Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

segunda-feira, 28 de março de 2011

Tangará vai receber mais uma Vara do Trabalho

Câmara dos Deputados aprova 5 varas trabalhistas para MT

LUCIANA MENOLI/Redação DS

Até o final deste ano, Tangará poderá contar com mais uma Vara Trabalhista. Hoje, Tangará já conta com um fórum Trabalhista, localizado no Jardim das Nações Unidas, ao lado do Sindicato dos Empregados no Comércio em Geral de Tangará da Serra. Com projeto aprovado na Câmara Federal, se passar no Senado, Tangará terá este serviço ampliado.
A Vara do Trabalho de Tangará da Serra, da 23ª Região, atende atualmente aos cidadãos dos municípios Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Campos de Júlio, Denise, Nova Olímpia, Porto Estrela e Sapezal, além, logicamente, de Tangará da Serra.
Criada em junho de 1992 e instalada no município em maio de 1993, somente em 1º de setembro de 2000 teve sua sede própria inaugurada. Além de Tangará da Serra, outros quatro municípios mato-grossenses devem receber varas trabalhistas.
O projeto foi aprovado nesta quinta (24) no plenário da Câmara dos Deputados. O projeto 5.549/2009, oriundo da bancada mato-grossense na Câmara Federal, cujo relator é o deputado Valtenir Ferreira (PSB-MT), cria cinco novas varas trabalhistas no Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-MT) e serão instaladas nas cidades de Campo Novo do Parecis, Juara, Sinop, Tangará da Serra e Várzea Grande. Agora, a proposta segue para o Senado.
Na avaliação do deputado federal Valtenir Pereira, a decisão do parlamento agilizará o atendimento da justiça em uma área de muita demanda dos cidadãos. “As pessoas de Campo Novo do Parecis andam mais de 200 Km para ir a Tangará da Serra. Os de Juara também andam mais de 200 km para ir a Sinop e acessarem a justiça trabalhista”, descreve. “A ampliação da vara de Sinop dá mais qualidade no atendimento para a população. Significa uma Justiça mais rápida”. 
A proposta foi relatada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pelo parlamentar. Há dez dias Valtenir anunciou o acordo de líderes para ser votado nesta quinta-feira.
Na semana passada, o deputado e o prefeito interino de Várzea Grande, João Madureira, definiram, com a presença do vice-presidente do TRT-MT, Tarcísio Valente, a definição da área de 3,5 mil metros quadrados atrás da Câmara do município para construção do fórum trabalhista da cidade.
Segundo a Agência Câmara de Notícias, para “viabilizar o funcionamento das novas varas, a proposta prevê a criação de 62 cargos efetivos, a serem preenchidos por concurso: 30 de analistas (nível superior) e 32 de técnicos (nível médio), além de 41 funções e 5 cargos comissionadas”
O deputado federal Valtenir diz que há emenda de bancada dele e dos senadores Jaime Campos e Gilberto Goellner, de R$ 20 milhões no orçamento deste ano, para construir fóruns trabalhistas em Tangará da Serra, Várzea Grande, Juara e Campo Novo do Parecis. (Com Assessoria)

Nenhum comentário: