Em Tangará da Serra, o Rotaract completou 20 anos no final de setembro, tendo presidentes de gestões passadas e dois governadores distritais, Clóvis Batista e Nildo Queiroz, como convidados de honra.
Criado em setembro de 1990, o Rotaract Club de Tangará da Serra, teve como seu primeiro presidente Henrique Gasparotto. Depois dele, mais 21 passaram pelo cargo, sempre com o mesmo intuito desenvolver trabalhos tendo como referência e objetivo a comunidade. Na gestão 2010/2011, o presidente é Eleandro Marcos Rodrigues, que teve como principal empreendimento de seu mandato o Festival do Frango, evento que angaria recursos para que o Rotaract possa desenvolver projetos comunitários, como Dia das Crianças, onde eles promovem diversas atividades nas comunidades tangaraenses, como Progresso e Joaquim do Boche, que já receberam o projeto e, São jorge, que receberá este ano, ou o 'Sobre o Mato' que, há três anos, faz o reflorestamento de áreas degradadas e campanhas contra as queimadas e em prol à preservação das nascentes. Este último, indicado em 2009 como o melhor projeto da categoria na Conferência Nacional de Rotaracts (CONARC), em São Paulo.
O Rotaract de Tangará faz parte do distrito 4440, que engloba Mato Grosso, onde hoje tem 25 Rotaracts. “Todos os trabalhos executados por nós não têm custos e são fomentados pelo próprio clube, que desenvolve projetos de captação financeira, como o Festival do Frango ou o do Refrigerante, por exemplo”, explica Eleandro, que avisa que o Festival do Frango de 2011, será na última semana de abril.
Na solenidade que comemorou os 20 anos do Rotaract, foram empossados sete novos companheiros que já estavam participando há algum tempo de reuniões do clube. Hoje 33 rotaractianos em Tangará. “Procuramos o Rotaract como uma forma de podermos ajudar a comunidade, aumentar o ciclo de amigos e, dentro do clube, descobrimos uma segunda família, com pessoas que lhe ajudam, que estão sempre ao seu lado. Isso com certeza fez toda a diferença na minha vida e vai fazer na dos novos companheiros”, destaca o presidente.
Depoimentos dos presidentes, apresentação dos novos companheiros, atrações culturais e um delicioso jantar comemoraram o 20° aniversário do jovem clube de jovens Rotaract Club de Tangará da Serra, com emoção, leveza, respeito e a certeza da continuidade dos magníficos trabalhos sociais que vêm fazendo município afora. Foram momentos de lembranças e emoções. A força da juventude faz renascer as obras comunitárias dentro da família rotária a cada ano que se passa.
SOBRE O ROTARACT – É uma organização internacional de jovens com idade entre 18 e 30 anos, que promove a prestação de serviços à comunidade, desenvolvendo liderança e a melhoria do bem-estar da comunidade. Atualmente, o Rotaract Club soma 7.628 clubes, distribuídos em 162 países, somando cerca de 198 mil sócios.
Surgido da expressão Rotary in Action, foi criado em 1968, nos EUA, pelo Rotary Internacional, com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos por outro projeto, também direcionado às novas gerações, chamado Interact (jovens de 12 a 17 anos e 11 meses).
O Rotaract Club se tornou um dos maiores programas de desenvolvimento de lideranças jovens no mundo. Muito animado, formado por pessoas interessadas e ocupadas, o Rotaract realiza todas as suas ações balanceando trabalho com muita amizade e divertimento. No Brasil, atualmente, são 8 mil rotaractianos, organizados em 610 núcleos espalhados por todo o território. “Só perdemos em número de associados para a Índia e somos um grande exemplo de globalização, respeitando a identidade cultural de cada comunidade bem como suas necessidades”, finaliza Eleandro Marcos.
LUCIANA MENOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário