praça da Bíblia), auxiliando a campanha do Detran deste ano, cujo tema é 'Folia é Vida' e alertando os motoristas quanto a utilização de cinto de segurança e perigos em dirigir em alta velocidade e quando tiver ingerido bebida alcoólica. À tarde também, os operários montavam ao restante das estruturas de cercamento do local onde será realizado o Carnaval popular 'Folia e Paz na Terra dos Tangarás', onde o estande da saúde e segurança, com Corpo de Bombeiros, Samu, PM, CT e Guarda estarão atuando. No Carnaval popular da Avenida Brasil, 55 seguranças particulares estarão à disposição, fazendo rondas internas e externas no local, bem como revistando os foliões na entrada do evento.
O Conselho Tutelar estará inspecionando a presença de menores, onde é permitida a entrada de crianças e adolescentes abaixo dos 15 anos só nas matinês e, com mais de 15 até 18 anos, na festa noturna, porém, acompanhados por responsáveis ou de posse de autorização feita em cartório.
A PM fará rondas extensivas por toda a cidade e ainda na TTC Folia, festa que será promovida durante quatro noites pelo Tangará Tênis Club, garantindo também a segurança dos foliões nesta localidade, bem como no Centro e bairros da cidade.
BOX

PM e Bombeiros dão dicas para um Carnaval seguro
Redação DS/Com Assessoria
Com a preocupação de garantir um carnaval tranquilo aos foliões de todo o estado, a Polícia Militar e co Corpo de Bombeiros de Mato Grosso repassam algumas orientações à população. São pequenas atitudes que contribuem nos trabalhos e ações de segurança pública. Comportamentos seguros que podem evitar problemas relacionados a pequenos furtos, desaparecimentos, assaltos e acidentes de trânsito e sinistros em residências.
Confira abaixo algumas dicas:
CASA - Antes de sair de casa, o folião precisa conferir alguns locais do imóvel para preservar ainda mais a segurança do patrimônio. Verificar se portões, portas e janelas estão trancadas, pois essas atitudes dificultam a ação dos criminosos. Ao percorrer o trajeto até o local da festa, carregar somente documento de identidade e o dinheiro necessário para as despesas do dia, de preferência em notas de pequeno valor. Outra dica importante é evitar transitar utilizando objetos de valor como correntes, pulseiras e relógios, pois esses acessórios despertam a atenção dos criminosos. Se for aproveitar a folia em outra cidade ou estado, o aconselhável é pedir a um vizinho ou amigo de confiança que recolha as correspondências na casa. Isso evita que criminosos tenham a certeza de que o imóvel está vazio. E, ainda: Verifique se o botijão de gás está fechado; Verifique se os aparelhos elétricos estão desligados, inclusive com o cabo de força retirado da tomada. Se algum permanecer ligado, certifique-se que o mesmo ficará em uma tomada exclusiva, evitando a sobrecarga; Evite deixar crianças menores ou pessoas com idade avançada, sozinhas em casa; Se na sua casa estiver sem energia elétrica, e você estiver usando vela ou similar, certifique-se que essas fontes de calor ficarão apagadas.
CRIANÇAS - Os menores de idade devem sempre estar acompanhados de um adulto, sendo pai ou responsável. Se vai levar criança para o evento, coloque no pescoço dela uma identificação com o nome, o endereço e o número do telefone; Ao encontrar uma criança perdida leve-a até um agente público de segurança; Se perder uma criança, procure-a na delegacia mais próxima. Em Tangará, só serão permitidos menores de 15 anos nas matinês. Dos 15 aos 17, só com maiores responsáveis ou com autorização.
FOLIA - Durante a festa, evitar o uso de máquina fotográfica, aparelho celular e demais produtos eletroeletrônicos. Quando necessário, fazer o uso desses equipamentos de maneira discreta, sempre em volta de grupo de amigos, pois o criminoso aproveita sempre um momento de descuido do folião para a prática do delito. Ter uma lista acessível de telefones de delegacias e hospitais de plantão também é muito importante. E, ao observar tumulto de pessoas não se aproxime; Se estiver no meio de um tumulto afaste-se com cautela, sem correria; Evite a hostilidade com as pessoas; Ao perceber a formação de vândalos, comunique o mais rápido possível um agente público de segurança.
TRÂNSITO - Antes de pegar a estrada, verifique as condições do veículo: sistema de freio, níveis de água, óleo, combustível e a parte elétrica do automóvel. Respeite a legislação de trânsito, evitando atitudes negligentes e imprudentes como exceder a velocidade, ultrapassar pela direita, andar pelo acostamento e consumir bebida alcoólica antes ou enquanto dirige. Todos os passageiros do veículo devem utilizar o cinto de segurança.
SAÚDE - O folião deve aproveitar a festa de maneira saudável e confortável. Utilizar, de preferência, tênis ou sapatilhas maleáveis. Durante o dia, fazer uso de filtro solar, se alimentar com comidas leves, como salada e frutas. Ingerir bastante líquido, especialmente água mineral e de coco.
A PM e o CBM pedem a todos os cidadãos que tenham atitudes responsáveis durante o carnaval para que esse momento seja somente de alegria e diversão. E, caso o cidadão se envolva em alguma situação de risco ou violência, as solicitações poderão ser feitas pelo telefone 190 e 193.

Nenhum comentário: