Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Município e Promotoria: Reunião monta comissão para elaborar estratégias de enfrentamento à dengue

Hoje, a partir das 17h, na sede da Promotoria de Justiça de Tangará da Serra, vários setores da sociedade organizada do município, como clubes de serviço, autoridades políticas e judiciárias e órgãos de imprensa, reúnem-se para formar um Comitê Gestor de Combate à Dengue no município. A iniciativa, feita conjuntamento entre o Escritório Regional de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e Promotoria de Justiça, visa implementar ações de combate à proliferação do mosquito, levando-se em conta que Tangará está numa zona endêmica.
A iniciativa faz parte das prerrogativas discutidas no dia 19 de outubro, onde o Ministério Público Estadual promoveu o dia “D” contra dengue em todo o estado, quando os promotores de Justiça reuniram-se com gestores municipais e representantes de diversos setores da sociedade para diagnosticar o problema. Esse dia foi dedicado a assegurar um acompanhamento eficaz das medidas adotadas pelo poder público no combate e prevenção à dengue. Em Tangará, o encontro aconteceu na sede da Promotoria.
Conforme dados da Superintendência de Vigilância em Saúde de Mato Grosso, em 2010 houve um acréscimo de 9,2% dos casos de dengue notificados de janeiro a setembro, se comparado ao mesmo período no ano passado. Este ano, até meados de outubro, haviam sido registrados 50 óbitos provocados pela dengue e mais de 42 mil casos em todo o estado.
Segundo a diretora da Escritório Regional de Saúde, Edna Aparecida Girotto, Tangará da Serra, Sapezal e Campo Novo do Parecis são municípios com grande risco de epidemia neste período chuvoso e providências devem ser tomadas imediatamente para controlar a dengue em nossa região. “Sapezal teve casos de focos nos bueiros da cidade, bem como Campo Novo. O Escritório está tomando providências para toda a região. Em Tangará, no ano passado teve uma grande epidemia e, este ano, se providências não forem tomadas imediatamente, teremos outra, pois o mosquito está se reproduzindo em todas as épocas. Ele mudou seus hábitos e, ainda, temos o risco da entrada do sorotipo IV em Mato Grosso, que é mais virulento. Se a dengue hemorrágica já preocupava pela alta incidência de óbitos, os sintomas do tipo IV são amis severos e podem levar ao óbito mais rapidamente”, alerta Girotto.
O Ministério da Saúde já instituiu o dia 19 de novembro como sendo do Dia D de Combate à Dengue, portanto em todo o país, os municípios seguem um cronograma de ações, que em Tangará será discutido dentro da formação do Comitê no final da tarde de hoje. O secretário municipal de Saúde, Júnior Schleicher, estendeu o convite àqueles que pensam que podem colaborar de uma forma pragmática no combate à doença. “Queremos a participação de órgãos oficiais, clubes de serviço, associações comunitárias, imprensa. Todos que puderem dar sugestões e colaborar com ações eficazes na luta contra essa doença”, ressaltou.
De acordo com dados repassados pela Secretaria Municipal de Saúde, até o momento foram notificados 544 casos da doença no município. No mês de janeiro haviam 142 casos. No mês de fevereiro, 127. Em março, foram 189 notificações. Em abril, a Saúde registrou 25 casos; em maio, 25; junho, 13; julho, um caso; agosto, quatro casos; e, setembro teve oito casos notificados. Nenhum deles de dengue na sua forma hemorrágica, porme no ano passado, 15 casos foram confirmados, inclusive com algumas mortes.
As autoridades alertam, principalmente, para o cuidado que o cidadão deve ter com sua casa, com seu terreno e com terrenos baldios. A dengue é um problema social, ambiental e de saúde pública e seu combate deve ser estruturado em todas as instâncias, contudo o cuidado com a limpeza no quintal de cada um deve partir do cidadão. Essa ação vai, com certeza, interferir grandemente no aumento e diminuição dos casos de dengue no município.
LUCIANA MENOLI

Nenhum comentário: