Dionatha José da Silva e Shirlei da Silva Nascimento mais uma vez vão representar Tangará da Serra no Festival Nacional Nossa Arte, que está na sua oitava edição. O Festival acontece de 8 a 12 de novembro, em Bento Gonçalves (RS, onde se apresentam representantes das APAEs de todo o país. Os canarinhos tangaraenses vão cantar a música 'Planeta Água', de Guilherme Arantes. Eles foram selecionados no gênero 'música' depois da etapa estadual do festival, que aconteceu em julho.
Como objetivos do evento estão citados junto às normas, incluir e integrar através da arte e promover a socialização dos portadores de necessidades especiais. E, é essa inclusão que esperam todos que participam das APAEs brasileiras, que contribuem em espécie para o desenvolvimento e inclusão dos especiais, anteriormente, marginalizados pela sociedade. Essa inclusão e desmistificação de preconceitos é uma das grandes vitórias de entidades com a APAE.
Além de música, a APAE tangaraense ainda concorre nos gêneros artesanato, arte literária e artes visuais. Acompanhando Dionatha e Shirlei, vão as professoras Célia Pereira de Oliveira, coordenadora de Artes das APAES de Mato Grosso, e Aparecida Glória Pacheco, como professora acompanhante.
Para o VIII Festival Nacional Nossa Arte, o estado ainda leva o folclore e o teatro de Lucas do Rio Verde e a dança de Sorriso, além do grupo de Pontes e Lacerda. Ao todo são 39 pessoas componentes da delegação de Mato Grosso. “Esse festival nacional acontece a cada três anos. Antigamente, era a cada dois, mais foi modificado. Em 2005, foi em Palmas (TO), quando levamos nossos maravilhosos cantores que ficaram muito bem colocados. Agora, esperamos que eles mostram todo o potencial que têm e consigam, mais uma vez, encher Tangará de orgulho”, ressaltou Célia.
A delegação retorna no dia 14 para Tangará, depois de cerca de uma semana em que estarão cercados de arte por todos os lados; uma das mais belas formas de inclusão.
LUCIANA MENOLI
Nenhum comentário:
Postar um comentário