Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

segunda-feira, 28 de março de 2011

POLÍCIA

CASO ALLAN KARDEC ( foto JULGAMENTO ALAN KARDEC 24032011 (1))No julgamento que ocorreu durante todo o dia de quinta-feira, onde Allan Kardec Rodrigues Sanches, 48, foi condenado a 15 anos de prisão pela morte de Renata Lorena Belfiori, ocorrida há 22 e cinco meses, por várias vezes o réu disse que, por orientação de seus advogados de defesa, havia ficado foragido pelos últimos 13 anos. Gostaríamos de ressaltar, que os advogados citados, são os antigos defensores do réu, e não fazem parte do grupo de advogados que o defendeu neste julgamento. Ao contrário, o grupo atual de defensores de Allan, pensa ser falta de ética qualquer orientação deste tipo a qualquer cliente, esperando pela prescrição do crime. Inclusive, o próprio réu diz ter mudado de advogados por querer “resolver logo essa questão e não aguentar mais ficar no impasse”, como foragido.
MOTOTAXISTAO mototaxista Valdir Oliveira da Silva, de 32 anos, foi executado esta quinta, no começo da tarde, com cinco tiros de revólver em frente à empresa de mototáxi em que ele trabalhava, que fica na praça Áurea Brás, no bairro Cristo Rei, em Várzea Grande. Testemunhas disseram que dois ocupantes de uma motocicleta se aproximaram e o que estava na garupa descarregou o revólver.
ACERTO DE CONTAS
Dois tiros acertaram a cabeça, dois, a região lombar, e um, o braço. Valdir morreu sentado na cadeira que fica na frente da empresa para que os mototaxistas aguardem a chegada de clientes. Para policiais da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), o assassinato seria um acerto de contas.
TRÁFICOOs homens da polícia rodoviária federal apreenderam agora pouco 400 gramas de pedra a base de cocaína. A droga foi encontrada  dentro da bolsa de uma mulher que seguia de carona com um caminhoneiro sentido nortão. O caminhão Mercedes , modelo baú, de cor branca,  com placa de Uberaba-MG, foi interceptado  no Km 845 da BR-163, próximo a entrada da cidade de Cláudia. O motorista havia dado carona para a mulher que não conhecia.  Ao ser abordada, a acusada ficou nervosa e, ao revistar a bolsa, os agentes encontraram a droga.
MANAUSA Justiça do Amazonas decretou na tarde desta quinta-feira (24) as prisões preventivas de seis soldados e um cabo acusados de envolvimento na agressão com tiros à queima-roupa contra um adolescente de 14 anos. As prisões foram solicitadas pela Corregedoria do Sistema de Segurança Pública. Seis policias já estavam detidos administrativamente, desde a quinta, em uma unidade militar em Manaus, mas podiam ser soltos em 48 horas. Um deles é considerado foragido.

Está em estado grave o bombeiro que tentou salvar trabalhador em beneficiadora de arroz

O sd. CBM Valmir foi transferido para Cuiabá no final da tarde de ontem

LUCIANA MENOLI/Redação

O soldado CBM Valmir foi transferido para Cuiabá, por meio de transporte aéreo, no final da tarde de ontem e  seu estado é considerado grave. Desacordado e respirando com ajuda de aparelhos, eles foi levado transportado em uma ambulância do hospital em que se encontrava na UTI até o aeroporto tangaraense, de onde seguiu para a capital.
O bombeiro passou mal na manhã de ontem, quando tentava resgatar trabalhadores de uma empresa de beneficiamento de grãos, localizada na MT-358, saída para Cuiabá. No momento em que desceu no fosso, que tem de 10 a 12 metros de profundidade, ele passou mal devido aos gases contidos no local, que atingiram os funciona´rios que foram fazer a limpeza do fosso. No fosso havia cerca de 80 cm de água. O bombeiro desmaiou e caiu de bruços, ficando cerca de cinco minutos submerso, até que um colega de farda, com equipamento apropriado o retirou do local, desacordado, segundo a Polícia Militar, que auxiliou no resgate às vítimas do acidente.
Valmir, tanto ingeriu quanto inalou muita água fermentada pela soja, que é beneficiada no local. Ele recebeu atendimento no local, foi reanimado e partiu para a UMS, de onde teve duas paradas cardíacas, sendo novamente reanimado e internado na UTI do hospital particular conveniado ao SUS em Tangará. Porém, informações da própria corporação dão conta que seu estado é grave e que a família achou por bem transferi-lo para Cuiabá.
O ACIDENTE – Por volta das 10h20 de ontem, os serviços de segurança e emergência de Tangará foram acionados para atender a um acidente na Fazenda Líder I, na Gleba Aurora, numa beneficiadora de cereais. Ivanilson Magalhães de Souza, 24, Jaciel Badin Silveira, 42, e Reinaldo Rodrigues de Souza, 32, teriam descido a um fosso (um elevador de soja), que estaria com muita água acumulada, para proceder à limpeza. Chegando na base do fosso, de mais de 10 metros de profundidade, os trabalhadores passaram mal ao inalar o gás formado pela fermentação do cereal em contato com a água. Ivanilson conseguiu sair, mas Jaciel e Reinaldo ficaram presos.
O Corpo de Bombeiros chegou rapidamente ao local e iniciou a operação de resgate, onde o sd. Valmir desceu e passou mal. Neste momento, chegou outra equipe do CBM e o cabo Silveni, com máscara e cilindro de oxigênio desceu, resgatando Valmir, primeiramente, pois era o que se encontrava em estado mais grave.
Jaciel, debatendo-se pelo nervosismo e já fora de si, acabou arrancando a máscara de Silveni, que também ficou tonto, porém , conseguiu proceder ao resgate de Jaciel e de Reinaldo, o último a ser retirado. Por ter inalado os gases, o cabo bombeiro também recebeu atendimento médico. Todos receberam os socorros iniciais e depois foram encaminhados para a UMS e encontram-se fora de perigo. Corre risco ainda, infelizmente, somente o sd Valmir, que no cumprimento de seu dever (de salvar vidas) também se transformou numa vítima deste acidente.

Acidentes de trânsito: Falta de atenção dos motoristas e de sinalização forma as causas dos sinistros desses últimos dois dias

A moto da vítima ficou destruída no acidente na Tancredo Neves, ontem

LUCIANA MENOLI/Redação

 
Buracos pelas ruas tornam o trânsito complicado e arriscado; falta de sinalização também. Foi isso que comprovou um acidente ocorrido na manhã da quinta-feira com um dos secretários municipais. Segundo a PM, onde deveria existir 'também' uma placa de 'Proibido retornar', existe apenas a de “'Proibido virar à esquerda' e uma do outro lado da rua, no canteiro da Avenida Tancredo Neves, indicando a obrigatoriedade de seguir em frente ou virar à direita.
Essa confusa sinalização, que é responsabilidade da prefeitura tangaraense através da Sinfra e Superintendência de Trânsito, foi o que provocou o acidente com uma secretária municipal, que vinha pela Antonio Hortolani e seguiu em frente, cruzando a Tancredo, no mesmo momento que uma jovem de motocicleta fazia o retorno, proibido naquele local.
Se este acidente foi por falta de sinalização, o ocorrido na tarde de ontem, por volta das 15h, foi total imprudência de um dos condutores. Segundo testemunhas do comércio do entorno, um Gol prata, placas NJQ 8093 de Tangará de Serra, subia a Tancredo Neves, em alta velocidade, quando o condutor decidiu virar à direita na Júlio Martinez Benevides (11), sem parar no espaço do canteiro para esperar os veículos que estavam na preferencial da avenida. Neste momento, vinha um motociclista, que bateu fortemente no pneu traseiro do Gol. A moto, uma Yamaha YS 250 preta, de placa NJE 4346 também de Tangará, com a violência da pancada, ficou de 'rodas para o ar' e o motociclista foi jogado violentamente ao chão, sendo atendido imediatamente pelo Corpo de Bombeiros. A moto teve sua frente totalmente destruída (roda, guidão, marcadores) e o seu condutor foi conduzido à UMS consciente, porém, imobilizado.
O único acidente desses dois últimos dias que não se deve à falha humana, e sim mecânica, foi o tombamento de uma carreta Scânia no anel viário, nas proximidades da rotatória do acesso ao Alto da Boa Vista. Ela teve poucas avarias, apesar de estar carregada de soja, e seu motorista nada sofreu.

MPE quer aumento dos efetivos da Polícia Civil e da PM

"Onda" de violência leva instituição a exigir providências do governo; uma delas é designar mais um delegado

Mídia News/MPE

Por meio da Promotoria de Justiça de Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), o Ministério Público Estadual notificou o diretor-geral da Polícia Civil, Paulo Rubens Vilela, no sentido de que seja ampliado o efetivo do município, bem como sejam estruturadas e transferidas instalações da Delegacia Municipal de Polícia para um imóvel maior.
A recomendação do MPE também visa a assegurar a designação de mais um delegado, quatro escrivães e 16 investigadores para a cidade. Hoje, Chapada conta com apenas um delegado, João Bosco Ribeiro Barros.
Segundo o promotor de Justiça, César Danilo Ribeiro de Novais, medida semelhante também será adotada no que se refere à Polícia Militar. “O objetivo é assegurar a prestação de serviço eficiente por parte dos órgãos da segurança pública, para que haja o contínuo e ininterrupto atendimento à população 24 horas por dia e sete dias por semana. Pretendemos, também, garantir a conclusão, com qualidade, dos inquéritos policiais no tempo em que manda a legislação”, afirmou o promotor.
Além de apresentar os argumentos jurídicos que justificam a intervenção do Ministério Público, César Danilo de Novais também anexou à notificação cópias de boletins de ocorrências e termos de declaração que demonstram a fragilidade da Segurança Pública em Chapada dos Guimarães.
Na maioria dos casos apresentados, as vítimas ficaram sem atendimento, justamente em função da falta de estrutura e de efetivo na delegacia do Município.
“Chapada dos Guimarães é uma cidade turística, com características peculiares, exigindo, pois, atenção especial por parte das instituições públicas”, destacou o promotor de Justiça.
Segundo ele, a delegacia do município atende também às cidades de Nova Brasilândia e Planalto da Serra, além de várias comunidades distantes.
Na notificação, o MPE fixou o prazo de 45 dias para que a Polícia Civil adote as medidas recomendadas. “Em caso de não acatamento da notificação, serão adotadas as medidas legais necessárias, a fim de assegurar a sua implementação”, afirmou o promotor. Ele não descartou uma ação civil pública e de improbidade administrativa.
Sindicato deve entrar com ação para fechar delegacias; polícia é contra
Só Notícias
O presidente do Sindicato dos Investigadores da Policia Civil de Mato Grosso (Siagespoc), Cledison Gonçalves, está pedindo o fechamento de delegacias com menos de cinco investigadores no Estado. De acordo com a entidade, há várias unidades localizadas principalmente no interior que não tem as mínimas condições de funcionamento.
De acordo com relatório produzido pela entidade, das 104 delegacias existentes em Mato Grosso, 56 tem efetivo inferior a cinco investigadores, número mínimo considerado para que as unidades tenham condições de atender as demandas da população. Além de que 52 não possuem delegados e outras quatorze mantém as portas abertas com apenas um investigador fazendo todas as funções.
Este é o caso, por exemplo, da unidade em Porto dos Gaúchos (cerca de 130 km de Sinop). Apenas um funcionário é responsável por todos os trâmites dentro da delegacia como efetuar prisões, investigar os casos, finalizar inquéritos, assuntos que precisariam de uma equipe maior, além da presença de um delegado. Ainda segundo o sindicato, nem mesmo uma viatura este investigador tem para trabalhar.
Para o Siagespoc, o principal problema é a falta de efetivo. O quadro de policiais da Polícia Judiciária Civil (PJC) tem caído com o passar dos anos. Em 2003, o governo afirmou ter 300 delegados, 330 escrivães e 2.492 investigadores. Já de acordo com a PJC, atualmente, há 200 delegados, 390 escrivães e 1.768 investigadores. A redução de 24% é explicada pelo grande número de profissionais que se aposenta, se afasta por problemas de saúde ou morrem.
Procurada por Só Notícias, a assessoria informou que o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Paulo Rubens Vilela, explicou que a diretoria é contra o fechamento de delegacias e que o pedido do Sindicato dos Investigadores e Agentes Prisionais de Mato Grosso (Siagespoc) não será acatado.
"A medida vai contra os interesses da população, já que mesmo com poucos servidores, os cidadãos ainda dispõem do serviço policial. Vilela salienta que a diretoria nunca negou a carência no efetivo e as dificuldades que os profissionais encontram devido às longas distâncias dentro do Estado, mas entende que fechar as delegacias não é a melhor saída. Mesmo porque as delegacias de polícia são criadas por lei e obedecem a critérios tanto de abertura quanto do fechamento", aponta a nota.
Além disso, a assessoria aponta que o efetivo da Polícia Judiciária Civil deve ser reposto gradativamente até 2014, ano em que Cuiabá será sede da Copa 2014. "A Polícia Civil já solicitou ao governo que faça o chamamento dos aprovados no último concurso para que sejam empossados e comecem a Academia de Polícia. Já o concurso de delegado está sendo retomado. Do último concurso, além dos aprovados dentro das 60 vagas abertas para investigador e 140 para escrivão, a diretoria pediu que sejam empossados todos os classificados no concurso público, totalizando 360 novos policiais", destaca.

Nenhum comentário: