Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

terça-feira, 29 de março de 2011

Não vale a pena ver de novo: Aparelho de Mamografia da Unidade Mista de Saúde mais um vez esta parado

O aparelho esta parado desde o dia 25 de fevereiro, pois esta descalibrado

Fabíola Tormes / Redação DS

Todo início de ano é assim em Tangará da Serra. A novela 'Aparelho de Mamografia quebrado' volta a ser exibida, mas que não vale a pena ver de novo, pois os únicos que sofrem com esse desrespeito é a população tangaraense.
E como não poderia ser diferente, neste ano, desde fevereiro, o aparelho de mamografia da Unidade Mista de Saúde (UMS) esta parado, esperando conserto. 
Segundo a administradora da UMS, Alessandra Marques, o aparelho esta parado desde o dia 25 de fevereiro, pois esta descalibrado. “Poderíamos continuar com os exames, mais a técnica, preocupada com as pacientes, para não machucá-las, suspendeu os atendimentos até fazer a manutenção”, explicou a administradora, ressaltando que já foi solicitado o conserto e que até o final desta semana estará resolvido.
Devido a essa paralisação, cerca de 210 pacientes estão na fila de espera pelo exame. Para resolver o problema, assim que o único aparelho estiver funcionando, a Secretaria Municipal de Saúde realizará um mutirão para realização dos exames. “Acreditamos que em duas semanas conseguiremos eliminar as filas”, comenta Marques, destacando porém, que os exames de urgências estão feitos na rede particular. Atualmente, cerca de 240 exames de mamografia são realizados por mês na rede pública de saúde.
MESMO PROBLEMA – No ano passado, em fevereiro, o município passou pelo mesmo problema. O aparelho ficou parado por mais de 20 dias. Porém, em dezembro de 2008, os exames deixaram de ser feitos na UMS devido a um problema no aparelho, que ficou quebrado por quase três meses. Na ocasião, o secretário municipal de saúde afirmou que os exames não estariam sendo realizados devido a reformas que aconteciam no local, sendo que desta forma houve a necessidade de utilizar a sala de mamografia. Contudo após publicada a matéria, o vereador Celso Ferreira alegou que havia sido procurado por outras mulheres que relataram o problema. Ele disse ainda que se deslocou até a UMS e constatou que o aparelho estava quebrado e que os casos mais graves sendo encaminhados para um hospital particular. O problema era o mesmo: Uma peça teria se quebrado e a mesma teve que ser encaminhada para capital – uma novela que insisti em se repetir. 
Vale destacar que mais uma vez o vereador Celso Ferreira (DEM), depois de ser procurado por pacientes, apresentou um requerimento solicitando a necessidade (urgência) do conserto do aparelho (mamógrafo) de realizar os exames de mamografia da Unidade Mista de Saúde. 

Nenhum comentário: