Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Super Lua: 'Lua Cheia Gigante' brilha em várias cidades do mundo somente a cada 18 anos

Mais próxima da Terra, a Lua apareceu gigante por todo o planeta e impressionou quem estava admirando o céu na noite do sábado anterior

Redação DS/O DIA

O céu do último sábado, dia 19, foi marcado pela aparição de uma Lua Cheia um pouco diferente. Depois de 18 anos, o satélite se encontrava no ponto mais próximo à Terra (cerca de 356 mil km da linha do Equador), o que deu a impressão de que ela estivesse maior e mais visível. Este evento, chamado de perigeu, aconteceu há poucos dias e deixou muita gente impressionada com a aparição da 'Super-Lua'.
Preparadas para a aparição, pessoas em cidades de todo o mundo registraram o evento. Em Tangará da Serra, poucos perceberam a parição majestosa de uma 'Super Lua Cheia', pois as nuvens encobriam o céu; mesmo assim, ela rompia as nuvens e clareava a imensidão negra da noite.
Este fenômeno é bem mais raro do que a famosa Lua Azul, que acontece uma vez a cada dois anos e meio. "A última Lua Cheia tão grande e tão perto da Terra ocorreu em março de 1993", disse Geoff Chester, do Observatório Naval dos EUA, em Washington.
Segundo o pesquisador, no perigeu a Lua fica cerca de 50 mil km mais perto da Terra do que quando está no ponto mais distante de sua órbita, também conhecido como apogeu. "Luas perigeu são cerca de 30% mais brilhantes e podem parecer 14% maiores do que as Luas que ocorrem no lado do apogeu da órbita lunar," diz o site da Nasa.
Mesmo que se tivesse a sensação de poder tocar o satélite, a Lua do sábado ainda esteve a uma distância saudável - cerca de 356,577 km de distância.
A influência do satélite natural pôde ser sentido essencialmente nas marés, no entanto, os efeitos sobre a Terra são menores, e de acordo com estudos mais detalhados, a combinação da Lua estar em sua maior aproximação da Terra em sua configuração "lua cheia", não deve afetar o equilíbrio interno da energia do planeta.
LUAS - A Lua (do latim Luna) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.405 km do nosso planeta. Segundo a última contagem, mais de 150 luas povoam o sistema solar: Netuno é cercado por 13 delas; Saturno tem 60; Júpiter possui 63. A Lua terráquea não é a maior de todo o Sistema Solar - Ganimedes, uma das luas de Júpiter, é a maior [1] - mas nossa Lua continua sendo a maior proporcionalmente em relação ao seu planeta. Com mais de 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 de sua gravidade, é o único corpo celeste visitado por seres humanos e onde a NASA pretende implantar bases permanentes.
A NOSSA -  É a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra, em seguida vem o Sol, com uma participação menor. Pode-se dizer do efeito de maré aqui na Terra como sendo a tendência de os oceanos acompanharem o movimento orbital da Lua, sendo que esse efeito causa um atrito com o fundo dos oceanos, atrasando o movimento de rotação da Terra cerca de 0,002 s por século, e, como consequência, a Lua se afasta de nosso planeta em média 3 cm por ano.
O CONTRÁRIO – Como tivemos o perigeu da Lua na semana passada, fenômeno que acontece a cada 18 anos, no próximo dia 02 de abril teremos o fenômeno contrário, o apogeu da Lua, onde o satélite alcançará a máxima distância da Terra, algo em torno de 400 mil Km de distância.
Outro fenômeno lunar ainda neste semestre, será o eclipse total da Lua, onde o satélite passa pela sombra da Terra. Ele acontece exatamente às 20h13 (hora de Brasília), do dia 15 de junho.

Nenhum comentário: