Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Classe artística tangaraense se reúne hoje para escolher delegados para Conselho Estadual de Cultura

O Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso, nos termos da Lei nº 6.602/1994 e da Lei nº 9.078/2008, convoca a classe artística tangaraense para participar de uma reunião na tarde de hoje, às 14h, no anfiteatro do Centro Cultural.
A reunião, de acordo com a produtora artística do município, Joeli Siqueira Milhorança, tem o objetivo de escolher os delegados que participarão do processo eleitoral visando à eleição dos representantes da classe artística de Mato Grosso para o biênio abril/2011 a abril/2013 do Conselho Estadual de Cultura.
Para o biênio passado, Tangará conseguiu eleger apenas uma suplente para o Conselho, Kátia Auxiliadora do grupo de artesãos Mandala Viva. Já em 2007/2009, a representante da região foi a própria Joeli Milhorança, que pretende se candidatar neste pleito a uma das sete vagas do Conselho. “Temos que ter um representante da região para conseguir as verbas necessárias para pôr em prática nossos projetos”, afirmou Milhorança.
Os integrantes da classe artística interessados em participar do processo eleitoral tem até o dia 10 de janeiro para se inscrever. Entende-se por integrante da classe artística, para os fins de participação no processo eleitoral, o produtor cultural, pessoa física com comprovada atuação cultural. Além de preencher o Requerimento de Cadastro, os interessados precisam apresentar necessariamente a seguinte documentação: cópia do RG, cópia do CPF; currículo detalhado de atividades como produtor cultural ou dirigente de entidade cultural, acompanhado de comprovação (para os fins de participação no processo eleitoral, a comprovação do currículo artístico cultural deverá ser feita através de clippings, reportagens, revistas, jornais, publicações, folders, cartazes, fotos, vídeos) e comprovante de residência e domicílio em Mato Grosso há no mínimo 24 meses e outro comprovante referente ao endereço atual.
O Requerimento de Cadastro deverá ser preenchido, em formulário próprio, conforme modelo constante no site da SEC-MT (http://www.cultura.mt.gov.br/), e entregue em 02 (duas) vias, numeradas sequencialmente e devidamente rubricadas, juntamente com os outros documentos relacionados no Regimento Eleitoral.
De acordo com o Regimento Eleitoral/Resolução n° 038/2010, serão eleitos sete membros titulares e sete membros suplentes representantes da classe artística de Mato Grosso para o biênio abril/2011 a abril/2013.
TANGARÁ – A diretora do Departamento de Cultura da Semec, Luciene Ferreira, falou da importância da participação dos artistas tangaraenses, hoje aproximadamente 500, como representantes da região enquanto delegados e, posteriormente, no Conselho Estadual de Cultura, se eleitos. A cada 10 mil habitantes é escolhido um delegado. De Tangará, serão oito. “A Seduc avalia os currículos e as documentações dos candidatos e manda a lista dos aprovados para as secretarias municipais. Durante o período de assembleias, os delegados são eleitos. Eles serão os representantes dos municípios e regiões que vão votar nos membros que formarão o Conselho Estadual de Cultura, que é quem aprova os projetos culturais e destina as verbas”, explica Ferreira.
Uma das consequências de Tangará da Serra não ter um representante no Conselho, é que no ano passado nenhum projeto tangaraense foi aprovado, em detrimento a outros municípios até menores e com menor expressão cultural do que Tangará. O tradicional Tanfest foi um desses projetos vetados pelo Conselho que, de acordo com a diretora,  justificou como ´não tinha relevância cultural para o  município´.
As eleições para a formação do Conselho acontecem no dia 19 de março, em Cuiabá, e prometem ser tumultuadas, já que há a formação de um chapa para compor o Conselho e muitos artistas pedem para que a Seduc modifique o método, fazendo as eleições por candidato e não por chapa, distribuindo melhor por todas as regiões do estado, os novos conselheiros. 

Nenhum comentário: