Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Febre aftosa: Vacinação começa na próxima semana

A maior campanha brasileira de vacinação contra a febre aftosa, começa no dia 1° de novembro e segue até o dia 30. Neste período, devem ser vacinadas mais de 27 milhões de cabeça de gado só em Mato Grosso. Os rebanhos, de mamando a caducando, de todo o Brasil devem ser vacinados. A vacinação é obrigatória no período estabelecido pelo calendário oficial e o seu cumprimento é fundamental na prevenção da doença.
Mato Grosso é um estado livre da aftosa com vacinação. No Brasil, exitem diversas realidades, sendo que o estado mais adiantado nesta prevenção é Santa Catarina, cujo rebanho está livre da doença sem vacinação.
Durante o ano, são feitas duas campanhas de vacinação, uma em maio, para rebanhos de 0 a 2 anos,e outra em novembro, envolvendo todas as faixas etárias. Sendo que o período de vacinação inclui apenas o mês de novembro. Depois deste prazo, o pecuarista pode sofrer as sansões legais, que no caso é a multa de 2,25 UPFs por cabeça de gado não vacinado, valendo para os rebanhos bovino e bubalino.
De acordo com Rosana Vianna Scapini, veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária (Indea) em Tangará da Serra, as vacinas já estão à disposição nos locais de comercialização desde o dia 25. Somente as notas serão emitidas após o dia 1° de novembro. “O governo decidiu antecipar um pouco devido à grande quantidade de feriados no mês de novembro e, também, por causa das chuvas, que estão aí e enxarcam os currais, dificultando a aplicação da vacina”, explicou a veterinária.
Segundo Scapini ainda, 99% do rebanho foi vacinado na última campanha. O Indea é o órgão de defesa sanitária do estado e também o local onde os produtores devem declarar seus rebanhos.
BRUCELOSE – Outra preocupação do Indea diz respeito à brucelose, doença contagiosa a humanos. Enquanto a febre aftosa tem 99% do rebanho vacinado, a brucelose conta com a vacinação de apenas 70% do rebanho de fêmeas. “As bezerras devem ser vacinadas dos três aos oito meses e o produtor não pode esquecer de marcar o 'V0' do lado esquerdo da cara da bezerra. Temos dois períodos de vacinação de brucelose, um de janeiro a junho e outro de julho a dezembro. Ou seja, o produtor pode vacinar seu rebanho durante todo o ano. Ele precisa se conscientizar das consequências desta doença e tornar MT livre, também, da brucelose”, destacou Rosana V. Scapini, lembrando que é importante o produtor estar atento aos prazos de vacinação de seu rebanho.

LUCIANA MENOLI

Nenhum comentário: