Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

terça-feira, 1 de março de 2011

Ministério da Saúde vai distribuir 84 milhões de camisinhas até o carnaval

LUCIANA MENOLI / Redação DS
São cerca de 500 mil preservativos, de acordo com a enfermeira Mônica Araújo, que o CTA/SAE tem para distribuir durante todo o ano de 2011 para a população. Segundo Araújo, em 2010, o Ministério da Saúde enviou 1 milhão de preservativos e as unidades de saúde tangaraenses distribuíram cerca de metade desse total. Com validade assegurada até agosto de 2012, os preservativos ficam à disposição da população nas Unidades de Saúde da Família e Posto de Saúde Central.
De acordo com a enfermeira ainda, para o Carnaval 2011, será utilizado o mesmo expediente do Carnaval do ano passado, ou seja, preservativos com o panfleto da campanha do MS serão entregues nos locais de festa, neste ano, altos da Avenida Brasil e Tangará Tênis Club, além das concentrações dos blocos. “Deixamos uma caixa em cada concentração e eles vão pegando o quanto precisarem e, se precisarem de mais, é só entrar em contato que forneceremos”, salientou.
Quanto ao funcionamento das unidades de saúde do município, bem como o atendimento nos locais de festa,  o secretário de Saúde, Júnior Schleicher, informou que as USFs funcionarão na segunda-feira normalmente e só fecharão na terça-feira, feriado de Carnaval. Quanto à Unidade Mista de Saúde, nos dias de feriado e no final de semana, como já acontece, um médico a mais será designado para atender aos plantões desses dias.
Todos os anos, a Secretaria de Saúde monta um esquema especial de atendimento nos locais onde acontece a Folia de Momo, bem como a campanha para a utilização de preservativos, como forma de sexo seguro, é salientada. A novidade deste ano são os exames de HIV em tendas montadas como centros de testagem. Sobre este tema, Schleicher disse que ainda não foi comunicado oficialmente pelo Ministério da Saúde e que há uma grande ´correria´ para colocar a campanha com a temática do MS deste ano, pois o Ministério atrasou para mandar o tema, o slogan e a logo da campanha. “Só mandaram na sexta-feira à tarde. Agora temos que acelerar o ritmo para fazer o trabalho preventivo que a SMS sempre faz nesta época”, explicou, salientando que a SMS montará, a exemplo do ano passado, uma unidade de atendimento do Samu no local da festa do Carnaval popular.
CAMPANHA NACIONAL - O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (25) que até o carnaval vai distribuir 84 milhões de camisinhas por todo o Brasil. Segundo o governo, em 2010 foram distribuídos 58 milhões de preservativos. O anúncio foi feito durante o lançamento da campanha contra a Aids, “Sem Camisinha Não Dá”, que aconteceu na quadra da escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro, na Zona Norte do Rio.
“Esse ano o foco da campanha é alertar as meninas. Nossos dados mostram que na faixa etária de 13 a 19 anos, o número de casos de Aids é maior entre mulheres. Por isso, as meninas devem pedir que o parceiro use camisinha. Mulher que pede para usar camisinha é mulher inteligente”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
De acordo com o ministro, na faixa etária dos 13 aos 19 anos, são registrados oito casos de meninos infectados pela doença para cada dez meninas também infectadas. Nas demais faixas etárias o número de casos é maior entre homens.
“Além da campanha antes e durante o carnaval, estamos preparando uma ação para depois das festas. Serão montadas tendas e centros de testagem para que as pessoas façam o teste do HIV”, acrescentou o ministro que após o discurso fez o teste que detecta a doença. 

Nenhum comentário: