Vejam as notícias mais quentes de Tangará e Região com Luciana Menoli!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

DS: 14 anos fazendo parte da história de Tangará da Serra

As história do Diário da Serra e do empresário Mano Reski se confundem: esta é uma conclusão óbvia ao final desses 14 anos de criação do jornal, que se transformou num símbolo tangaraense. Reski começou no rádio, no Paraná, e nunca escondeu sua paixão pelo Grêmio e pelo futebol, atuando como repórter esportivo.
Em 1985, resolveu abraçar outros sonhos, novas terras; veio para Mato Grosso com a família: a esposa Silvana e os filhos Diego e Fabíola. Depois, vieram Ramires e Bárbara, moto-grossenses. Depois do rádio, tevê... E a bagagem foi aumentando. Enquanto a família e a experiência cresciam em solo pantaneiro, o sonho do jornalismo criava raízes, até que, em 1996, exatamente aos 11 dias de novembro, nasceu o Diário da Serra. Tímido, em formato ofício, criou asas, sendo o primeiro jornal mato-grossense on-line.
Entre todas as experiências que teve ao longo dos seus mais de 25 anos de atuação na imprensa, Mano Reski destaca a diferenciação do jornal em relação às emissoras de rádio e televisão. Para o fundador do DS, o rádio e a televisão possuem mais agilidade. “Já o jornal é mais preciso, mais detalhista, mais marcante, já que a notícia impressa não é volátil por ser um registro mais perene. O profissional de jornal é obrigado a compreender mais a fundo a notícia”, observa.
Alicerçado sobre valores como credibilidade, ética, independência editorial, profissionalismo e valorização da pessoa, o Diário cresceu e, nesses 14 anos, tanto contou como fez parte da história cotidiana do tangaraense.
Hoje, o SBT exibe uma reportagem especial sobre esse aniversário, mostrando cada passo da montagem desse grande documento cotidiano que é o DS. O repórteres Rosemberg Alves e Frank Ramos exploraram as entranhas do jornal, partindo de sua redação, o coração do jornal, até sua diagramação e montagem final, na gráfica; onde a notícia se torna palpável. Uma homenagem ao espírito empreendedor de Reski.
A visão de futuro do jornal, que sempre foi estar consolidado como principal veículo de comunicação de Tangará e região, hoje é presente, realidade. O DS está em 13 municípios da região, contando com Tangará, que hoje é cidade-polo, em sua versão impressa e pode ser acessado em todo o mundo na versão on-line, mantendo sempre os padrões sobre os quais foi criado, com o espírito do verdadeiro jornalismo, renovado a cada dia, a cada nascer do Sol. “Temos um compromisso extremamente nobre, que é informar a população. Por isso, não abrimos mão da seriedade e imparcialidade ”, conclui seu mentor.

LUCIANA MENOLI

Nenhum comentário: